quarta-feira, 5 de junho de 2019

Ouvinte denuncia aposentados no quadro de funcionários da prefeitura

Administração diz que já tem conhecimento de sete casos

Um cidadão procurou a rádio Eduvale FM para apontar uma situação que conflita com o Estatuto dos Servidores Públicos Municipais de Piraju. Segundo ele, funcionários que já se aposentaram continuam trabalhando em diversos setores da prefeitura.

Prefeitura de Piraju (FOTO: Diego dos Reis/Arquivo Expresso Piraju)

O denunciante alega que o caso não é somente ilegal perante o estatuto, como injusto para com os aprovados no concurso público nº 01/2018. De acordo com o ouvinte, os classificados esperavam que a prefeitura fosse efetuar as nomeações de uma só vez, e não de forma gradativa como está sendo feita.

Ele acredita que, com a demissão dos aposentados, os gastos com folha de pagamento possam ser reduzidos, permitindo assim que o município possa admitir novos funcionários.

Vale destacar que, à luz do artigo 40 do estatuto, a exoneração é uma das sete situações que obrigatoriamente devem ensejar na vacância do cargo, isto é, na demissão do servidor.

Em entrevista concedida nesta quarta-feira, 5, à emissora, o diretor do Departamento Administrativo, Paulo Sara, disse que a prefeitura já tem conhecimento de sete aposentados que ainda atuam como servidores. Ele informou que os dados foram cedidos pelo INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social).

Sara relatou que, nos últimos anos, o instituto deixou de comunicar a prefeitura sobre funcionários que conquistam a aposentadoria, o que impossibilitou a identificação dos casos, com exceção das situações em que o próprio servidor comunica seu desligamento por conta própria.

O diretor disse que a administração recorrerá ao INSS para saber exatamente quantos funcionários devem ingressar na inatividade. Além disso, o titular da pasta adiantou que, daqui pra frente, procurará manter uma comunicação permanente com a Previdência para evitar novas ilegalidades.

Nenhum comentário: