segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Vereadores favoráveis à usina sofrem mais uma baixa na Câmara Municipal

Após apelo da população, projetos que objetivavam facilitar a construção do empreendimento foram retirados

Os três projetos que intencionavam abrir caminho para a construção de mais uma usina hidrelétrica no Rio Paranapanema, em Piraju, foram retirados na sessão da última terça-feira, 4. De autoria do vereador Rubens Alves de Lima (PSB), as proposituras receberam parecer contrário da Comissão de Justiça e Redação (CJR), presidida pelo vereador José Eduardo Pozza (PTB). 

FOTO: José Carlos Garcia
Rubens não fez objeção ao parecer da CJR. Durante a apreciação do assunto, ele solicitou a retirada dos projetos. A decisão foi comemorada pelas pessoas que estavam acompanhando a sessão. Os cidadãos que estavam no auditório gritaram repetidamente “Arra, urru. O Panema é nosso.”.

A sessão que sacramentou a vitória dos ambientalistas foi bastante tumultuada. Dos cerca de 400 manifestantes que estavam na Câmara Municipal, apenas 100 puderam entrar. A restrição partiu do presidente da Casa, José Carlos Brandini (PSD), que levou em consideração os excessos registrados na sessão anterior (veja mais). Assim como na vez passada, a polícia militar foi chamada para reprimir eventuais abusos.

Em maio, uma situação semelhante foi registrada na Câmara Municipal. Na oportunidade, o projeto encabeçado por Brandini foi retirado da pauta após parecer contrário do então procurador jurídico José Silvestre. A matéria tinha o mesmo objetivo: atender os interesses da ECBrasil, empresa do Rio Grande do Sul que ainda pretende construir uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH) no Paranapanema.

APAGÃO

Uma sabotagem no sistema de iluminação deixou o prédio do Legislativo às escuras. De acordo com o que foi apurado, uma pessoa ainda não identificada retirou os fusíveis da caixa de energia. O apagão durou 40 minutos. No decorrer da semana, uma pessoa foi apontada como responsável pelo crime. Em entrevista à rádio Piratininga, Brandini afirmou que os fusíveis foram retirados por Danilo Caramaschi. “Os vizinhos daqui em frente à Câmara viram que era ele. Ele tirou os fusíveis e saiu correndo. É uma falta de respeito um caboclo até meio estudado fazer uma bagunça dessa”, diz.

A declaração repercutiu. Na mesma emissora, Caramaschi disse que irá procurar os meios legais para responsabilizar o presidente da Casa. Ele contou que estava fazendo um serviço de manutenção no Cinemax quando a energia foi desligada.

Indignado com o desfecho do caso, Brandini, declarado defensor do empreendimento, irá acionar judicialmente cerca de vinte pessoas que estavam na sessão. “[Na democracia] tem que ter os contra e os a favor, desde que seja uma democracia no silêncio. O que eles fizeram foi uma palhaçada.”

Nenhum comentário: