terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Filhotes de gato são abandonados em caçamba de lixo

Animais foram adotados pelo próprio homem que os encontrou

Diego dos Reis

A APRAPI (Associação Protetora dos Animais de Piraju) registrou ontem, 21, um caso de abandono na Rodovia Raposo Tavares (SP-270), mais precisamente no acesso ao Bairro dos Pereiras.

A caçamba fica às margens da Raposo Tavares (FOTO: Diego dos Reis/Arquivo Expresso Piraju)

Segundo a entidade, um morador do local encontrou três filhotes de gato dentro de uma caçamba de lixo que fica logo na entrada do bairro.

Em contato com a associação, o homem foi orientado a ligar no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e solicitar o recolhimento dos animais. O morador, porém, sensibilizado com a situação, resolveu adotar todos os filhotes.

De acordo com a APRAPI, o responsável pelo abandono ainda é desconhecido. Mesmo assim, a entidade irá relatar o crime à Polícia Civil.  

Em menos de uma semana, esse é o segundo caso de abandono registrado pela APRAPI. Na vez anterior (clique aqui), dois filhotes de cachorro foram colocados num saco plástico e deixados numa lixeira localizada na região central da cidade. A entidade já denunciou o caso à polícia.


Animais receberam ração logo após o resgate (FOTO: Benedito Melo/arquivo pessoal)

Um comentário:

Walter disse...

O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.(art. 127, caput, da CF 1988).

O Ministério Público atuará na defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses e direitos sociais e individuais indisponíveis (art. 176 do CPC 2015).

Animais abandonados não podem ser caracterizados apenas como estes da matéria. Muitos donos de cachorros, por exemplo, os deixam soltos para que fiquem infestados de pulgas e doenças, além de defecar pelas ruas e passeios. Isso por acaso não é abandono de um animal?

Penso que o redator deste blog como membro que foi (não sei se ainda é) de uma sociedade que luta pela defesa dos animais deveria direcionar esforços com intuito de mobilizar o ministério público de Piraju, o qual, me parece, não cumpre seu papel constitucional adequadamente neste município.