sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Na Piratininga, Francisco lamenta iniciativa de vereadores favoráveis à usina


De acordo com ele, parlamentares não respeitaram a existência de dois conselhos

Em entrevista à rádio Piratininga, o presidente da Conselho Municipal de Meio Ambiente e Patrimônio Histórico, Francisco de Assis Nogueira Rodrigues, lamentou a nova investida dos vereadores favoráveis à construção de mais uma usina no Rio Paranapanema. A matéria foi veiculada na edição de ontem, 29, do jornal Rotativa no Ar.

Conselheiro afirma que preservação do Parque do
Dourado é necessária para garantir oportunidade
de lazer à população
(FOTO: Expresso Piraju)
Indignado com os projetos que foram apresentados na sessão dessa semana da Câmara Municipal, Francisco disse que o conselho não foi procurado para avaliar as matérias. Uma das proposituras objetiva alterar a lei que dispõe sobre a criação do Parque do Dourado. “É lamentável. De repente há uma correria para aprovar uma coisa que a população é radicalmente contra. Será que precisa de mais uma usina aqui no município? Nós não fomos comunicados”, diz. De acordo com o presidente, o conselho do Parque Municipal do Dourado também não foi consultado.

Ele afirmou que o projeto apresentado pela empresa ECBrasil, que insiste em convencer o município a derrubar as leis que protegem o Rio Paranapanema, irá alagar o parque. De acordo com o presidente, o local é uma das poucas áreas de lazer existentes em Piraju. 

2 comentários:

Luiz de Almeida disse...

A Distribuidora de Energia para Piraju e Região é a CPFL que compra, via contrato, viabilizado pela ANEEL das Usinas instaladas na jusante da Ponte (barragem) que liga a Av. Dr. Simão com a Rua 13 de Maio. A geração dessas usinas atende toda a demanda requerida pela Concessionária CPLF, que faz a transmissão dessa energia gerada para outras localidades da sua área de Concessão. Então, pergunta-se: Essa ECBrasil vai vender para qual concessionária a energia gerada aqui? Com certeza irá para atender outras Concessionárias ou algum grupo industrial distante daqui. Vai geral emprego? Sim, para a construção. De Piraju os que terão oportunidade de trabalhar na construção são os cidadãos para serviços gerais e pesados. Os qualificados virão de fora. Piraju não tem pessoal qualificado. Basta verificar o que a CPFL fez com os pirajuenses que trabalhavam na transmissão e distribuição da época da Cia. Sta Cruz... Todos foram despedidos. Os poucos que estão ainda trabalhando, no edifício da praça Arruda, acho que não são mais que 20, também irão embora. E pirajuenses creio que não são nem 10. Nas usinas existentes a jusante da Ponte (Barragem) acima referida, trabalham pouquímas pessoas como oportadores, técnicos e ajudantes. Todas as Usinas são automatizadas e as subestações também, sendo que estas não precisam mais de operadores. Então, essa balela de emprego é totalmente descartada. Agora, vai haver troca do que? O que um lago pode oferecer ao município? O nosso pessoal da canoagem podem dar um adeus e procurar outro rio para treinamento. O que essa ECBrasil tem planejado em termos de venda de energia gerada não foi divulgado. Alem disso, qual será o valor do ICM para o município? Se pelas usinas existentes Piraju já recebe uma merreca, imaginem agora uma usininha chinfrim = moedas? Gostaria de saber o motivo da obstinação desses 6 vereadores em oferecer facilidade para a ECBrasil? Eu não, todos os pirajuenses estão querendo saber isso. Qual o motivo de tanto interesse? Até agora ninguém se abilitou a dizer isso. Misterioso, não? Aproveito para cravar aqui os parabéns para o Chico de Assis e ao Diogo.

Anônimo disse...

Deu já pra entender que Barragens: UHEs e PCHs são MERCADORIA para o Poder Economico, para Grupos Financeiros e Empreteiras... possuir mais PCHs ou UHEs para ter um lugar mais em destaque no Mercado Nacional e Internacional.. para eles são peças... Nenhuma etica, nenhuma sensibilidade com MEIO AMBIENTE, com as COMUNIDADES LOCAIS, Nenhum orgulho "Brasileiro" para valorizar o PATRIMONIO Historico, Arqueologico, Esportivo ou de LAZER ou Religioso. Empreiteras Gauchas assaltando o pouco que permeneceu livre dos nossos rios. Rio Pardo e Paranapanema objetos de cubiça do Setor Energia... muito dinheiro disponivel para as Empreiteras, muito dinheiro para corromper e sustentar uma politica suja !
Merece um elogio o POVO que luta pra salvar a propria terra, os Rios, os Direitos Humanos . O que deveria fazer o GOVERNO BRASILEIRO está fazendo o Povo de Piraju, de Santa Cruz do Rio PArdo e da região: Defender e valorizar o PATRIMONIO COMUM ! Outra coisa hoje é a EC BRASIL e a Hidrotermica .. amanhã elas podem vender para outros grupos econômicos... ISTO é: a Comunidade local perde para sempre um bem precioso que é dela.. Novas tecnologia avançando no mundo e o Brasil parado a planejar mais e mais BARRAGENS=LAGOAS DE MORTE ! Porque será ? 16+6 PCHs no Rio Ivai-Piquiri (PR), 120 no Pantanal (Patrimonio MUNDIAL)... Teles Pires (destruindo Aldeia que se opõe a autorizar as barragens ?). 5 Semana Social Brasileira justamente pergunta: ESTADO para que e para quem ?