Segundo
ele, o posto tem como objetivo intermediar a relação entre empregadores e
candidatos
Duas moradoras do Jardim Jurumirim procuraram a reportagem
da rádio Eduvale FM para reclamar do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT).
Nájla Elaine Mariano e Inês de Souza alegam que estão encontrando muitas
dificuldades para ter acesso às vagas disponibilizadas pelo posto.
Em mais de uma
oportunidade, elas procuraram o PAT na esperança de que pelo menos fossem
informadas sobre as empresas que estão precisando de funcionários. Desempregada
há seis meses, Nájla diz que não foi devidamente orientada quando procurou o
posto. “Eu perguntei por que há tanta vaga e a gente não pode trabalhar. Ela [a
atendente] fala que tem que esperar, que as vagas estão em aberto. Mas se os
serviços estão lá, por que ela não pode passar pra gente?”, questiona.
Inês, que enfrenta uma árdua rotina trabalhando como
colhedora de café, conta que o PAT deveria entrar em contato com as pessoas já
cadastradas, e não orientar os candidatos a passarem no posto para ver se há
serviço disponível. “Eu quero trabalhar. Se tem a vaga lá, é pra gente
trabalhar, né? Tá lá de exposição. Você passa e vê, mas não tem acesso”,
desabafa.
RESPOSTA
Procurado para comentar as reclamações, o supervisor do
posto, Antônio José Sanches, disse que as pessoas são direcionadas às empresas
quando preenchem as exigências das vagas. “O PAT não tem a obrigação de colocar
a pessoa no mercado de trabalho. Fazemos apenas a intermediação”, afirma. A
intermediação é feita com base no cadastro das empresas e dos candidatos.
Segundo ele, a contratação depende da avaliação que os
empregadores fazem do perfil do aspirante. A seleção varia de empresa para
empresa. Algumas, por exemplo, fazem essa avaliação via e-mail, apenas com os
dados fornecidos pelo PAT. De acordo com o responsável, as entrevistas só
ocorrem se o empregador demonstrar interesse pelo currículo da pessoa.
Atualmente, o posto conta com mais de 17 oportunidades de
trabalho. Mais informações podem ser obtidas na Rua João Hailer, 837, Centro.
Horário de atendimento: das 9h às 12h e das 13h às 16h, de segunda à sexta.
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