sexta-feira, 22 de março de 2013

Nhonhô Braga passará a funcionar em tempo integral

A mudança começará a valer a partir de 2014; conselho de classe já aprovou o modelo

A Escola Estadual Cel. Nhonhô Braga, uma das mais tradicionais do município de Piraju, foi selecionada para fazer parte do programa Escola de Tempo Integral. Desde a última semana do mês passado, a Secretaria da Educação de São Paulo consultou mais de 150 unidades estaduais pré-selecionadas para fazer parte do projeto.

A adesão – que é voluntária – foi submetida para apreciação dos conselhos escolares. Em Piraju, a adesão ao programa foi aprovada por maioria de votos pelos membros do conselho. Duas reuniões foram realizadas para tratar do assunto.

O novo modelo, válido para os anos finais do Ensino Fundamental e para todo o Ensino Médio, passará a valer a partir de 2014. Até lá, a escola passará por mudanças para atender as exigências do programa. Além de refeitório próprio, a unidade terá novos laboratórios e uma adequação na sala de leitura. Cada aluno terá um armário para guardar seus materiais.

De acordo com a diretora Marta Aparecida Fiore Araújo, responsável pela Cel. Nhonhô Braga, todos os profissionais que trabalharão no projeto passarão por qualificação. Para analisar a aplicabilidade do programa, a direção da unidade visitou uma escola de São José do Rio Preto que funciona em tempo integral.

Segundo informações, vários docentes que hoje trabalham na escola não demonstraram interesse em continuar na unidade a partir do ano que vem. A recusa se deve ao fato de que toda a preparação das aulas, formação continuada e correção das avaliações deverão ser feitas na própria escola. “Professores que têm uma outra atividade não poderão participar da programa. O programa pede que o professor fique junto com o aluno, de forma com que o aluno adquira uma autonomia para que ele, ao terminar o curso, tenha a autonomia tão sonhada por todos nós”, diz Marta. Outro ponto que causou recusa diz respeito à carga horária. “Se o professor fizer adesão, ele vai ganhar por 40 horas, e ele terá que cumprir 8 horas diárias”, afirma.

Confira logo abaixo as características do programa. Outras informações estão disponíveis no www.educacao.sp.gov.br.

Ensino integral: professores e alunos em regime integral, com proposta norteada por princípios universais de liberdade e de solidariedade, fornecendo ao jovem a formação necessária ao pleno desenvolvimento de suas potencialidades, para sua auto realização, preparação e exercício de uma cidadania consciente, preparação para o mundo do trabalho e prosseguimento de estudos em nível superior. No ensino médio a carga horária diária é de 9h30 e no fundamental será de 8h40. A jornada do professor dos professores, por sua vez, é de 40 horas semanais em regime de dedicação exclusiva.

Proposta Pedagógica: confere identidade própria à unidade escolar e contempla os princípios norteadores de sua ação, missão, valores, compromissos, objetivos e projetos e, norteia os planos de ensino, as atividades e programações didático-pedagógicas, planejadas pela escola e de conhecimento de toda a comunidade escolar, conferindo-lhe uma dinâmica inovadora na construção da relação educador-educando.

Educação para Valores: serão trabalhados valores ligados à liberdade, democracia e humanismo.

Protagonismo Juvenil: estímulo à participação em iniciativas próprias, clubes juvenis, que também possibilitem a identificação e admissão de novos valores e habilidades compatíveis com o bem comum que está em constante transformação.

Orientação de Estudos: para aprofundamento de estudos e intensificação de contatos culturais, integração e convivência tendo em vista a necessária orientação para o mundo do trabalho. E também apresentar e discutir com os alunos os esforços individuais e orientados para a promoção de aprendizagens significativas, sugerir reforços e recuperação, reforçar conceitos e recuperar deficiências de aprendizagem tendo em vista a continuidade de estudos no ensino superior.

Currículo diferenciado: para garantir uma formação capaz de aliar informações e conteúdos escolares aos valores e atitudes sociais que favoreçam a aquisição de habilidades e competências importantes para a vida pessoal e social, o que necessariamente irá envolver interdisciplinaridade, contextualização, por meio de conteúdos adequados e articulados nas diferentes áreas de conhecimento, oferecendo inclusive, por meio de disciplinas eletivas a possibilidade de atender os diferentes aspectos dos Projetos de Vida dos alunos.

Projetos de Vida: direciona a construção e aprofunda conhecimentos e orientações de modo a sustentar os objetivos e metas do aluno de modo a lhe oferecer ferramentas essenciais para a cidadania plena, que consolida a autonomia intelectual e a vivência social solidária e suas futuras escolhas.

Modelo de Gestão: a escola de Ensino Integral adota um modelo de organização e de gestão que integra todas as atividades de forma a possibilitar a participação da comunidade escolar, o acompanhamento e a avaliação de todo o processo educacional.

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