quinta-feira, 1 de agosto de 2019

SBP divulga orientações sobre uso do pronto-socorro

Mais da metade dos casos poderia ser atendida nos postos de saúde, diz hospital

“Você sabia que o número exagerado de acompanhantes no PS causa a sensação de superlotação e aumenta o risco de contaminação?” Essa e outras oito perguntas compõem uma medida adotada pela Sociedade Beneficência de Piraju para coibir o uso desvirtuado do pronto-socorro.

FOTO: Diego dos Reis/Arquivo EP

Publicadas no site do hospital, as questões apresentam dados importantes sobre as reais atribuições da unidade de emergência. De acordo com a SBP, 60% dos casos que desaguam no PS poderiam ser atendidos nos postos de saúde.

Segundo o hospital, as demandas de urgência são prejudicadas por conta das situações que não se enquadram no atendimento prestado pelo pronto-socorro.

Outro ponto apresentado no questionário diz respeito a ida de pacientes até o local para solicitação de exames, atestados de saúde, troca de receitas e outros procedimentos. De acordo com a SBP, tal prática também depõe contra o atendimento.

As duas últimas perguntas ressaltam a importância da participação do usuário no sentido de colaborar com o bom uso do local, “buscando o serviço [isto é, o pronto-socorro] somente em casos de urgência ou emergência”, e que a propagação das informações contidas no questionário vem ao encontro das medidas para melhorar o atendimento.

O pacote de ações para conscientizar a população ainda conta com um panfleto que será distribuído à população. Confeccionado pela prefeitura, o material traz, de forma didática, as atribuições do PS e do Estratégia Saúde da Família.

Perguntas divulgadas pelo hospital para melhorar o uso da unidade
FONTE: Sociedade de Beneficência de Piraju

Um comentário:

Anônimo disse...

KKKKKKKK Você sabia que a culpa do nosso péssimo atendimento é sua...
Só falta essa na lista. Enquanto isso o "departamento de turismo" deve estar planejando mais eventos turísticos para que todos possam se embriagar. Brasil sil sil