sexta-feira, 22 de agosto de 2014

‘Vamos salvar a vida primeiro e depois faz a ficha’, diz vereador Serginho da Rádio

Parlamentar critica exigência do pronto-socorro nos casos emergenciais

O vereador Serginho da Rádio (PMDB) colocou em xeque o atendimento prestado no pronto-socorro de Piraju. As declarações foram feitas na sessão dessa semana da Câmara Municipal.

Serginho da Rádio (FOTO: Expresso Piraju/ arquivo)
Motivado por um caso ocorrido na última sexta-feira, 15, quando um paciente chegou infartado no local, o parlamentar disse na tribuna da Casa de Leis que, em certas situações, o socorro deixa de ser oferecido com urgência por conta do preenchimento da ficha de atendimento. “Gente, tem que socorrer primeiro. Vamos salvar a vida primeiro e depois faz a ficha. Eu ainda vou procurar saber qual é o critério para fazer a ficha. É por isso que tem muita reclamação”, conta.

Ainda na tribuna, o vereador disse que, no caso do paciente infartado, o atendimento foi agilizado por um enfermeiro que considerou a situação do morador bastante delicada. “A vida da pessoa se perde por um segundo. Então, gente, tem que ser esperto. É assim que se trabalha, é assim que se faz.”   

Procurado para comentar as declarações do vereador, o responsável pelo pronto-socorro, Osvaldo Aloma, informou que desconhece o caso do paciente. “Se isso aconteceu, foi feita alguma coisa errada. Se alguém da família ou até mesmo o vereador entrar em contato com a gente, vamos elucidar, abrir um processo e ver o que foi feito de errado nesse caso”, explica.

“Quando o paciente chega com um quadro de urgência, ele já entra diretamente na sala de emergência, onde tem um respirador, desfibrilador e um monitor cardíaco. Isso é rotina. A família se encarrega de fazer a ficha”, afirma o responsável.

CLASSIFICAÇÃO

A partir do dia 1º de setembro, os pacientes que derem entrada no pronto-socorro passarão a ser classificados a partir de cores. Segundo informações, o atendimento será feito com base no quadro de risco de cada paciente. A avaliação ficará a cargo dos funcionários do PS, que já estão sendo treinados para fazer essa triagem. Aloma garantiu que, antes da implantação desse sistema, a população será avisada através da imprensa.

Nenhum comentário: