sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Eduardo Pozza diz que há exploração na Associação dos Catadores de Lixo


Por outro lado, maioria dos associados nega qualquer problema na usina de reciclagem

O vereador José Eduardo Pozza (PTB) colocou em xeque a atuação da presidente da Associação dos Catadores de Lixo Urbano (ACLU), Santa dos Santos. Na última sessão da Câmara Municipal, o parlamentar aproveitou a deixa proporcionada pela votação de um projeto que dispõe sobre a cessão de transporte aos catadores para tecer graves acusações contra a presidente. As declarações foram proferidas na tribuna da Casa.

TERCEIRIZAÇÃO - Catadores dizem que vereador (foto)
está motivado a acabar com a ACLU
Durante nove minutos, Pozza concentrou suas críticas na suposta falta de transparência praticada pela atual gestão. O vereador alegou que fora procurado por associados revoltados com a situação. “A presidente daquela associação age de forma como se fosse dona daquela associação. Ela faz lá o que bem entende; faz o rateio do faturamento da forma como ela quer e não presta conta pra ninguém. Não sou eu que estou dizendo não. São pessoas que vão lá no meu escritório e dizem isso”, diz.

Preocupado, o parlamentar se mostrou favorável ao retorno de um funcionário da prefeitura para acompanhar a rotina dos catadores na usina de reciclagem. Atualmente, só os associados trabalham no local. “Lá não pode ficar uma pessoa explorando outras pessoas em benefício próprio”, afirma.

Pozza falou ainda que os catadores não têm acesso à pesagem dos materiais. Além disso, ele disse que certos materiais, como cobre e alumínio, são retirados sem conhecimento dos demais associados.

No ano passado, o vereador solicitou a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar possíveis irregularidades na ACLU. À época, ele embasou seu pedido em informações prestadas por uma associada. A CPI investigou suposta desobediência por parte dos dirigentes da associação e utilização dos lucros da associação em favor da diretoria.

Pozza fez alusão à CPI para dizer que até hoje a presidente da ACLU não prestou contas da destinação de R$ 9 mil. O dinheiro estava na conta de Santa. “Será que não está indo dinheiro público para lugares errados?”, questiona.

Vale destacar que a comissão foi arquivada.

OUTRO LADO

A reportagem da rádio Eduvale FM visitou a usina de reciclagem na tarde de ontem, 6. Dos 21 associados que compõem o quadro atual da ACLU, 14 aceitaram conversar com a emissora sobre as declarações de Pozza. Os demais não puderam participar por motivos particulares.

Momento em que os associados conversam com a
reportagem da Eduvale FM
Todos discordaram do pronunciamento do vereador. Vários catadores apresentaram suposições a respeito do que realmente motivou as acusações. Eles acreditam que o parlamentar está intencionado em terceirizar o serviço de reciclagem, sem se importar com o futuro das famílias que dependem da renda do serviço. Essa é a opinião da associada Monique Regina Salomão, que está há 11 anos na ACLU. “Ele está tentando arrumar alguma desculpa para fechar isso aqui”, conta.

Ainda segundo a catadora, não há qualquer arbitrariedade na divisão dos lucros da associação. “A gente trabalha com união aqui. Todo mundo participa das vendas. Na hora de pagar, a gente fica aqui com ela [a presidente]. É tudo transparente”, diz.

PROVIDÊNCIAS

Santa dos Santos pretende ingressar com uma ação contra o advogado, principalmente em função de algumas declarações que expuseram sua vida particular. Além disso, ela espera que o vereador aceite participar de uma reunião com todos os associados.

2 comentários:

G.Strazzi disse...

Diego, parabéns pela cobertura pura dos fatos, expondo de maneira simples e objetiva os dois lados da situação. Fazendo jus a o jornalismo de qualidade que visa informar e não persuadir.

Expresso Piraju disse...

Olá, meu caro. Obrigado pelas palavras de estímulo. Procuro ser ético nas minhas condutas. Valeu!