sexta-feira, 16 de março de 2012

Pirajuenses participam de ato contra a precarização do ensino público

Estudantes exibiram cartazes com mensagens alusivas à forma como o setor está sendo administrado pelo governo

16/03/12 – 09h33

"Para aqueles que acham que a paralisação em prol de melhorias
para a Educação é besteira, ou não faz parte da 'aula', peço
encarecidamente um favor: abandonem o curso de licenciatura
e poupem a sociedade de professores mecanizados" - Nayara
Lago, estudante do curso de História
Quinta-feira, 15 de março de 2012. A data ficará registrada na história da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Não é de hoje que estudantes precisam ir às ruas da cidade de Jacarezinho para exigir mais atenção do governo às constantes necessidades das instituições de ensino. Mesmo sob forte chuva, acadêmicos de diversos cursos promoveram nesta data uma grande mobilização em defesa do ensino público.

A passeata – classificada como “violentamente pacífica” por um dos alunos – tomou conta das ruas que dão acesso ao Centro de Ciências Humanas e da Educação (CCHE) e à Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro.

Com trajes escuros em sinal de luto e cartazes repletos de frases incisivas contra a política educacional do governador Beto Richa (PSDB), os alunos enfrentaram a forte chuva para fazer valer a proposta da manifestação: pressionar as autoridades no sentido de que o setor receba uma maior fatia do orçamento. De 2010 pra cá, a Educação vem sendo penalizada por cortes financeiros cada vez mais críticos. Por tabela, professores e alunos acabam sendo os mais prejudicados.

E quem pensa que o ato contou apenas com a presença de acadêmicos paranaenses está redondamente enganado. É grande o contingente de alunos de municípios da nossa região que procuram no Estado vizinho uma opção mais conveniente para ter o tão cobiçado diploma. Apesar de todos os obstáculos, como as despesas com transporte e a distância, os estudantes sempre que podem e querem se dedicam a causas como essa. Afinal, nem todos possuem respaldo financeiro para custear uma faculdade.

No ato em questão, alguns pirajuenses deram a cara à tapa em nome das reivindicações que até o momento não foram respondidas pelo governo. A participação evidencia a consciência de que o interesse pelo ensino público de qualidade extrapola as fronteiras estaduais.

Segundo informações de professores da UENP, o governo deve propor algum acordo até terça-feira, 20.    

Nenhum comentário: