segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Semanário noticia inelegibilidade do prefeito de Piraju

Caso versa sobre abuso de poder econômico nas eleições de 2016

O jornal Debate publicou, na sua última edição, que o prefeito de Piraju, José Maria Costa (DEM), está inelegível. De acordo com o semanário, o chefe do Executivo foi condenado por abuso de poder econômico nas eleições de 2016.

José Maria Costa
FOTO: Diego dos Reis/Arquivo Expresso Piraju

Segundo o jornal, Costa efetuou doação a si mesmo – na condição de pessoa física – acima do limite estipulado pela legislação eleitoral. A matéria afirma que, embora a decisão seja passível de recurso, “o caso é considerado praticamente encerrado”.

Ainda de acordo com o Debate, o prefeito foi condenado pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) e, na sequência, apresentou recurso ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O jornal informa que a defesa de Costa não conseguiu reverter a decisão.


Manchete afirma que prefeito está impedido de participar do processo eleitoral
IMAGEM: Debate/Reprodução

“A Justiça Eleitoral já expediu certidões sobre a inelegibilidade de José Maria Costa. Sem o prefeito na sucessão, o quadro eleitoral terá mudanças significativas”, finaliza a matéria.

Antes do Debate publicar a notícia, o Expresso Piraju procurou a assessoria de imprensa da prefeitura para saber se procediam os boatos a respeito da inelegibilidade de Costa. Em resposta, a assessoria informou que as informações não passavam de “uma tentativa desesperada da oposição para tentar confundir o eleitorado”.

Após a publicação da matéria, a reportagem voltou a procurar a assessoria. Até o fechamento dessa notícia, a assessoria não emitiu nenhuma manifestação sobre a publicação do Debate.

Nas redes sociais, o prefeito classificou a notícia como “facke news” (sic). O chefe do Executivo afirma que “forjaram um processo eleitoral de 2011 que não é de Piraju e não tem nada a ver com Piraju, nem comigo e colocaram meu nome”.

“Toda notícia vem do mesmo lugar de sempre que não tem credibilidade nem com uma criança de escola. Já disse e repito: vão pedir votos, pois desse jeito estão se afundando cada dia mais no descrédito do povo, utilizando suas próprias armas”, diz.


Postagem do prefeito divulgada logo após a matéria do Debate
FONTE: Facebook/Arquivo pessoal

Um comentário:

Sérgio Fleury Moraes disse...

Boa tarde. Sou o diretor do DEBATE de Santa Cruz do Rio Pardo e em nenhum momento publicamos fake news, como sugere o prefeito. Procurei o responsável pelo blog, mas não encontrei. Nossa matéria foi baseada no processo eleitoral que tramita sob sigilo e que, no TSE (última instância), o recurso do sr. José Maria Costa foi negado. São dois recursos, um Especial e outro Extraordinário, que foram analisados pelos ministros Rosa Weber e Luís Roberto Barroso. O DEBATE circula há 42 anos e, portanto, tem uma credibilidade atestada pelos milhares de leitores em toda a região. É um jornal que se compra na banca, mas não se vende para políticos.