terça-feira, 10 de julho de 2012

TSE registra 116 candidatos a vereador em Piraju

O número de aspirantes ao cargo majoritário não sofreu alterações

10/07/12 – 09h45

O registro de candidatura do vereador José Eduardo
Pozza foi feito às 16h31 de ontem
(FOTO: Expresso Piraju)
Em comparação com as eleições passadas, o número de candidatos a vereador aumentou. Em 2008, 85 pessoas disputaram uma vaga no Legislativo. Para o pleito desse ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contabilizou 116 candidatos. Até o dia 7 de outubro, no entanto, o contingente poderá ser reduzido, uma vez que a aptidão dos candidatos ainda não foi julgada.

Um dos casos que aguarda decisão do TSE é o do advogado e vereador José Eduardo Pozza (PTB). O registro da candidatura dele foi feito na tarde de ontem.

Vale destacar que todos os atuais vereadores pretendem disputar a reeleição. A partir de 2013, a Câmara Municipal contará com 11 vereadores.

MULHERES

O interesse das mulheres pela vida pública continua pequena. A lei eleitoral exige que 30% das vagas de cada partido sejam preenchidas por pessoas do sexo feminino. Em 2008, 19 candidaturas foram registradas no município de Piraju.

Para esse ano, o número aumentou um pouco, embora deva ser admitido em proporção com o contingente total de aspirantes, que também sofreu aumento. De acordo com o TSE, há 36 candidatas. A maioria concorreu em 2008.

MAJORITÁRIA

O número de candidatos a prefeito continua o mesmo. Jair César Damato (PMDB), José Elói Soares Caputo (PT) e José Geraldo Pansanato (PSDB) disputarão a preferência dos mais de 22,752 mil eleitores pirajuenses. 

Nenhum comentário: