quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Morador assume manutenção de terreno abandonado

Prefeitura informa que já deu início à aplicação de multas

A pedido de moradores, a rádio Eduvale FM visitou ontem, 29, o Jardim das Figueiras para registrar o estado de abandono de diversos terrenos. Além de ter constatado a situação relatada pelos cidadãos, a emissora se deparou com casos que merecem atenção.

Ronivaldo mostra um dos terrenos que não conta com manutenção
(FOTO: Diego dos Reis/Expresso Piraju)

Um deles diz respeito ao administrador de fazenda Ronivaldo Mendes Martins, residente na Rua Antonio Caricol, uma das vias mais prejudicadas pelo problema. Indignado com a falta de manutenção de uma área localizada na frente de sua residência, o morador resolveu assumir a limpeza do terreno.

“Eu sei que não é obrigação minha. Se eu não fizer isso, aparecem cobras e escorpiões”, relata. Ele também alega que realiza o serviço para facilitar o trabalho dos funcionários da limpeza pública.

A rádio tomou conhecimento de outros problemas existentes no bairro, e que são decorrentes da irresponsabilidade dos proprietários dos lotes abandonados. De acordo com a dona de casa Shirley de Almeida Rodrigues, o bairro conta com alta incidência de caramujos africanos.

No terreno que fica ao lado da casa dela, e que também não recebe cuidados, os moluscos aparecem com frequência. “Eu morro de medo do meu filho, que tem 8 anos, pegar e adquirir uma doença”, diz.

Em várias partes da Rua Antonio Caricol é possível ver o mato sobre a calçada
(FOTO: Diego dos Reis/Expresso Piraju)

Em contato com o setor de fiscalização da prefeitura, a Eduvale FM foi informada que, há cerca de duas semanas, 60 notificações foram expedidas aos proprietários dos terrenos. Como o prazo já venceu e nenhuma providência foi tomada, a administração deu início à aplicação das multas.

A prefeitura avalia a possibilidade de assumir a limpeza dos terrenos – a exemplo do que já aconteceu em outras oportunidades – e acionar juridicamente os proprietários para que assumam as despesas pelo serviço. 

Nenhum comentário: