terça-feira, 6 de novembro de 2012

CCZ comemora resultado da 5ª Feira de Adoção de Animais


Realizado no sábado, evento contou com a presença de moradores da região

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizou, no último sábado, 3, a 5ª Feira de Adoção de Animais. Pela primeira vez, o evento aconteceu na sede do órgão, localizado na Av. Luiz Martignoni, sem número.

Adoção de filhotes abandonados por crianças é uma forma
de estimular a posse responsável
(FOTO: Expresso Piraju)
Mais de 80 animais – todos vermifugados, vacinados e castrados – foram oferecidos na feira. Pela pouca idade, os filhotes não passaram pela castração. No entanto, o procedimento cirúrgico é garantido tão logo o animal atinja a idade mínima. Vale destacar que um microchip foi introduzido nos animais a fim de que a prefeitura municipal possa, em caso de abandono, por exemplo, identificar o adotante.

De acordo com a chefe do CCZ, Samanta Garbelotti, 18 animais foram adotados. “O número pode parecer baixo, mas para a gente foi satisfatório”, diz. Segundo ela, moradores de Ipaussu, Ourinhos e de Santa Cruz do Rio Pardo participaram do evento.

No ato da adoção, o CCZ exige que a pessoa assine um termo de responsabilidade, no qual se compromete a cuidar plenamente do animal.

Animais adultos ganharam um novo
lar
(FOTO: Expresso Piraju)
O principal objetivo da mudança da feira da Praça Ataliba Leonel para a sede do CCZ foi incentivar a adoção de cachorros adultos. Segundo Garbelotti, o evento atingiu essa meta. Dias antes, vários animais ganharam um novo lar. “Antes da feirinha, nós tivemos uma média de cinco animais adotados”, conta. Em razão do sucesso da mudança, a Feira de Adoção continuará sendo feita no CCZ.

Embora a prefeitura tenha oferecido transporte à população (a cada meia-hora, um ônibus saia defronte à Igreja Matriz), muitos adotantes fizeram uso de veículos particulares.

EXEMPLO

A costureira Suelen Cristina Gonçalves, moradora do Centro, foi uma das adotantes. Ela conta como escolheu seu animal. “Eu já tinha pensado que queria um filhote para minha filhinha. Eu cheguei e vi que ele era o mais bonitinho “, diz.

PROBLEMA

Com relação a dois cachorros que apresentaram problemas de saúde, a responsável disse que os adotantes precisam se atentar para a alimentação dos animais. A substituição da ração deve ser feita de forma paulatina. “Nunca faça uma mudança brusca de alimentação”, alerta.

Ao contrário do que foi apontado como a causa dos problemas, a chefe do órgão disse que os animais tiveram apenas um quadro de diarréia.

Confira o vídeo.


Nenhum comentário: