segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Candidatos apresentam propostas para coibir a permanência de alcoolistas na cidade

Dois deles demonstram interesse em firmar parcerias; outro, no entanto, aposta em ações articuladas pela prefeitura

O jornal Observador continua sua série de entrevistas com os candidatos a prefeito de Piraju. Na última edição, o semanário traz propostas para diversos problemas, como a permanência de alcoolistas em alguns pontos da cidade, especialmente na Praça Ataliba Leonel. Os aspirantes ao cargo majoritário apresentaram sugestões diferentes para resolver a situação, que vem incomodando moradores e turistas.

O candidato José Elói Soares Caputo (PT) defende uma ação conjunta entre prefeituras e representantes da população. Para ele, o problema pode ser resolvido com a criação de um abrigo regional através da Associação dos Municípios do Vale do Paranapanema (AMVAPA). Elói reconhece que a proposta não é milagrosa.

Jair César Damato (PMDB) acredita que a situação dos mendigos – definida por ele como “péssimo ‘cartão de visitas’” – pode ser resolvida de duas formas: ‘acolhimento específico e tratamento diferenciado’. Se eleito, ele espera contar com apoio já confirmado de entidades religiosas.

Por fim, José Geraldo Pansanato, mais conhecido como Zezão, (PMDB) defende a criação de uma patrulha social para providenciar o encaminhamento dos alcoolistas à Casa Apoio ‘Vida Nova’. Moradores de outras localidades serão levados para suas cidades de origem. O candidato aposta na reinserção social dessas pessoas através de ‘atividades sócio-educativas’. Além disso, Zezão pretende reestruturar o Departamento de Ação Social (DEASO).

Na mesma entrevista, os candidatos apresentam soluções para combater o consumo e o tráfico de drogas, com ênfase na melhoria dos trabalhos do Conselho Municipal sobre Entorpecentes (COMEN); conservação dos logradouros públicos; e a questão do descarte do lixo, especialmente no tocante aos trabalhos da Associação dos Catadores de Lixo Urbano (ACLU). 

Nenhum comentário: