quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Morador denuncia infestação de caramujo africano

Ele alega que os moluscos estão oferecendo sérios riscos à sua família

O motorista Vanderlei Aparecido Rodrigues, residente na Rua José Tertuliano Gonçalves, Vila Cantizani, procurou a imprensa para denunciar a presença de caramujo africano num terreno que faz divisa com sua casa.

Vanderlei acredita que o registro das denúncias poderia ser feito em outro local mais
acessível à população (FOTO: Expresso Piraju)

De acordo com ele, a falta de manutenção do terreno está contribuindo para a proliferação dos moluscos. Ainda segundo o morador, os animais costumam sair da propriedade sempre no período noturno. “Parece brincadeira, mas à noite eles passam por cima do muro”, relata.

Após entrar em contato com a Vigilância Sanitária, Vanderlei conversou via telefone com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Ele foi orientado a registrar a denúncia na sede do órgão. Por conta da distância e da falta de tempo para ir até o local, que fica próximo à entrada do aterro sanitário do município, Vanderlei deixou de comunicar a situação.

No detalhe, caramujo invade residência do motorista (FOTO: Expresso Piraju)

Por fim, o morador considera importante que a prefeitura descentralize o atendimento prestado pelo CCZ, de forma a beneficiar aquelas pessoas que não possuem meios de ir pessoalmente até a sede do órgão.

A reportagem do blog Expresso Piraju entrou em contato com o chefe do CCZ, Ricardo Nunes Fernandes. Ele informou que, pelo fato de o órgão não contar com uma equipe específica para esse tipo de situação, a repartição disponibiliza sal e cal para controle do caramujo.

Sobre a descentralização do atendimento, o responsável disse que o registro das ocorrências apenas na sede do CCZ segue as normas do Departamento de Saúde (DESAU).

SITUAÇÃO DO TERRENO

Em contato com o Departamento de Trânsito e Fiscalização (DETRAF), o blog foi informado que o proprietário do terreno que faz divisa com a casa do reclamante será notificado para que promova, sob pena de multa, a manutenção da área.

Um comentário:

Desmofando Morangos - Cauê Rigamonti disse...

A reportagem poderia trazer também quais são os males causados pelo molusco.