domingo, 24 de fevereiro de 2019

Ultimato dado pelo prefeito à Sabesp vence neste domingo

Dois dias antes do vencimento, concessionária apresenta relatório

Diego dos Reis

Em audiência ocorrida no dia 24 de janeiro na Câmara Municipal, o prefeito José Maria Costa (PPS) deu 30 dias para a Sabesp resolver o problema das contas de água que apresentaram valores muito acima da média de consumo logo após a troca dos hidrômetros.

No dia 24 de janeiro, a Câmara Municipal sediou audiência pública com representantes
da Sabesp; encontro contou com a presença do Ministério Público
(FOTO: Diego dos Reis/Arquivo Expresso)

A declaração foi feita diante de representantes da concessionária, que, a convite dos vereadores, foram até a Casa de Leis para fornecer explicações sobre o ocorrido.

Taxativo, o prefeito disse que se a Sabesp não apresentasse uma solução para o problema no período de um mês, o município iria rescindir o recém renovado contrato com a autarquia.

No dia seguinte, a autarquia destinou sua agência móvel para receber queixas dos consumidores em diversos pontos da cidade. O trabalho se estendeu até o dia 1º desse mês. As reclamações também foram acolhidas em outros canais oferecidos pela concessionária.

Na última sexta-feira, 22, o superintendente da Sabesp de Itapetininga, Ivan Sobral de Oliveira, entregou pessoalmente o relatório do atendimento ao prefeito José Maria Costa. Segundo o documento, 329 clientes foram atendidos.

“Todos os clientes que procuraram a Sabesp no período tiveram as contas suspensas da cobrança e foram objeto de análise individual, incluindo visita para exame predial nos imóveis”, informa o balanço.

Segundo a concessionária, pouco mais da metade (51%) dos consumidores não teve seus hidrômetros substituídos entre os meses de outubro e dezembro do ano passado.

De acordo com o relatório, 29 clientes (9%) apresentaram alteração de consumo. Outros 95 (29%) registraram consumo compatível com o histórico anterior. Um outro contingente de clientes (45 ao todo ou 14%) contabilizou consumo compatível com o número de moradores, que é de até 5,4 m³ de água por mês.

A Sabesp constatou “alta de consumo isolada” em 25 casos (7%). A situação, segundo a autarquia, foi normalizada no mês seguinte. Já outros 22 clientes (7%) estão com as contas sob análise. Nesse caso, o consumo continuará sendo monitorado.

Também aparecem no relatório situações em que 11 consumidores (3%) hospedaram visitas, 8 (2%) declararam ter enchido a piscina, 6 (2%) apresentaram hidrômetros avariados, 6 (2%) relataram ser “moradores novos com outros hábitos de consumo” e 2 (1%) tiveram o valor de suas contas prejudicado em função de “erros de leitura”.

De acordo com o diretor do Departamento Administrativo, Paulo Sara, a prefeitura irá analisar os dados apresentados pela Sabesp e depois se posicionará sobre a manutenção do contrato com a concessionária.

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