segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Futuro do Paranapanema está mais uma vez sob ameaça

Projetos pretendem abrir caminho para a instalação de mais uma usina no rio; população protesta

O vereador Rubens Alves de Lima (PSB) protocolou na Câmara Municipal de Piraju três projetos que, se aprovados, abrirão espaço para que a empresa ECBrasil, do Rio Grande do Sul, consiga implantar uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH) no último trecho natural do Rio Paranapanema.

Montagens como essa circulam pelas redes sociais;
internautas não poupam ofensas contra os edis
que assinaram o projeto
(FONTE: Facebook)
Os projetos contam com a adesão de seis vereadores. Apenas Denilton Bergamini (PP), Valberto Zanata (PSDB) e Luciano Louzada (PMDB) se recusaram a assinar os projetos.

Na manhã da última sexta-feira, 23, a reportagem da rádio Eduvale FM tentou contato com o autor das proposituras. Rubens se mostrou interessado em falar a respeito do assunto. Questionado se poderia comparecer no jornal do meio-dia da emissora para expor o assunto, o parlamentar preferiu não confirmar sua participação.

O presidente da Casa, José Carlos Brandini (PSD), também foi procurado. Ele disse que não irá adiantar seu posicionamento até que as comissões permanentes analisem os projetos. Apesar disso, no entanto, Brandini disse em alto e bom som que continua favorável ao empreendimento. Para ele, o município deve aproveitar o momento antes que a União autorize a construção da usina sem o consentimento da sociedade pirajuense.

O presidente ainda falou que é possível exigir da empresa uma contrapartida condizente com os interesses de Piraju. Ele apontou duas situações que poderiam ser contempladas. Uma delas é a construção de um pronto-socorro. Por fim, Brandini disse que a negociação não irá excluir a população do debate.

Na noite de amanhã, às 19h, data prevista para a leitura dos projetos (vale destacar que a matéria conta com parecer favorável do jurídico da Casa), manifestantes contrários à usina pretendem acompanhar a sessão a fim de que o assunto não prospere. A pressão contra os vereadores está tão grande que até o site da Câmara Municipal foi hackeado.

Em maio, quando ocorreu a última tentativa de derrubada das leis, cerca de 300 pessoas lotaram o auditório do Legislativo. Na oportunidade, as leis foram mantidas graças ao parecer do então assessor jurídico José Silvestre, que considerou inconstitucional o projeto encabeçado por Brandini.

O jornal Observador deu ênfase ao tema na sua última edição. De acordo com o semanário, o objetivo dessa nova tentativa ‘barrageira’ é derrubar as leis municipais que protegem o Paranapanema, tornando-o passível de receber mais uma usina apenas com uma autorização do governo federal.

2 comentários:

Zecagarcia disse...

Parabéns Diego dos Reis pelos esclarecimentos a todos nós que estamos lutando para que essa tragédia não aconteça mais uma vez em nossa cidade

Expresso Piraju disse...

Obrigado pelas palavras, José Garcia. Meu objetivo como repórter é o de apenas levar informação aos leitores. Precisamos de argumentos para justificar nossas escolhas, e isso a população precisa enxergar com clareza. Forte abraço.