sexta-feira, 16 de março de 2012

Ação da polícia ambiental contra a pesca ilegal repercute na cidade

Opiniões contrárias e favoráveis inflamaram uma grande discussão no decorrer da semana

16/03/12 – 17h42

Trecho de corredeira do Paranapanema.
(FONTE: Internet)
Dito e feito. Conforme divulgado aqui no Expresso Piraju, a polícia ambiental deu início aos trabalhos de combate à pesca ilegal no município. O ponta-pé da operação aconteceu no trecho de corredeira do Rio Paranapanema, nas imediações do recinto da FECAPI, e no Parque Municipal do Dourado.

Segundo informações levantadas pelo blog, mais de dez pessoas foram conduzidas à delegacia por estarem pescando em local proibido. Elas foram multadas. Além disso, a polícia apreendeu seis quilos de peixe. Os envolvidos responderão em liberdade pelo crime ambiental. Se condenados, eles podem pegar de um a três anos de prisão.

De acordo com a lei federal 9.605/98, a pesca é proibida a 1.500 metros acima e abaixo da barragem. E mais: a lei prevê que a atividade só pode ser exercida a 200 metros após o término das corredeiras, mesmo nos casos em que a pesca é realizada com varas de bambu.

A operação realizada no Paranapanema repercutiu na imprensa. Na rádio Eduvale FM, pescadores se mostraram surpresos com a ação da polícia ambiental. Outros, como o taxista Sergio de Jesus Lopes, elogiaram o trabalho. “Eu acho uma ótima eles darem batidas nessas partes. Está acontecendo muito da gente pescar no Paranapanema e ver muitas pessoas armando rende em lugar que não é adequado”, conta.

Sergio desistiu de ser pescador profissional por conta de dificuldades financeiras. “São poucos os lugares que você pode armar rede para tirar o sustento.”

Confira um trecho da entrevista que ele concedeu à emissora. No decorrer da sua fala, o ouvinte faz uma denúncia.



O tenente Levi Acosta, da polícia militar, foi questionado pela rádio sobre como os pescadores reagiram à operação. Ele diz que as pessoas foram orientadas.



Vale dizer que o mesmo trabalho foi realizado na cidade de Fartura, onde a prática da pesca ilegal tem sido denunciada frequentemente.

2 comentários:

Anônimo disse...

Isso e um absurdo proibir a pesca em piraju...se aqui é uma cidade turistica...e o proprio nome da cidade vem de um peixe....de vez eles prender bandidos que ficam vendendo droga pra criancinhas como tem acontecido muito no teto 1 e 2 nao prende pessoas inocentes...mas na hora de construir a usina nimguem nem vai ligar pros peixes......estou muito triste com isso q esta acontecendo pois adoro pescar.....

Bruno disse...

Olha eu só fiquei sabendo disso hoje como que o tenente diz que os pescadores foram orientados? E mais proibir de pescar na água corrente pode, e essa maldita usina que estão querendo fazer e cuja qual acabara com o pouco de água corrente que os peixes tem para desova. Isso é realmente um descaso com os pescadores que pescam por esporte de varinha de bambu, que na maioria das vezes nem peixe pega.Precisamos de autoridades que possam nos ajudar com isso Piraju esta realmente uma vergonha com essa politica...
Bruno...