sábado, 16 de junho de 2012

Opinião

Jornalismo urbano

A divulgação da realidade campesina precisa ser vista com prioridade, a mesma prioridade que é dada aos assuntos da cidade

16/06/12 – 15h21

Fui questionado por um colega a respeito da imprensa de Piraju. Preocupado com o fato de os meios de comunicação terem uma pauta relativamente previsível, ele quis saber seu eu tenho alguma crítica em relação ao trabalho da imprensa local. Eu disse que sim, naturalmente. Falei que até na minha vida como repórter há problemas cuja natureza deveria servir de argumento para uma revisão completa do meu enfoque profissional.

O que ocorre, no entanto, é que as condições materiais, em especial, tolhem qualquer iniciativa transformadora. No meu blog de notícias, por exemplo, um dos empecilhos é o meu deslocamento até o local dos fatos, bem como a disponibilidade para elaborar uma matéria que efetivamente dê conta da realidade. Eu, que viajo diariamente para o Paraná a fim de garantir minha formação superior, sinto uma tremenda falta de cobrir o trabalho dos vereadores e as reuniões de algumas entidades e conselhos. Tenho costume de dizer que as pautas mais interessantes são encontradas após às 18h. Incrível...

Dificuldades à parte, considero que a imprensa pirajuense exerce um jornalismo muito dedicado à zona urbana. Assuntos concernentes à cidade ocupam lugar de destaque nas rádios e jornais. Por tabela, os fatos que extrapolam os limites citadinos só aparecem em ocasiões acidentais e determinadas. É engraçado, pois a economia do município continua muito atrelada à produção do campo.

Por semana, a cidade realiza duas feiras municipais, ambas exploradas por pequenos agricultores. Além disso, a cafeicultura exerce papel preponderante na renda das famílias. A importância do café só é lembrada em eventos específicos, como o que é promovido anualmente pela PROCED (Associação dos Produtores de Café Descascado de Piraju e Região).

Nesse sentido, eu vejo que as conquistas e desafios da zona rural deveriam ocupar um espaço permanente na imprensa. A divulgação da realidade campesina precisa ser vista com prioridade, a mesma prioridade que é dada aos assuntos da cidade. Espero que os meus colegas de imprensa acolham minha preocupação de forma construtiva, pois o que está evidência nessas linhas é a exposição de uma deficiência superável.


_____________________

Diego dos Reis de Oliveira, repórter

Nenhum comentário: