quinta-feira, 31 de maio de 2012

Estado precário das ruas do Ana Carolina 2 revolta moradores

Até um abaixo-assinado foi enviado à prefeitura municipal

31/05/12 – 13h33


Foto enviada ao blog mostra uma rua seriamente
comprometida pelas imperfeições
(clique na imagem para ampliá-la)
A rádio Eduvale FM veiculou na última terça-feira, 29, uma entrevista com Laodicéia do Carmo de Morais Reis. Ele reside no Jardim Ana Carolina 2. De acordo com a moradora, várias ruas do bairro estão precárias. “A chuva vai batendo no asfalto e vai formando aqueles buracos”, conta.

No último final de semana, um automóvel enfrentou problemas após cair num dos buracos. Laodicéia acredita que a falta de galerias pluviais têm agravado o problema.

Confira o áudio.



Segundo ela, mais de 150 pessoas assinaram um documento para cobrar das autoridades competentes a recuperação do pavimento asfáltico. O abaixo-assinado foi protocolado na prefeitura municipal.

Para Vanderlei de Oliveira Lima, os responsáveis não estão preocupados com o bairro. “A única resposta que temos é um jogo de empurra-empurra quanto às responsabilidades pela conservação das ruas”, diz.

Até o momento, a reportagem do Expresso Piraju não conseguiu falar com os diretores do Departamento de Obras e Serviços Públicos (DEOSP), Rubens de Oliveira, e do Departamento de Engenharia (DEENG), Ricardo Cury.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Máquinas de azar são apreendidas em depósito de gás


Investigação resultou na identificação de dois homens

30/05/12 – 09h38

Foto: Polícia civil de Piraju
Três máquinas caça-níqueis foram apreendidas pela polícia civil de Piraju. Elas foram encontradas num depósito de gás, localizado na Rua 13 de Maio. C.R.B., 42 anos, e A.M.S., de 51 anos, responderão a processo em liberdade pelo crime de exploração de jogos de azar, previsto na Lei das Contravenções Penais.

A polícia suspeita que outras máquinas estejam sendo usadas na nossa região.

Denúncias podem ser feitas através do telefone 197. Além de ser gratuita, a ligação é sigilosa, ou seja, a pessoa terá seus dados preservados. 

domingo, 27 de maio de 2012

Traficante é preso com 16 pedras de crack na Vila Ferreira

Ele tentou fugir, mas acabou detido após sofrer um acidente de trânsito

27/05/12 – 20h04

Um morador da Rua Antonio Montinho Brenha, Vila Tibiriçá, foi preso por tráfico de entorpecentes na tarde de sexta-feira, 25. A prisão aconteceu na Vila Ferreira. De acordo com a polícia militar, M.A.F.J., 19 anos, estava dirigindo uma moto quando desobedeceu a ordem de parada e empreendeu fuga.

A perseguição terminou no cruzamento da Av. Francisco Alves de Almeida com a Rua Major Mariano, após o condutor perder o controle do veículo.

Num dos bolsos da calça dele, a PM encontrou, dentro de um maço de cigarro, 16 pedras de crack e uma pequena porção de maconha.

O jovem foi encaminhado à Cadeia Pública de Sarutaiá.

ROUBO

No mesmo dia, S.A.C.P., 28 anos, morador de Manduri, foi roubado na Rua Joaquim Theotônio de Araújo, Centro. A vítima tinha acabado de sair de uma agência bancária quando foi rendida por um indivíduo ainda não identificado. O criminoso estava armado.

O mais curioso nessa ocorrência é que o bandido fez uso de um artifício para atrair a atenção da vítima. Com a ajuda de uma pessoa, também não identificada, o ladrão deixou cair um pacote no chão. O comparsa, que até então estava longe de qualquer suspeita, convenceu a vítima a devolver o pacote. Quando ela chegou para devolver o objeto, o criminoso anunciou o roubo.

O dinheiro que estava com o morador de Manduri – aproximadamente R$ 5 mil – foi levado, juntamente com um aparelho celular. A dupla ainda não foi presa.

Além dessas ocorrências, a PM registrou um acidente de trânsito com vítima no Condomínio Boa Vista. O caso aconteceu na noite de sábado. Um motorista embriagado bateu o veículo numa árvore. Ele precisou ser encaminhado ao pronto-socorro. Em depoimento, o condutor disse aos policiais que tomou “umas quatro cervejas”.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Usuários do PSF do Jardim Jurumirim são atendidos na Av. Augusto Piacenza

Nesta sexta-feira, todos os móveis da unidade foram levados para o local; a mudança é provisória

25/05/12 – 17h21

Funcionárias se preparam para receber os pacientes
(clique na imagem para ampliá-la)
A partir de segunda-feira, 28, a unidade do Programa Saúde da Família (PSF) do Jardim Jurumirim atenderá em novo endereço. O imóvel escolhido fica na Av. Augusto Piacenza, nº 10. Segundo o Departamento de Saúde (DESAU), as condições do local onde o posto foi instalado precisam ser melhoradas. A estrutura da unidade será reformada e ampliada.

“A população que utiliza o PSF sabe que o nosso espaço era precário, porém agora vai ficar um lugar muito bom, muito gostoso” diz a enfermeira Milena Maraia Fávaro. De acordo com a profissional, apenas as pessoas que precisarem de atendimento odontológico deverão procurar o ambulatório de especialidades, a partir das 13h, de segunda à sexta-feira. “Aqueles que já tinha horário vão continuar num horário normal.”

As obras devem se estender até o mês de novembro. Findado o tempo necessário para a realização dos serviços, o atendimento será restabelecido no endereço original.

Delegado fala sobre mortes que ainda não foram esclarecidas

Polícia apura as circunstâncias que resultaram no falecimento de duas pessoas

25/05/12 – 08h05


Na foto, o delegado Alberto Bueno Correa Filho
(Arquivo Expresso Piraju)
Duas histórias fatídicas ainda sem explicação. No dia 29 de janeiro, Romário Moreira da Conceição Amaral, 22 anos, foi encontrado inconsciente na Rua Augusto Garcia, Vila Tibiriçá. Ele morreu dias depois, em decorrência de traumatismo craniano. Para a família, o jovem foi jogado do paredão que existe nesse local. A vítima teria sido seguida por um grupo de pessoas após sair de uma casa noturna.

Na madrugada do dia 2 de março, um homem morreu baleado na Rua José de Souza Mourão, Vila São José. De acordo com a polícia militar, ele furtou fios de cobre de uma empresa. Um segundo elemento – identificado como Paulinho – participou do crime. O nome do bandido foi citado minutos antes da vítima falecer.

Em entrevista concedida à Eduvale FM, o delegado Alberto Bueno Correa Filho disse que os dois casos continuam sob investigação. “No caso do Romário, a dificuldade reside até em se apurar se efetivamente houve homicídio ou não. No segundo caso, é evidente que houve homicídio. A dificuldade está em apurar a autoria”, diz.

Confira o áudio.



Questionado sobre os casos de furto e roubo registrados no início da semana, Alberto informou que os criminosos ainda não foram identificados. Conforme divulgado pelo Expresso Piraju, as ações aconteceram à luz do dia. Nas duas situações, os bandidos apenas levaram dinheiro.

Veja mais:

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Brandini aposta na geração de empregos para justificar construção de usina

Para ele, os grupos contrários ao empreendimento não conhecem a periferia da cidade

24/05/12 – 08h07

Cartaz afirma que favoráveis ao empreendimento são
minoria no município
(FOTO: Ena Mello)
Ao contrário do que se esperava, o projeto que prevê a revogação das principais leis que protegem o Rio Paranapanema não deu entrada na sessão dessa semana da Câmara Municipal de Piraju. De acordo com o presidente da Casa, José Carlos Brandini (PSD), a apresentação da matéria foge da competência dos vereadores. “É um projeto que tem que ser feito pelo prefeito”, diz.

Conforme divulgado pelo Expresso Piraju, a proposta está em sintonia com os interesses da empresa ECBrasil, que intenciona construir uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH) no último trecho de corredeira natural do rio.

Centenas de pessoas contrárias ao projeto compareceram no prédio do Legislativo para protestar. As fotos dos manifestantes repercutiram nas redes sociais. Com cartazes, os cidadãos mostraram mais uma vez que o Paranapanema não pode ser tratado como moeda de troca.

Na manhã de ontem, 23, Brandini foi entrevistado pela Eduvale FM. O parlamentar se mostrou bastante incisivo contra a atitude dos ambientalistas. Segundo ele, os antiusinas não conhecem a realidade dos bairros periféricos da cidade, e por isso não sabem quantas pessoas poderiam usufruir das vagas de emprego caso a usina seja construída.

“Essas pessoas que fez o manifesto é as pessoas que estão no direito deles, mas é pessoa que é aposentado, ganha bem, é aposentado do Banco do Brasil, é funcionário do Judiciário que ganha uma fortuna”, dispara. 

Confira o áudio.

Termina hoje a campanha antirrábica na zona rural

A imunização de cães e gatos começou na segunda-feira; CCZ continua como posto fixo

24/05/12 – 17h13

Segundo o CCZ, poucos gatos foram vacinados; os
felinos têm prioridade
A campanha de vacinação contra a raiva animal termina nesta quinta-feira, 24, na zona rural do município de Piraju. Desde o início dos trabalhos, as três equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) já percorreram mais de vinte pontos. A meta da campanha é vacinar 7.300 cães e gatos.

Hoje, das 8h30 às 10h, o trabalho será realizado no Bairro dos Ripies, Fazenda Capitão Mourão e Fazenda Bica da Pedra. Das 11h às 13h, Venda do Cascavel e Fazenda Ceres. Por fim, das 12h30 às 14h, a campanha acontecerá na Fazenda Ibicatú.

De acordo com a veterinária responsável pelo CCZ, Samanta Garbelotti, o órgão deve discutir hoje os pontos que serão visitados amanhã. Segundo ela, há lugares da cidade que não atingiram o contingente esperado de animais vacinados, como o Bairro Codespaulo. Além disso, Garbelotti espera anunciar nas próximas horas a extensão da campanha no Distrito Industrial. 

terça-feira, 22 de maio de 2012

Semana começa com dois crimes à luz do dia

Em ambos os casos, os bandidos levaram dinheiro; ninguém foi preso

22/05/12 – 22h04

A semana mal começou e a polícia militar de Piraju já registrou dois crimes em pontos de grande circulação de pessoas na cidade. O primeiro caso aconteceu no final da manhã de ontem, 21, na Av. Humberto Martignoni. Um petshop foi alvo de um bandido ainda não identificado. Ele furtou aproximadamente R$ 120,00 e depois fugiu do local.

Na manhã desta terça-feira, um bandido encapuzado e armado rendeu o proprietário de uma farmácia localizada na Rua Major Mariano. O criminoso fugiu com R$ 150,00. Testemunhas disseram à reportagem do blog Expresso Piraju que o homem estava bastante trêmulo.

Nos dois crimes, a PM realizou patrulhamento nas imediações, mas não encontrou os ladrões.

Vereadores querem revogar as leis que protegem o Paranapanema


Proposta é recebida com hostilidade por defensores do rio; a matéria deve ser lida hoje

22/05/12 – 07h28

Na foto, Marco e Brandini, ambos favoráveis à
revogação das leis
Foi protocolado na última sexta-feira, 18, o Projeto de Lei nº 32/12, que objetiva permitir a construção de mais um empreendimento hidrelétrico no último trecho de corredeira natural do Paranapanema. Segundo informações, a matéria será apresentada na sessão ordinária de hoje, 22, da Câmara Municipal de Piraju.

A iniciativa é do presidente da Casa, José Carlos Brandini (PSD), o Brandini do Gás. Ele conta com apoio dos vereadores Marco Antonio dos Santos (DEM), Pedro Durival do Nascimento (DEM) e Rubens Alves de Lima (PSB).

O projeto possui quatro artigos. Um deles prevê a redefinição dos limites do Parque Municipal do Dourado – principal prejudicado caso a usina seja construída. Além disso, Brandini pretende revogar a resolução nº 01/2002, do Conselho de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural (CMAPC), e a lei nº 2.654/2002. As duas normativas versam sobre o tombamento do Paranapanema e o período de interregno, respectivamente.

Desde que a notícia ganhou publicidade nas redes sociais, ambientalistas estão articulando uma manifestação pacífica para impedir que o projeto avance. A participação dos contrários ao projeto na sessão de hoje está confirmada. 

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Prefeitura recolhe materiais inservíveis em todos os bairros da cidade

O trabalho está previsto para terminar no dia 29; objetivo principal é o combate à dengue

20/05/12 – 22h24

Começa hoje, 21, mais uma edição do Projeto Cidade Limpa, idealizado pela TV Tem em parceria com as prefeituras. Segundo a programação elaborada pelo Departamento de Meio Ambiente (DEMADE), 40 pontos devem receber a visita dos caminhões da prefeitura até o dia 29. A população pode descartar todo tipo de lixo, com exceção de materiais de construção.

Confira os pontos de coleta:

Dia 21: Jurumirim, Jardim Europa, Jardim Ana Carolina, Jardim Ana Cecília, Jardim São Carlos, Jardim Ana Cristina e Doreto.

Dias 22 e 23: Vila Bérgamo, Vila Nova América, Sombras do Paraíso, Vila São Pedro, Vila Campos, Codespaulo, Residencial José Laino, Condomínio Boa Vista, Vila Cantizani e Jardim Ana Maria.

Dia 24: Centro, Bairro Alto e CECAP.

Dia 25: Augusto Morini (Teto 1), José Maria Arbex (Teto 2), Jardim São Lourenço, Vila São José e Vila Porto.

Dia 26: Vila Tibiriçá, Portal da Ilha, Vila Santo Antonio, Vila Paraíso, Jardim das Figueiras, José Ribeiro, Sergio Garcia e Dr. Ovídio Rodrigues Tucunduva Júnior.

Dia 29: Residencial Eldorado, Morada do Sol, São Roque, Shangrilá, Monte Belo, Jardim Tropical e Ana Carolina 2. 

Mais informações podem ser obtidas no (14) 3351-1607 ou no www.estanciadepiraju.com.br.

domingo, 20 de maio de 2012

Vereador quer explicações sobre papel dos monitores náuticos em eventos esportivos


Segundo ele, crianças não estão sendo acompanhadas nas competições

20/05/12 – 21h37

No ofício, o edil (foto) quer saber se os monitores ganham
algum tipo de adicional 
O vereador Marco Antonio dos Santos (DEM), o Marcão da Ambulância, está preocupado com a situação dos atletas que integram a equipe pirajuense de canoagem. Em entrevista ao blog Expresso Piraju, ele disse que fora procurado pelos pais de alguns competidores. Os responsáveis alegaram que, “em certos momentos”, os atletas mais novos ficam sozinhos nas competições.

Marco elaborou um requerimento endereçado ao prefeito Francisco Rodrigues (PP), no qual elenca várias dúvidas com relação ao trabalho dos monitores náuticos, que deveriam, em tese, cuidar dos atletas. “Não existe o acompanhamento dos monitores que deveriam estar cumprindo com o que determina sua responsabilidade, ou seja, a guarda, responsabilidade e o acompanhamento dos atletas”, diz o parlamentar em sua justificativa.

Segundo os pais que procuraram o vereador, o acompanhamento estaria prejudicado porque os monitores também participam como competidores nos mesmos eventos.

Preocupado, Marco quer que a prefeitura forneça uma série de informações sobre os monitores. Uma delas questiona a municipalidade se, em razão das viagens, eles estão sendo remunerados. O vereador anexou no ofício uma matéria publicada na Internet que mostra os monitores competindo em dois eventos. “O corpo não pode estar em dois lugares ao mesmo tempo. Não tem jeito de você ganhar dos dois lados”, afirma.

O Executivo tem quinze dias para responder o ofício do vereador.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Capotamento na zona rural e pedras em via pública marcam o setor policial nas últimas horas


Ao todo, quatro pessoas precisaram de atendimento no pronto-socorro

17/05/12 – 07h27

Por volta das 23h de ontem, 16, um acidente de trânsito deixou duas pessoas feridas na Estrada do Funil, zona rural do município. De acordo com o boletim de ocorrência, o condutor de um Gol perdeu o controle do veículo e capotou numa curva.

O motorista e o passageiro foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros e encaminhados ao pronto-socorro.

As vítimas moram no Conjunto Dr. Ovídio Rodrigues Tucunduva Júnior e no Jardim Jurumirim.

ACIDENTE 2

Horas antes, duas pessoas se acidentaram na Av. Dr. Simão, Vila Tibiriçá. Elas estavam numa moto quando foram surpreendidas por pedras no meio da via. A condutora, que mora no mesmo bairro, disse à polícia que tentou desviar das pedras, mas acabou perdendo o controle da moto. 

Testemunhas afirmaram que crianças colocaram os obstáculos na avenida para comprometer o trânsito dos veículos.

Tanto ela quanto a passageira foram levadas pelos bombeiros ao PS.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Número de animais vacinados contra a raiva está aquém do esperado, informa CCZ

Para a chefe do órgão, desconfiança com a qualidade da vacina pode ser o principal motivo

16/05/12 – 17h11

No Jardim Jurumirim, cadela Nezita é vacinada pela
veterinária Raquel; procura pela imunização está
sendo baixa
(clique na imagem para ampliá-la)
A campanha de vacinação contra a raiva animal prossegue na cidade de Piraju até o dia 19. Na próxima segunda-feira, 21, as equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estarão na zona rural. De acordo a chefe do órgão, Samanta Garbelotti, a meta é imunizar mais de sete mil cães e gatos.

Segundo ela, a procura pela vacina está bastante aquém do esperado, provavelmente em função das complicações registradas na campanha de 2010. Na oportunidade, mais de 200 animais morreram.

“A vacina é confiável. Ela é da empresa Merial, que só é vendida para clínicas particulares”, diz. Samanta contou ao blog Expresso Piraju que a liberação das vacinas só foi possível porque profissionais devidamente habilitados foram selecionados para atender os animais. “As pessoas podem ficar tranquilas.”

O que mais preocupa o CCZ é o fato de que, nos pontos já visitados, poucos gatos foram vacinados. Segundo Samanta, os felinos têm prioridade nas filas. “A partir do momento que chega aqui, o gato já entra na frente, já é vacinado e é liberado para ir para casa”, conta.

terça-feira, 15 de maio de 2012

Entulhos causam transtornos a pedestres no Jardim Jurumirim

Material amontoado nas calçadas impede o trânsito de moradores

15/05/12 – 17h27

Na foto, homens durante construção de mais uma rampa
na Rua Esteves Kristensen
(clique na imagem para ampliá-la)
Dois moradores entraram em contato com o blog Expresso Piraju para criticar os entulhos oriundos da construção de rampas na Rua Esteves Kristensen, Jardim Jurumirim. Segundo eles, o material não é recolhido em tempo hábil, o que acaba comprometendo o trânsito dos pedestres nas calçadas.

De acordo com o diretor do Departamento de Obras e Serviços Públicos (DEOSP), Rubens de Oliveira, a construção das rampas faz parte do projeto de recapeamento asfáltico, custeado com recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias. “A firma que recapeou ficou responsável em fazer as rampas de cadeirantes”, diz. O diretor espera que os moradores entendam a situação. “Eu peço à população que tenha um pouco de paciência.”

Questionado sobre as dimensões das rampas, Rubens contou que os acessos a deficientes físicos estão em conformidade com o prevê a legislação. Segundo ele, cerca de 300 rampas devem ser feitas na cidade.

Licenciamento vencido e falta de CNH resultam em apreensão de veículo

O condutor reconheceu que não tinha permissão para dirigir

15/05/12 – 07h40

Um automóvel foi apreendido na noite de ontem, 14, na Praça Benedito Silveira Camargo, Centro. De acordo com a polícia militar, o veículo estava com o licenciamento vencido.

Além disso, o condutor, que mora na Rua 15 de Novembro, não tinha habilitação para dirigir. Em depoimento, ele disse aos policiais que “estava comprando esse veículo, e que não sabia que o documento estava atrasado”. Ele foi liberado após ser apresentado no plantão policial.

O carro foi encaminhado ao pátio do permissionário do DETRAN, no Bairro Codespaulo.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Críticas à infraestrutura da cidade ganham evidência entre internautas

Facebook aparece como aliado dos cidadãos insatisfeitos

14/05/12 – 17h20

Qualquer semelhança com as crateras lunares é mera
coincidência; dimensão dos buracos aumenta a cada dia
Redes sociais têm sido usadas para diversos fins. Se para muitos os sites de relacionamentos se restringem a divulgar fotos de balada e confissões particulares, para alguns a utilização dessa ferramenta é uma importante arma para cobrar ações governamentais.

Recentemente, a Câmara Municipal de Ipaussu foi palco de uma manifestação planejada nessas redes. Os protestantes criticaram, mais uma vez, o aumento salarial de 100% concedido aos futuros ocupantes do cargo de vereador.

Em Piraju, a situação não foge à regra, embora sem protestos coletivos em ambientes públicos. Independente do grau de mobilização, internautas têm apostado no Facebook para discutir assuntos intimamente ligados à cidade. Temas ligados à infraestrutura lideram a lista de críticas.

Um desses casos mostra a situação de uma rua localizada no Jardim Ana Carolina 2. A foto (veja a imagem) tirada pelo morador ilustra a precariedade da pavimentação asfáltica. Além da imagem, que já espanta, o cidadão escreveu a seguinte frase para sensibilizar as autoridades: “Como pode uma cidade dessa ser chamada de estância turística com uma rua nessa situação?!”.

Hoje, 14, um morador do Jardim Ana Cristina procurou a rádio Eduvale FM para criticar os reparos realizados na tubulação de água e esgoto da cidade. Segundo ele, os serviços realizados pela Sabesp comprometem as ruas que foram recapeadas recentemente.

Confira o áudio.

Bandidos arrombam residência e levam R$ 6 mil

O dinheiro estava numa pasta; de acordo com a vítima, uma das portas da casa foi arrombada

14/05/12 – 08h18

No último sábado, 12, uma residência localizada na Rua Idólia Micarelli, Bairro Eldorado, foi invadida por bandidos ainda não identificados. De acordo com o proprietário do imóvel, os criminosos arrombaram a porta da cozinha e subtraíram R$ 6 mil que estavam numa pasta. Um aparelho celular também foi levado. 

O caso segue sob investigação.

INFRAÇÃO

Um jovem de 20 anos foi flagrado pela polícia militar fazendo manobras arriscadas na Rua José Martignoni, Vila Tibiriçá. Ele teve o azar de empinar a moto na frente da viatura da PM. Os militares Margonato e Alex constataram que o condutor não tinha habilitação para dirigir e ainda estava sob efeito de álcool.

A moto foi apreendida e o jovem acabou sendo levado ao plantão policial, onde foi ouvido e depois liberado. Devido à falta do etilômetro não foi possível aferir a dosagem alcoólica do indiciado.

AGRESSÃO

Horas depois, um homem de 39 anos foi denunciado por violência doméstica na Rua Israel dos Santos Guerra, Jardim Ana Cristina. Ele violentou a esposa após ser repreendido quando estava usando crack na frente dos filhos. Além disso, o homem quebrou todos os móveis da casa e ainda agrediu o filho, de 14 anos, no meio da rua.

Para agravar a situação, o acusado ameaçou de morte os policiais com um machado. Ele foi preso na Rua Edgard Martinelli. Os policiais tiveram muita dificuldade para contê-lo. O homem tentou atingir os militares Santos e Motta com uma faca de cozinha. J.F.S. responderá por agressão, resistência, desobediência e porte de arma branca. Até que a Justiça defina o caso, ele permanece na Cadeia Pública de Sarutaiá.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Prefeito transforma APEN em entidade de utilidade pública

Agora, associação poderá receber ajuda do município

11/05/12 – 16h26

EXPECTATIVA - Segundo Carneiro, as modalidades
ganham mais um incentivo
O prefeito Francisco Rodrigues (PP) assinou o decreto que transforma a Associação Pirajuense de Esportes Náuticos (APEN) em entidade de utilidade pública. A medida deve facilitar e aumentar a ajuda já prestada pela instituição, que congrega alunos das duas modalidades de canoagem do município.

De acordo com o presidente da associação, Luciano Carneiro, o decreto vem em boa hora. “Agora, a prefeitura vai ter mais condições de estar fornecendo equipamentos para os atletas”, diz.

O título de utilidade pública prevê, entre outras coisas, a possibilidade da celebração de convênios com o município.

AGENDA

Nesse final de semana, a equipe de canoagem slalom disputará a 2ª Etapa da Copa Brasil, em Primavera do Leste (MT). No evento passado, ocorrido em Cerquilho (SP), os pirajuenses ficaram em primeiro lugar.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Candidatos ao cargo de motorista da prefeitura municipal criticam trajeto aleatório


Para eles, todos os concorrentes deveriam fazer o mesmo percurso

09/05/12 – 18h37

Momento em que um dos candidatos se prepara para
ser avaliado pelo instrutor
No último domingo, 6, os candidatos classificados para o cargo de motorista da prefeitura municipal de Piraju realizaram as provas práticas. A avaliação, realizada pelo Instituto Soler, de Jaú, aconteceu no Jardim Jurumirim e em algumas ruas do Jardim Europa.

Segundo informações apuradas pelo blog Expresso Piraju, mais de 150 pessoas fizeram as provas. Nem todos os classificados participaram. Alguns chegaram fora do horário determinado no edital, publicado no dia 25 do mês passado.

Cada candidato fez um percurso estipulado aleatoriamente por um instrutor. Em conversa com o blog, três candidatos se queixaram desse procedimento. Para eles, todos deveriam percorrer o mesmo trajeto. A crítica se baseia no fato de que alguns aspirantes à vaga foram “privilegiados” com um percurso fácil, sem tantos entraves.

Um dos concorrentes bateu o veículo – um ônibus do Departamento de Educação (DEDUC) – num caminhão que estava estacionado na Rua Madre Gilda. A colisão foi leve; apenas danos materiais de pequena monta foram contabilizados pela polícia militar.

O concurso público prevê duas vagas de motorista. 

terça-feira, 8 de maio de 2012

Traficantes são presos no Jardim São Lourenço


Eles foram flagrados no exato momento em que vendiam drogas a dois menores

08/05/12 – 07h38

Ontem, 7, a polícia militar prendeu dois traficantes de drogas na cidade de Piraju. A prisão aconteceu na Rua Rita Jesuína de Arruda, Jardim São Lourenço. Uma denúncia anônima levou os policiais até o local.

T.H.M.F, 20 anos, e S.D.S.J, 19 anos, estavam comercializando drogas quando foram flagrados pela PM. Dois menores estavam na companhia dos traficantes.

Na delegacia, os entorpecentes apreendidos foram pesados. Resultado: 25 gramas de maconha e 5 gramas de crack.

O delegado Alberto Bueno Correa Filho determinou a prisão dos jovens. Eles estão presos na Cadeia Pública de Paranapanema. Os menores foram encaminhados aos seus respectivos genitores.

TRÁFICO 2

Horas antes, W.V.P.S., 16 anos, foi apreendido na Rua Arthur Dias da Motta, Conjunto Augusto Morini (Teto 1). Na casa dele, a PM encontrou 311 gramas de maconha, 42 gramas de cocaína e 19 gramas de crack, além de seis projéteis deflagrados, um caderno com a movimentação do tráfico e uma moto com suspeita de adulteração no chassi.

O menor ofereceu resistência quando foi abordado pelos militares Valdeci e Miranda. Nem mesmo as algemas conseguiram inibi-lo de danificar o veículo da polícia. Com cabeçadas, ele quebrou todo o vidro traseiro da viatura.

O infrator foi encaminhado para uma unidade da Fundação Casa.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Valéria Zamignani volta ao páreo e reacende disputa pela preferência do PT

Advogada aposta mais uma vez no Facebook para anunciar suas ambições políticas

07/05/2012 – 08h57

Não se sabe ainda o que motivou a decisão; escolha deve
acirrar a disputa dentro do PT
(FOTO: Arquivo pessoal de Valéria)
A advogada Valéria Zamignani (PT) divulgou no último sábado, 5, que deve participar da disputa pelo cargo majoritário no município de Piraju. No seu perfil no Facebook, ela publicou que “devidos aos últimos acontecimentos, gostaria de informar a todos que acabo de comunicar ao presidente do PT local e ao presidente da macro de Assis minha decisão em manter minha candidatura como pré-candidata a prefeita da cidade de Piraju”.

A notícia chama atenção por dois motivos. Primeiro porque, no dia 18 de janeiro desse ano, Valéria postou no Facebook que tinha saído do páreo após o partido definir a pré-candidatura de Elói Caputo. A publicação ganhou notoriedade, uma vez que abriu espaço para Elói investir no seu nome e, com isso, costurar futuras alianças.

Mensagem publicada no final da noite de sábado, 5
(clique na imagem para ampliá-la)
Em segundo lugar, o anúncio aparece num momento aparentemente favorável a Elói, que já conta com apoio da maioria dos partidos aliados ao prefeito Francisco Rodrigues (PP). O assunto virou matéria de capa da última edição do jornal Observador. De acordo com o semanário, apenas o PSD, do advogado Fernando Cláudio Artine, e o PTB, do vereador José Eduardo Pozza, não concordam com o apoio. Vale dizer que os dois políticos almejam disputar o cargo majoritário.  

Artine e Pozza devem apostar em outra alternativa para participar do pleito. Ambos descartaram permanecer no grupo situacionista. O jornal traz a notícia de que os dois “não descartam a formação de um novo grupo”.

domingo, 6 de maio de 2012

Homem usa nota falsa para comprar urso de pelúcia no comércio de Piraju


Depois de pegar o troco, o indivíduo fugiu com o brinquedo

06/05/12 – 22h03

Na tarde da última sexta-feira, 4, uma nota falsa de R$ 100,00 foi apreendida pela polícia. A cédula foi usada por um homem ainda não identificado. Ele comprou um urso de pelúcia numa loja da Rua Carlos de Campos, Centro. O brinquedo custou R$ 35,00.

De acordo com o que foi relatado no boletim de ocorrência, uma funcionária do estabelecimento desconfiou da nota. O homem disse que pegou a cédula numa agência bancária da cidade. Após receber o troco, o cliente tomou rumo ignorado. Os militares Pansanato e Giaccheri realizaram patrulhamento pelas imediações, mas ninguém foi encontrado.

ROUBO

Horas mais tarde, dois homens encapuzados renderam um casal na Chácara Santa Maria, no Bairro Neblina. Um dos criminosos estava armado com um revólver. Eles levaram mais de R$ 2 mil do lavrador E.B.C., 66 anos. Além do dinheiro, a dupla roubou dois celulares.

Antes de fugir, os bandidos trancaram as vítimas no banheiro. Até o momento, os assaltantes não foram encontrados.

AGRESSÃO

Na Rua Humberto Martignoni, Vila Cantizani, uma mulher de 28 anos foi ameaçada de morte e ofendida verbalmente pelo marido. Os filhos dela também foram agredidos. O homem fugiu antes da chegada da polícia.

ACIDENTE

Um motorista alcoolizado se envolveu num acidente de trânsito na Rua Manoel Leite Meira, Jardim Jurumirim. O caso aconteceu na tarde de hoje, 6. Segundo informações de testemunhas, o condutor estava andando em zigue-zague e em alta velocidade com seu veículo quando bateu no carro de um comerciante. O automóvel que causou a colisão foi apreendido.

Além dessas ocorrências, a PM registrou uma desinteligência na Rua dos Comerciários, Conjunto José Ribeiro, e sete acidentes de trânsito nesse final de semana, sendo dois com vítimas. Em um dos casos, uma pessoa não tinha habilitação para dirigir.

Numa outra ocorrência, um motorista completamente embriagado bateu seu veículo no carro de um morador do Residencial José Laino que estava estacionado na Rua Nenê Freitas, Centro. O veículo dele foi apreendido.  

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Comerciantes ganham tempo para promover substituição das sacolas plásticas


Nos próximos seis meses, empresas devem propor opções para seus clientes

04/05/12 – 01h03

As caixas de papelão devem ser uma das opções
(FONTE: Internet)
A lei que dispõe sobre a substituição das sacolas convencionais por biodegradáveis foi alterada a pedido dos comerciantes pirajuenses. O prazo para que a mudança seja implantada foi ampliado em seis meses. Durante esse tempo, as empresas devem estudar alternativas para que seus clientes consigam levar as mercadorias, sem que isso implique em dano ao meio ambiente.

De acordo com o vereador José Eduardo Pozza (PTB), autor da lei, a falta de conscientização sobre o uso das sacolas biodegradáveis – procedimento que deveria ter sido feito nos últimos doze meses pela prefeitura municipal, mas que não saiu do papel – e o apelo dos comerciantes em função do estoque de sacolas comuns nos estabelecimentos motivaram a mudança.

A dilatação do prazo foi apresentada na última quarta-feira, 2, na Câmara Municipal. A medida passará a valer a partir de sua publicação.

Vale dizer que o prazo inicial venceu no final do mês passado.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Unidade de resgate renova a frota do Corpo de Bombeiros

O veículo, equipado com a verba do FUMBOP, deve minimizar os gastos com manutenção

03/05/12 – 13h30

Prefeito Francisco Rodrigues recebe a chave da viatura
das mãos do major Guerxis
(clique na foto para ampliá-la)
O Corpo de Bombeiros de Piraju conta agora com um veículo específico para atendimento de emergências clínicas. Atualmente, o serviço é prestado por uma viatura híbrida, usada para combater incêndio. 

Na manhã de hoje, 3, a unidade de resgate foi entregue ao município pelo coronel José Guerxis de Aguiar, comandante do CB de Bauru. Ele abriu a solenidade dizendo que a renovação da frota dos bombeiros é uma prioridade. “Além do custo de manutenção ser muito elevado, nós temos também o problema da segurança”, conta.

A unidade foi adquirida graças aos recursos do FUMBOP (Fundo de Manutenção dos Bombeiros de Piraju), oriundos da taxa de incêndio, cuja cobrança é feita no carnê de IPTU. O governo paulista cedeu o chassi do veículo, ao passo que a prefeitura ficou encarregada de equipar a viatura. De acordo com o sargento Ronaldo, o município destinou mais de R$ 50 mil para montar a unidade.

Comandantes do CB de Avaré, Botucatu e Avaré ao lado
das autoridades pirajuenses
(clique na foto para ampliá-la)
Questionado sobre o destino da viatura híbrida, que há mais de dez anos presta serviço nos cinco municípios atendidos pela base, o coronel Guerxis informou que o veículo poderá ser remanejado para alguma cidade da região. A meta é criar “células de bombeiros” para prestar atendimento imediato nos primeiros minutos após o registro das ocorrências.

O comandante disse à reportagem do blog Expresso Piraju que há um compromisso firmado com a prefeitura municipal para que a viatura de combate a incêndio seja substituída por um veículo zero. “Acho que até o final da gestão do seu Francisco esse caminhão já vai ser adquirido”, afirma.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Brandini testemunha suposta irregularidade na eleição do Conselho Tutelar

Político afirma que “um punhado de Perua cheia de gente chegou lá na Câmara”

02/05/12 – 14h36

Vereador acredita que contingente de eleitores na próxima
votação será menor por causa da 'fiscalização'
(FOTO: Jornal Observador)
Conforme divulgado pelo Expresso Piraju, o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Brandini (PSD), foi apontado pelo Juizado da Infância e da Juventude como um dos praticantes de boca de urna na eleição do Conselho Tutelar, realizada no final do mês passado.

De acordo com o jornal Observador - que teve acesso ao inquérito civil -, Brandini contribuiu de forma irregular para a eleição de Ana Jussara do Prado Souza. A candidata recebeu 230 votos. Em entrevista o blog, o vereador negou que tenha feito boca de urna. “Pra mim não cabe essa denúncia”, diz.

No entanto, ele conta que testemunhou uma situação suspeita no dia da votação. “A gente viu que, praticamente, um punhado de Perua cheia de gente chegou lá na porta da Câmara”, afirma. “A gente não denunciou porque... é duro a gente saber que o cara [o candidato] tá bardiando ou não. Às vezes é a própria família dele.”

O inquérito ainda aponta que mais de 40 eleitores de outros municípios participaram da escolha dos conselheiros. Além disso, há pessoas que votaram mais de uma vez. Em razão das irregularidades, a eleição foi cancelada.

Segundo o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), a nova eleição será realizada no dia 20 desse mês, a partir das 8h, no Fundo Social de Solidariedade, localizado na Rua São Vicente de Paulo, 277.