segunda-feira, 1 de abril de 2019

Pressão popular garante permanência do Projeto Guri

Governo volta a atrás e afirma que atividade não será afetada pelo corte de verbas

Diego dos Reis

A contenção de gastos que iria incidir sobre o Projeto Guri ficará na memória daqueles que foram às ruas para defender a permanência das centenas de polos espalhadas pelo Estado de São Paulo.

Alunos do polo de Piraju durante manifestação na Praça Benedito Silveira Camargo
(FOTO: Diego dos Reis/Arquivo Expresso Piraju)

Na tarde desta segunda-feira, 1º, o governador João Dória (PSDB) realizou coletiva para anunciar o descontingenciamento de mais de R$ 20,5 milhões para manutenção do projeto.

Até então, o Guri estava na mira de atividades mantidas pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa que seriam extintas por força do corte proposto inicialmente pelo governo. Na semana passada, metade dos funcionários chegou a receber aviso prévio.

Os últimos três dias foram decisivos para Dória rever a própria decisão. Uma avalanche de manifestações favoráveis ao Guri ocupou espaços públicos e ecoou nas redes sociais.

Em Piraju, um protesto mobilizou inúmeras pessoas na Praça Benedito Silveira Camargo (Brasilinha) na tarde de ontem, 31. O ato foi pacífico e marcado pelo depoimento de pessoas que já passaram e ainda estão inseridas no projeto. Ao final, em uníssono, todos gritaram “Fica Guri!”.

Alguns municípios, como Avaré e Botucatu, chegaram a declarar que estavam trabalhando com a possibilidade de municipalizar o projeto.

O contingenciamento da Cultura – e de outras áreas – foi definido após o governo projetar o déficit fiscal desse ano. O valor ultrapassou a casa dos R$ 10 bilhões.

Agora, a secretaria irá estudar ações alternativas, já que os reflexos do déficit não podem ser negligenciados. Uma das saídas é a sensibilização da iniciativa privada para que ajude no financiamento do Guri.

Nenhum comentário: