quarta-feira, 28 de março de 2012

Falta de espaço compromete mais uma vez a participação do público nos eventos do Departamento de Cultura

No sábado, muitas pessoas se esforçaram para acompanhar o projeto A Hora do Conto

28/03/12 – 11h00

Algumas se contentaram apenas com o som da encenação;
os mais hábeis ficaram 
Quem prestigia as ações do Departamento de Cultura (DECULT) sabe perfeitamente quais são as dificuldades enfrentadas pela pasta para fazer frente às necessidades do público. O interesse da população por eventos aumenta com o passar do tempo – isso é ponto passivo. Por outro lado, os espaços utilizados para abrigar as atrações continuam os mesmos. Pior para quem sai de suas casas com a intenção de pelo menos encontrar um mero assento.

No último sábado, 24, o projeto A Hora do Conto realizou sua primeira encenação do ano. O evento aconteceu no antigo prédio do INSS, localizado na Rua Washington Osório de Oliveira, Centro. Jovens que se dedicam ao teatro apresentaram a história O Fantástico Mistério de Feiurinha, de Pedro Bandeira. Para surpresa dos organizadores, a presença do público superou todas as expectativas.

O público infantil lotou as dependências do imóvel
Embora tenha sido idealizado para atender crianças, o projeto tem se mostrado atraente para os mais grandinhos. Prova disso é o número crescente de adultos nas atrações. A razão do sucesso pode ser entendida a partir da simplicidade da proposta: apesar de as peças serem encenadas por voluntários (todos amadores no ofício teatral), o que mais motiva a adesão do público é a oportunidade gratuita de conferir um trabalho sincero e espontâneo, realizado por uma geração de jovens preocupados com a educação dos mais novos. A receita é essa.

Para que iniciativas como essa continuem crescendo, não há como negligenciar a importância de espaços apropriados; ambientes mais confortáveis significam reconhecimento do trabalho dos artistas e valorização do público. Por tabela, o incentivo ao que já está sendo oferecido, como o projeto em questão, estimula o interesse daquele cidadão que está na sua casa prestes a sacrificar algumas horas do seu dia para atividades pouco enriquecedoras.

Segundo o diretor do DECULT, Paulo Vigu, a provável renovação do contrato de concessão do prédio utilizado pelo Cinemax, prevista para ocorrer logo em breve, deve levar em consideração as necessidades da pasta. “Daqui pra frente é necessário que façamos um estudo com os proprietários do cinema”, diz.

CENTRO DE CONVENÇÕES

No dia 16 de janeiro, o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) aprovou a construção de um centro de convenções na Av. São Sebastião, Vila Cantizani, com a verba desse ano do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (DADE). O projeto está orçado em R$ 2.169.298,85.

De acordo com o responsável pelo Departamento de Engenharia (DEENG), Ricardo Cury, o espaço deverá suprir as necessidades de diversas áreas. Segundo ele, o projeto está sendo analisado pelo DADE. “Estando o projeto de acordo, deverá ser feita a celebração do convênio”, diz. Cumprida essa formalidade, a prefeitura terá condições de licitar a obra. Pelo andar da carruagem, o centro de convenções será inaugurado pelo próximo prefeito.

Nenhum comentário: