quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Advogado da Viação Piraju diz que novos ônibus começarão a rodar nas próximas semanas

Segundo ele, os veículos terão condições para atender os usuários com deficiência

Atendimento nas unidades médicas, falta de emprego e a qualidade do transporte circular são as queixas mais comuns da população que reside em Piraju. Os assuntos ficaram bastante evidenciados na enquete que a rádio Eduvale FM promoveu durante as eleições desse ano.

José Eduardo Fontes do Patrocínio
(FOTO: Expresso Piraju)
A enquete foi realizada com base na expectativa dos eleitores em relação ao próximo prefeito do município. De acordo com o que ficou constatado, pelo menos uma dessas situações preocupa os moradores.

E não é somente a população que reivindica melhorias nessas três áreas. O vereador Marco Antonio dos Santos (DEM), por exemplo, ganhou notoriedade por apresentar declarações incisivas contra os serviços da Viação Piraju, empresa que há anos é responsável pelo transporte circular na cidade.

Recentemente, o parlamentar apresentou um requerimento endereçado ao prefeito Francisco Rodrigues (PP). O ofício solicita informações relacionadas ao contrato de concessão entre a prefeitura e a empresa. Um dos itens da propositura versa sobre a inclusão de um ônibus com acessibilidade na frota atual da concessionária.

Na última terça-feira, o advogado da empresa prestou esclarecimentos sobre o assunto na Eduvale FM. Em entrevista, José Eduardo Fontes do Patrocínio disse que a Viação Piraju irá, até o mês que vem, colocar dois novos veículos para atender os passageiros. Segundo ele, “os dois veículos terão todo o equipamento necessário para que as pessoas portadoras de deficiência possam trafegar com tranquilidade, segurança e conforto”.

Ainda de acordo com o profissional, a circulação dos novos ônibus só não aconteceu antes por “uma questão de burocracia e trâmite para a entrega”.

ATRASOS

Patrocínio também comentou as queixas dos usuários com relação aos horários das linhas. “Piraju é uma cidade que tem uma topografia diferente das normais. Em segundo lugar, é uma cidade que antes não tinha tantos semáforos. A gente também tem que considerar o aumento da frota”, relata.

Além disso, o advogado contou que há um “aspecto subjetivo” que precisa ser considerado. “Existem pessoas que passam mal dentro dos veículos. São pessoas idosas que, pelo avançar da idade, têm uma saúde debilitada e um comportamento que enseja depois uma limpeza, uma atenção especial da própria empresa para colocar esses ônibus novamente na linha”.

REAJUSTE

O valor atual da passagem é de R$ 1,90. Questionado se a inclusão dos ônibus irá encarecer a tarifa, o advogado disse que ainda é cedo para afirmar qualquer coisa. Entretanto, a proprietária da empresa, Maria José Carrasco, contou que o valor está defasado há dois anos.

ESCLARECIMENTO

Na noite do dia 6 de novembro, a empresa estará na Câmara Municipal para esclarecer os vereadores e a população sobre esses e outros pontos. A apresentação será feita durante a sessão ordinária e poderá ser acompanhada via rádio, já que o advogado pretende fazer uso da tribuna.

Nenhum comentário: