sábado, 21 de março de 2020

Decreto estabelece fechamento do comércio por 15 dias

Prefeitura oferece canais para envio de denúncias

Por conta do avanço do coronavírus, o prefeito José Maria Costa (DEM) decretou o fechamento do comércio a partir da próxima segunda-feira, 23. Válida por 15 dias, a medida foi anunciada ontem e publicada no Diário Oficial Eletrônico.

Paço Municipal Pref. Francisco Rodrigues
FOTO: Diego dos Reis/Expresso Piraju

Segundo o decreto, o fechamento abrange todos os comércios varejistas, além de casas noturnas, boates, academias de ginástica, teatros, cinemas, casas de eventos, clubes, associações recreativas, playgrounds, salões de festas e piscinas.

Também estão inclusos nessa medida as agências bancárias (com exceção dos terminais de autoatendimento), bares, parques públicos, banheiros públicos e atrativos turísticos, como a Prainha e Pedrinha. O decreto determina ainda a suspensão do transporte circular e das feiras livres.

A medida adotada pela prefeitura e referendada pelo Comitê de Prevenção e Enfrentamento do Coronavírus permite o funcionamento dos estabelecimentos considerados essenciais ao atendimento das necessidades da população: postos de combustíveis, casas lotéricas, oficinas mecânicas, lojas de autopeças, supermercados, mercados, mercearias, padarias, confeitarias, açougues, lanchonetes, farmácias, hospitais, clínicas e laboratórios.

De acordo com a prefeitura, todos os estabelecimentos deverão funcionar com número reduzido de clientes no interior da loja; não permitir a venda de mercadorias em quantidade superior à normal; adotar medidas para evitar aglomeração e aproximação de clientes; e aplicar outras medidas já divulgadas pelos órgãos de saúde.

Restaurantes, trailers e similares podem atender o público no próprio estabelecimento, desde que façam a higienização constante do espaço e de todos os objetos. A prefeitura orienta que todos optem pelo serviço delivery.

A administração recomenda que as empresas adotem o escalonamento de funcionários, de forma a evitar aglomerações. O decreto alerta a população para que só saia de casa se houver necessidade.
A medida faculta ao cidadão o encaminhamento de denúncias caso o decreto não seja respeitado. Os canais são os seguintes: (14) 99878-4909 ou no link da “Ouvidoria Geral do Município” existente no site da prefeitura (www.estanciadepiraju.sp.gov.br).

De acordo com o último boletim do comitê, o município de Piraju permanece com apenas um caso suspeito de coronavírus. O paciente está em isolamento domiciliar e segue sendo monitorado.

Nenhum comentário: