sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Morador da Cantizani critica demora no recolhimento do lixo

Procedimento adotado pela prefeitura tem feito com que animais rasguem as sacolas

O motorista Wanderley Aparecido Rodrigues, morador da Rua José Tertuliano Gonçalves, Vila Cantizani, procurou a rádio Eduvale FM para criticar a forma como a prefeitura municipal vem coletando o lixo no bairro.

Segundo ele, o intervalo entre a retirada das sacolas das lixeiras e a coleta tem gerado transtornos. “Eles [os funcionários da coleta] tiram o lixo e jogam na água. Até o caminhão passar, a cachorrada chega, faz a bagunça e sobra tudo para os donos de casa limpar. Eu acho que isso não é certo”, conta.

Wanderley disse à emissora que a coleta deveria ser mais eficiente. “Às vezes, eles demoram mais de meia hora para passar”, afirma. O morador procurou a administração para relatar o problema. Ele alega que não recebeu uma resposta satisfatória. “Já faz uns dois meses que eu fiz esse pedido, mas até agora não resolveram nada.”

O diretor do Departamento de Obras e Serviços Públicos (DEOSP), Rubens de Oliveira, reconheceu a demora. No entanto, ele informou que o procedimento é uma forma de poupar os funcionários de eventuais problemas físicos. De acordo com Oliveira, as sacolas são amontoadas com antecedência para diminuir o esforço dos servidores. “Se eles forem descer do caminhão em cada casa... Nós temos mais de 10 mil casas. O joelho não aguenta”, explica. “Eu acho que a população tem que colaborar.”

Por dia, cerca de 30 toneladas de lixo são coletadas na cidade. O serviço é realizado por quatro veículos, incluindo um caminhão que atende algumas propriedades rurais.

Nenhum comentário: