sexta-feira, 2 de maio de 2014

Feirantes se opõem a decreto assinado por Damato

Abaixo-assinado será protocolado na segunda-feira para que medida seja revogada

O prefeito de Piraju, Jair Damato (PMDB), assinou decreto prevendo a regulamentação da Feira da Lua, evento realizado todas às quartas-feiras na Praça Ataliba Leonel, Centro. A medida foi assinada no dia 28 de março.

No decreto nº 4.845/2009, que institui a feira, a venda de produtos está condicionada ao período das 16h às 22h. No mesmo ano, os Departamentos de Indústria e Comércio e de Trânsito e Fiscalização estabeleceram os horários de entrada e saída dos feirantes.

Mercuri mostra as folhas que integram o abaixo-assinado que será protocolado na semana que vem
FOTO: Expresso Piraju

Embora as informações não tenham sido discriminadas sob a forma de decreto, as regras foram apresentadas aos comerciantes, uma vez que a feira ainda estava sendo realizada em caráter experimental. As pastas fixaram o período das 15h às 16h30 para o ingresso dos vendedores. A saída foi determinada para às 22h.

Com o passar do tempo, a entrada dos feirantes foi sendo antecipada para não atrasar a montagem das barracas. A adequação fez com que a prefeitura adiantasse a interdição de algumas ruas usadas pelos vendedores. Atualmente, o fechamento ocorre a partir do meio-dia.

No dia 7 de março, o assunto foi trazido à tona numa reunião ocorrida na Câmara Municipal. A pedido do vereador Luciano Louzada (PMDB), o encontro contou com a presença de membros do Conselho de Trânsito e de Reynaldo Caramaschi, responsável pelo Setor de Trânsito e Fiscalização (SETRAF).

Em entrevista concedida à rádio Paranapanema nesta sexta-feira, 2, Caramaschi disse que, na reunião, os participantes concordaram com as mudanças. “Não havia motivo para o prefeito não acatar uma decisão do conselho e dos vereadores que seria de fechamento do local às 15h”, argumenta. Ainda segundo o responsável pelo SETRAF, o novo decreto será publicado nesse final de semana.

Procurado por feirantes, o advogado Cezar Guilherme Mercuri elaborou abaixo-assinado para que a administração revogue o decreto. O documento conta com cerca de 150 assinaturas. Uma delas é do diretor do Departamento Municipal de Saúde (DESAU), José Carlos Sahade. Segundo Mercuri, o abaixo-assinado será protocolado na próxima segunda-feira, 5, tanto na Câmara quanto na prefeitura.

De acordo com o vereador Serginho da Rádio (PMDB), uma reunião será realizada na segunda-feira, às 10h, para discutir o assunto. O encontro deve contar com a presença de alguns feirantes.

Nenhum comentário: