quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Prefeitura solicitará estudo antes de aprovar projeto de reforma da cadeia


Conhecida como EIV, a avaliação traduzirá os impactos da obra no entorno do prédio

A Delegacia Seccional de Avaré pretende reformar o prédio onde fica a Cadeia Pública de Piraju. Orçado em mais de R$ 1 milhão, o projeto foi apresentado recentemente a um grupo de cidadãos preocupados com o futuro do local. Os moradores alegam que a cadeia poderá gerar os mesmos transtornos do passado.

O projeto foi elaborado pela arquiteta Carol Miranda
FOTO: Expresso Piraju
Essa é a opinião do professor Rafael Drummond. “A minha preocupação maior é com a superlotação dos Centros de Detenção Provisória”, diz.

Embora os responsáveis pelo projeto tenham garantido de que as celas abrigarão presos transitórios, representantes de diversas entidades acreditam que a falta de vagas nas unidades prisionais poderá comprometer as declarações do delegado Jorge Cardoso de Oliveira, que responde pela Delegacia Seccional.

De acordo com Oliveira, o destino dos presos será o CDP de Cerqueira César, cujas obras estão em fase de conclusão. “O preso vai permanecer durante o período noturno. No dia seguinte, ele já vai para o CDP. Nos casos de finais de semana, no primeiro dia [útil] ele estaria sendo transferido”, relata.

Em contato com o diretor do Departamento de Engenharia (DEENG), Ricardo Cury, a reportagem do Expresso Piraju foi informada que a prefeitura municipal irá solicitar dos responsáveis um estudo para avaliar o impacto da reforma no entorno do prédio. “Antes da análise final do projeto, será solicitado esse estudo. Eu acho que é uma peça técnica importante”, conta.

A avaliação que será requerida pela administração é conhecida pela sigla EIV (Estudo Prévio de Impacto de Vizinhança), um dos instrumentos de política urbana previstos na Lei nº 10.257. O estudo leva em consideração diversos impactos, como econômico, social e urbanístico.

Nenhum comentário: