terça-feira, 21 de agosto de 2012

Opinião


Começou hoje a propaganda eleitoral no rádio e na TV. O horário reservado aos candidatos a prefeito e vereadores terminará no dia 4 de outubro. Até lá, os eleitores terão a oportunidade de conhecer melhor seus futuros representantes. Na manhã de hoje, as rádios Paranapanema e Piratininga transmitiram a propaganda dos candidatos de Piraju. Como já era esperado, o estilo das propagandas se manteve o mesmo das eleições passadas; nada de extraordinário foi apresentado em termos de propostas. Apesar disso, no entanto, alguns candidatos a vereador fizeram questão de vender uma imagem que foge completamente das circunscrições do parlamentar. O eleitor precisa estar atento para não cair no conto do vigário!

É interessante observar a estratégias dos candidatos. Enquanto uns apostam na divulgação do próprio currículo, outros insistem em associar sua imagem com alguma referência externa. Há também aqueles que preferem um discurso simples, sem apelação.

A propaganda eleitoral, apesar de engessada por força da distribuição do tempo e da obediência a frases padronizadas, é um ambiente propício para o exercício da criatividade. Criatividade, porém, não significa recorrer ao ridículo apenas para criar um diferencial. Entretanto, se o candidato já possuir um perfil ridículo, naturalmente sua campanha não causará estranheza se essa ridicularidade imperar na propaganda. Tiririca, o reflexo absurdamente explícito do eleitor niilista, agiu assim.

Os eleitores precisam ouvir com certa dose de ceticismo as intenções dos candidatos. Creio que os desafios já foram lançados. Resta agora encontrar as soluções. Como vamos atravessar o Rubicão, meu caro Rodnei Vecchia?

__________

Diego dos Reis, repórter

TOME NOTA:
Propaganda eleitoral no rádio: segunda à sábado, das 7h às 7h30 e das 12h às 12h30; na TV, das 13h às 13h30 e das 20h30 às 21h. Os candidatos a prefeito se apresentarão às segundas, quartas e sextas. Os candidatos a vereador, por sua vez, às terças, quintas e aos sábados.

Nenhum comentário: