sexta-feira, 28 de maio de 2021

Moradora agradece PM por socorro prestado à recém nascida

Militar que atendeu a bebê fez uso da manobra de Heimlich

DIEGO DOS REIS

A dona de casa Vanessa Moraes de Lara Oliveira, residente na zona rural, visitou hoje, 28, a base da Polícia Militar de Piraju para agradecer a equipe que salvou sua filha, Elisa Maria. No início da semana, a menina, que tinha apenas quatro dias de vida, engasgou com leite materno.

FOTO: Diego dos Reis

“Naquele dia eu amamentei, dei banho de sol e coloquei ela pra arrotar. Depois de uma meia-hora, eu deitei ela pra deitar e peguei o telefone pra tirar foto. Quando eu estava batendo as fotos, ela vomitou em jato pelo nariz e pela boca. Aí ela começou afogar. Eu fiz a manobra pra tentar desafogar. Fiz umas duas vezes e não consegui”, diz.

Ao ver que a bebê estava ficando roxa, Vanessa pegou o carro e, depois de percorrer cerca de três quilômetros, procurou ajuda na sede da 2ª Cia, que fica na Avenida São Sebastião.

Na base, a criança foi atendida pelo soldado Rubens. Imediatamente, o militar fez uso da manobra de Heimlich para desengasgar a bebê. Em menos de dois minutos, ele conseguiu reanimar a pequena Elisa.

“Tem que ter muita calma pra não machucar a criança, pra não ter nenhum tipo de lesão. Conseguimos desobstruir ali na hora. Ele começou a dar bons sinais. Depois nós conduzidos a bebê até o hospital”, explica.

Elisa foi atendida no pronto-socorro, onde ficou em observação até receber alta. A bebê passa bem.

O caso é inédito na carreira do policial Rubens. Até então, ele apenas conhecia a manobra de Heimlich na teoria. O militar não esconde sua satisfação com o sucesso da ocorrência. “É recompensador porque o que importa é a vida. Pra nós é uma gratificação imensa ver que ela conseguiu superar essa situação”, diz.

Nenhum comentário: