sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Na Câmara, consumidores cobram solução imediata da Sabesp

Prefeito dá ultimato e ameaça romper contrato com a concessionária

Diego dos Reis

Representantes da Sabesp estiveram ontem, 24, na Câmara Municipal para prestar esclarecimentos sobre o valor alto das últimas contas de água em Piraju. A sabatina ocorreu a pedido dos vereadores.


Momento em que o superintendente da Sabesp de Itapetininga, Ivan Sobral de Oliveira, responde
consumidora sobre o aumento do valor da conta de água; concessionária procurou mostrar que
valor foi motivado pelas altas temperaturas, o que acabou favorecendo o consumo acima da média
(FOTO: Diego dos Reis/Expresso Piraju) 

Ao longo de três horas, a concessionária foi duramente questionada pelos consumidores. Vários clientes tiveram a oportunidade de apresentar situações que colocam sob forte suspeita a forma como o consumo foi medido nas residências.

O clima de impaciência na plateia obrigou a Sabesp a suspender a apresentação de slides que tinham sido preparados para a reunião. O vereador Érico José Tavares (PSC) chegou a abandonar o plenário, alegando que as informações inicialmente expostas pela Sabesp não tinham relação com o evento.


O caso mais chamativo foi apresentado por uma cliente da Vila Cantizani; valor chegou a mais de 
R$ 1,4 mil (FOTO: Diego dos Reis/EP)

Depois de muita discussão, o superintendente da concessionária, Ivan Sobral de Oliveira, garantiu que todos os casos serão avaliados pontualmente, a exemplo do que foi e está sendo feito em outras residências.

O representante não descartou a possibilidade de os mais de 1,5 mil hidrômetros que foram instalados recentemente na cidade estarem aferindo o consumo de forma equivocada. Na oportunidade, o prefeito José Maria Costa (PPS) apresentou um caso registrado no PROCON em que foi constatado que o hidrômetro estava com problemas.

A Sabesp também se dispôs a averiguar os casos em que as contas registraram aumento mesmo sem a troca do medidor.

A partir de hoje, uma unidade móvel da concessionária está atendendo os clientes que têm alguma queixa sobre o consumo. O veículo ficará na cidade até o dia 1º de fevereiro (programação abaixo).

Na reunião, o prefeito José Maria Costa (PPS) deu 30 dias para a Sabesp resolver todos os problemas apresentados pelos consumidores, sob pena de distrato do contrato com a concessionária. Válido por 30 anos, o contrato com a empresa foi assinado no dia 19 de outubro do ano passado.


O prefeito José Maria Costa cogitou romper o contrato com a Sabesp se os problemas não forem
resolvidos no período de um mês (FOTO: Diego dos Reis/EP)

A sabatina foi acompanhada de perto pelo promotor de justiça Filipe Viana de Santa Rosa, que essa semana recebeu denúncia formulada por um grupo de cidadãos. A representação conta com 1,5 assinaturas e 40 contas de água cujo valor extrapola a média de consumo.

Segundo o magistrado, possivelmente o Ministério Público irá pedir a aferição por amostragem dos novos hidrômetros. A medida, porém, depende das informações que serão prestadas pela concessionária a pedido da Justiça.

O promotor definiu o caso como “preocupante”, a começar pela situação dos consumidores que não têm como pagar as tarifas.


Promotor de justiça Filipe Viana de Santa Rosa estuda possibilidade de pedir a aferição
dos novos hidrômetros (FOTO: Diego dos Reis/EP) 

PROGRAMAÇÃO DA AGÊNCIA MÓVEL DA SABESP

25 de janeiro
8h às 18h
Praça João de Freitas Barreiro, Bairro Codespaulo

26 de janeiro
8h às 12h
Praça Ataliba Leonel, Centro

27 de janeiro
8h às 18h
Avenida Augusto Piacenza, Jardim Jurumirim

28 e 29 de janeiro
8h às 18h
Av. Dr. Simão, Vila Tibiriçá (próximo ao posto de combustíveis)

30 de janeiro e 1º de fevereiro
Praça Maria Hungria Buchler, Conjunto José Maria Arbex


Veículo que, a partir desta sexta-feira, está atendendo os clientes da Sabesp
(FOTO: Diego dos Reis/EP)

Nenhum comentário: