sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

Assessor divulga seus planos à frente da Defesa Animal

Reformulação do protocolo de atendimento do CCZ é uma das ações

DIEGO DOS REIS

Em entrevista concedida na última terça-feira, 5, à rádio Mater Dei, o assessor do Departamento de Agricultura, Meio Ambiente e Defesa Animal, Willian Ribeiro, divulgou seus planos de trabalho após ter sido nomeado exclusivamente para cuidar da questão animal no município. 

Willian Ribeiro (à dir.) durante entrevista ao apresentador Anderson Moreira
FOTO: Mater Dei/Facebook

Ribeiro disse que estuda “reformular” o protocolo de atendimento do Centro de Controle de Zoonoses e ainda transferir parte das atribuições do órgão à Defesa Animal. Segundo ele, a medida é uma forma de desafogar o CCZ. 

Questionado sobre a relação da prefeitura com a Associação Protetora dos Animais de Piraju (APRAPI), o assessor garantiu que a administração irá se aproximar da entidade, bem como dos voluntários autônomos existentes no município. “Iremos fazer várias reuniões para que se filtre novas ideias. Esse era o meu intuito antes de receber o convite”, afirma. 

Sobre a presença expressiva de cachorros e gatos em situação de rua no município, Ribeiro disse que 90% dos animais têm dono. Ele disse que, no primeiro momento, irá questionar os donos sobre a situação. 

O assessor também defendeu a adoção de “sanções” contra os tutores por conta de problemas causados pelos animais, como acidentes de trânsito. Por lei, nenhum animal pode ficar solto no município. “Esse é um projeto que está em andamento e na hora certa as pessoas ficarão sabendo da totalidade desse projeto.” 

Ribeiro também anunciou que em breve haverá uma linha exclusiva para atendimento de demandas relacionadas a animais. “Nós teremos um canal direito para denúncia e recolhimento de animais enfermos ou atropelados”, diz. 

Ele relatou ainda que irá atuar de forma rígida em relação a animais de grande porte na zona urbana de Piraju. No ano passado, ocorrências envolvendo cavalos em situação de maus tratos foram recorrentes na cidade, sobretudo na região da Vila Bérgamo. 

Por fim, o assessor acredita que “a médio prazo” irá “sanar” os problemas que há muito tempo cercam a questão animal no município. 

A entrevista completa está disponível no link abaixo.

https://www.facebook.com/materdeifm/videos/3390526487724967

Um comentário:

Unknown disse...

Mesmo com dó Tem que pensar muito em pedir ajuda para um animal ferido nas ruas a parte difícil vem depois 👎🤔