sexta-feira, 18 de maio de 2018

Serviço prestado por unidade do ESF é alvo de críticas

Usuária do posto toma diariamente três tipos de medicamentos de uso controlado

A dona de casa Vera Lúcia Mendes Martins, residente na Vila Bérgamo, procurou o Expresso Piraju para reclamar do atendimento prestado pelo ESF Cantizani.

Vera Lúcia Mendes Martins (FOTO: Diego dos Reis/Expresso Piraju)

Ela alega dificuldades para ter acesso às receitas médicas que são fornecidas pela unidade. Segundo a moradora, mesmo comunicando o posto com cinco dias de antecedência, as receitas são entregues dentro do prazo estabelecido pelo ESF.

Além disso, Vera diz que a unidade trabalha de forma desorganizada com relação ao prontuário dos pacientes. A dona de casa informou que, há cerca de dois meses, ficou 20 minutos no posto à espera do seu prontuário.

Por dia, Vera consome três tipos de medicamentos controlados. Ela sofre de artrite, artrose e, há 15 anos, enfrenta uma série de incômodos causados pela fibromialgia.

Confira a reclamação

 
O ESF Cantizani foi procurado para comentar o caso. De acordo com a unidade, as receitas devem ser solicitadas obrigatoriamente com cinco dias de antecedência para que, num prazo de até cinco dias úteis, sejam liberadas aos pacientes.

O posto mencionou que 70% de toda a população atendida pela unidade (4.658 pessoas) faz uso de medicamentos controlados.

Com relação aos prontuários, o ESF relatou que eventuais demoras sem devem à grande quantidade de documentos existentes na unidade.

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