segunda-feira, 16 de março de 2015

Casos autóctones de dengue motivam aplicação de veneno em bairros da cidade

Produto será espalhado inicialmente na área onde as infecções foram registradas

417h21

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde de Piraju (CVS) recebeu hoje, 16, a confirmação de que o município conta agora com dois casos autóctones de dengue. Segundo informações, os moradores infectados – um homem de 62 e uma jovem de 23 anos – são atendidos pelo PSF Eldorado. Os dois contraíram a forma benigna da doença, mais conhecida como dengue clássica.

De acordo com Barbosa (foto), a CVS ainda aguarda a
análise de 12 casos suspeitos; as infecções importadas
somam apenas duas (FOTO: Expresso Piraju)
De acordo com a responsável CVS, Sônia Nicolosi Barbosa, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) já foi acionado para promover o bloqueio e a nebulização da área onde os casos foram registrados, situada nas imediações do Centro de Exposições Pref. Cláudio Dardes. A aplicação do veneno será supervisionada pela Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN).

Ainda segundo Barbosa, a nebulização será feita em outros pontos da cidade. A meta é diminuir a presença do mosquito aedes aegypti. Ciente de que o veneno elimina apenas o mosquito adulto, a coordenadora espera que a população fique atenta a recipientes que possam acumular água. “É importante que cada morador elimine os focos. Precisamos trabalhar na prevenção, já que não existe vacina para a dengue”, alerta.

Entre os dias 23 desse mês e 1º de abril, a prefeitura realizará mutirão de limpeza em todos os bairros. A ideia é fazer com que os moradores descartem todo tipo de lixo, com exceção dos materiais oriundos de construção. O calendário de coleta ainda será anunciado pela administração.

PEÇA TEATRAL

No dia 25, uma peça teatral será encenada no coreto da Praça Ataliba Leonel. O evento está marcado para ocorrer durante a Feira da Lua. Prevista para começar às 19h, a atração terá como propósito difundir as informações sobre os perigos da dengue. De acordo com a administração, o enredo da peça conta com Chapeuzinho Vermelho, personagem clássico do universo infantil.

Nenhum comentário: