quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Em uníssono, população diz sim à Floresta Municipal das Corredeiras

Criação da unidade será agora submetida à apreciação dos vereadores

Cerca de 300 pessoas compareceram na consulta pública realizada nesta quarta-feira, 2, na Câmara Piraju. A reunião teve como propósito referendar a criação da Floresta Municipal das Corredeiras, novo nome que será dado ao Parque Municipal do Dourado.

O evento contou com a presença de autoridades, representantes de entidades, profissionais liberais e líderes religiosos, além da sociedade civil. Por conta do grande volume de pessoas no auditório, o plenário da Casa foi liberado para acomodar os cidadãos.

O engenheiro florestal Ricardo D’Ercole ficou encarregado de explanar sobre o assunto. Logo após, a palavra foi aberta ao público. Um dos inscritos para discursar foi o ex-vereador Luciano Louzada, que, ao longo do seu mandato, fez do meio ambiente sua principal bandeira no Legislativo.

A consulta foi encerrada com anuência absoluta do público em relação à nova unidade. A aprovação ocorreu sob a forma de um caloroso e prologado aplauso (confira o vídeo).

 
Agora, com a consulta pública realizada, a Câmara Municipal iniciará as discussões em torno do projeto que cria a FMC. Redigida pelo Executivo, a matéria já foi protocolada na Casa.

Assim que a lei for sancionada pelo prefeito José Maria Costa (PPS), o conselho gestor da unidade será constituído. Além disso, o município precisará elaborar o plano de manejo da floresta.

Segundo a presidente da ONG Teyquê-Pê, Adriana Garrote, a redefinição do parque permitirá a realização de atividades que, atualmente, não podem ser postas em prática, uma vez que o local possui regras restritivas por ser uma unidade de conservação de proteção integral. Com a mudança, o local passará a ser unidade de conservação de uso sustentável.

De acordo com o ministério do Meio Ambiente, esse tipo de unidade concilia a conservação da natureza com o uso sustentável dos recursos naturais, sempre respeitando a perenidade dos recursos naturais e os processos ecológicos.

APOIO

Conforme divulgado, a prefeitura disponibilizou um e-mail para a população registrar apoio à criação da unidade. De acordo com o diretor do Departamento Administrativo, Paulo Sara, 600 manifestações foram contabilizadas, todas favoráveis à floresta.

Nenhum comentário: