segunda-feira, 26 de março de 2012

Candidatos à reeleição recebem o maior número de votos no processo de escolha dos novos conselheiros tutelares

O pleito contou com a participação de eleitores dos quatro cantos do município

26/03/12 – 17h12


Jessé Nascimento Ferreira foi o último eleitor a participar
da escolha dos novos conselheiros
Os conselheiros tutelares Luiz Carlos Motta Rodrigues, o popular Sacadura, e ex-vereadora Tatiane Trova foram reconduzidos ao cargo. Eles disputaram a reeleição no processo eletivo realizado ontem, 25, nas dependências da Câmara Municipal. Juntos, eles obtiveram 774 votos. Rosana Pereira da Silva Montanher, que ficou suplente na disputa passada, também foi reeleita.

De acordo com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), mais de 2.400 eleitores participaram da eleição.

O processo seletivo, iniciado no final do ano passado, contou com poucos interessados, fato que motivou a organização a dilatar o prazo de inscrição. Mesmo assim, a procura foi pequena. No final de tudo, cumpridas todas as fases do processo, apenas 13 candidatos puderam disputar as cinco vagas do conselho. Cinco pessoas não foram consideradas aptas pela profissional que conduziu a entrevista psicológica.

Apuração: momento de apreensão, principalmente para
os candidatos que acompanharam a contagem
Segundo a presidente do CMDCA, Marisa Arbex, a campanha dos candidatos seguiu algumas determinações, como a proibição de panfletos com a imagem dos concorrentes. A internet foi poupada das regras. De acordo com Arbex, cada aspirante ao cargo recebeu 300 jornais com informações detalhadas a respeito da eleição.

A presença dos eleitores surpreendeu. Durante todo o dia, o fluxo de pessoas permaneceu praticamente o mesmo. Quem ficou responsável pela condução da eleição precisou racionar o fôlego para dar conta do recado. É interessante frisar que a oferta de transporte aos moradores da zona rural incentivou a participação popular.

Gabriel Junqueira, que atua provisoriamente como promotor público em Piraju, acompanhou todos os detalhes do processo eletivo. Ele foi essencial para deliberar a validade de algumas cédulas que apresentaram informações dúbias. Em um dos casos, o eleitor votou no atual conselheiro Manoel Francisco Morales, o Kiko. Detalhe: Manoel nem candidato era! Naturalmente, o voto foi desconsiderado.

Para o promotor Gabriel, o conselheiro
tutelar é preponderante para que as
leis estejam ao alcance dos menores
Questionada a respeito do uso de cédulas (algo obsoleto para um país onde o voto eletrônico é referência mundial), a presidente do CMDCA disse que a Justiça não liberou as urnas eletrônicas em função das eleições de outubro. A falta de um recurso mais eficiente para registrar os votos custou caro às pessoas que tiveram de contar e recontar cada uma das cédulas. Como era de se esperar, a contagem atraiu a atenção de muita gente. O plenário da Casa de Leis foi aberto ao público.

A posse dos novos conselheiros está marcado para o final desse mês. “A partir de agora, os titulares eleitores já podem, se houver interesse, acompanhar os conselheiros que ainda estão em exercício”, diz Arbex.

RESULTADO

Com 388 votos, Sacadura foi o candidato mais eleito. Logo atrás, com 386, Tatiane Trova. Para fechar o quadro de titulares, Diana Abejanedo Simões de Almeida ficou com 262 votos. Ana Jussara do Prado Souza e Rosana Pereira da Silva Montanher obtiveram 230 e 190 votos, respectivamente. Os quadro de suplentes ficou assim: Marisa Aparecida Sanches (178), José Cristiano Pereira (172), Luis Américo Soares (159), Albertino da Silva Júnior (155) e Maria Ridailda Veras da Natividade (149).

Andréia Paula dos Santos (74), Josiane Soldeira Rodrigues (47) e Ana Paula Pacheco Nogueira Camilo (4) ficaram de fora da próxima gestão do conselho.

Em entrevista ao blog Expresso Piraju, Sacadura destaca seus planos de trabalho. Confira a gravação.



De acordo com o promotor Gabriel Junqueira, a figura do conselheiro tutelar é imprescindível para a aplicação de leis que protegem o menor. Ele também foi entrevistado pelo blog. 

Nenhum comentário: