quinta-feira, 16 de abril de 2015

Vereadores alegam que indicações estão sendo desprestigiadas pela administração

Em resposta, porta-voz do Executivo diz que atendimento das proposituras só não está ocorrendo por falta de recursos

419h38

O regimento interno da Câmara Municipal de Piraju diz, no artigo 151, que a “indicação é a proposta que o vereador sugere medidas de interesse público às autoridades competentes”. Na maior parte dos casos, a indicação é elaborada a partir de reivindicações da população ou de alguma constatação feita pelo vereador.

Carlinhos Pneus (FOTO: Expresso Piraju)
Quando a indicação é apresentada e despachada pela Casa, o destinatário não tem obrigação de acolher o pedido. E é justamente nesse ponto que o presidente do Legislativo concentrou seu discurso na sessão ordinária dessa semana. Segundo Carlinhos Pneus (PT), mesmo sabendo que as indicações refletem os interesses da sociedade, o prefeito Jair César Damato (PMDB) não está prestigiando as sugestões da Câmara.

Na tribuna, o petista justificou a importância das proposituras. “Isso não é pra se promover e nem pra sair por aí dizendo eu fiz isso e deixei de fazer aquilo. Essas indicações nada mais são do que um recado da população que nos procura e pede”, diz. Carlinhos disse ainda que o parlamentar, quando solicitado por algum munícipe, pode ajudar a administração a resolver mais rapidamente os problemas.

Antes do discurso de Carlinhos, o vereador Luciano Louzada (PMDB) disse que a prefeitura poderia pensar na designação de uma pessoa “só para estar ouvindo as indicações”. Para ele, as sugestões apresentadas não devem ser tratadas com menosprezo. O peemedebista considera essencial que a prefeitura atenda pelo menos as indicações “mais graves”.

João Fernando José (FOTO: Expresso Piraju)
O porta-voz do Executivo na Casa afirmou que o prefeito não está alheio aos problemas do município. De acordo com João Fernando José (PMDB), a falta de verba impede a execução dos serviços solicitados. “Nós temos empenhados quase R$ 3,5 milhões de verbas do Estado da União que ainda não foram liberadas desde o ano passado. Espera-se a vinda desse dinheiro para poder fazer algumas obras”, argumenta.

Ainda segundo o vereador, os Departamentos de Saúde (DESAU) e de Ação Social (DESAU) estão recebendo atenção prioritária da gestão de Damato. Ele disse a prefeitura carece de um setor de comunicação para dar publicidade ao alto investimento que está sendo feito nessas duas áreas.

No detalhe, explicação do regimento interno da Câmara sobre o significado das indicações

Nenhum comentário: