segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Laudo confirma mais uma morte por febre maculosa


Há mais de dois anos, um outro morador teve o mesmo fim; autoridades apostam na prevenção

A bactéria que causa a febre maculosa é transmitida pelo
carrapato-estrela; parasita é facilmente encontrado em
capivaras
O Instituto Adolfo Lutz confirmou a segunda morte por febre maculosa no município de Piraju. A vítima tinha 38 anos, morava na Vila São Pedro e trabalhava numa empresa de reflorestamento. A primeira morte causada pela doença foi registrada há mais de dois anos.

De acordo com a responsável pela Coordenadoria de Saúde Coletiva de Piraju, Sônia Nicolozi Barbosa, foram encontrados cerca de 15 carrapatos no corpo do homem. “Ele trabalhava em área infestada por carrapato não só aqui em Piraju, mas também em regiões próximas de Chavantes”, diz.

Segundo Barbosa, a CCP procurou a empresa para alertar os funcionários. “A prevenção é tudo. No caso da febre maculosa, é o cuidado mesmo”, diz. “É difícil você encontrar carrapatos contaminados com essa doença, mas não é impossível.”

É importante que a retirada dos parasitas seja feita com bastante cuidado, de preferência com uma pinça para não prejudicar o corpo do carrapato. Uma vez aderido ao corpo, o carrapato infectado leva mais de quatro horas para contaminar a pessoa. Depois desse tempo, as chances de cura são pequenas.

Os principais sintomas da doença são febre, dor de cabeça e calafrios.

Nenhum comentário: