sexta-feira, 31 de julho de 2015

Piraju volta a receber atrações do Circuito Cultural Paulista

Um dos eventos acontecerá no futuro Centro de Convenções Richardson Louzada

Depois de um período de férias, a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo divulgou as próximas atrações do Circuito Cultural Paulista em Piraju. Ao longo do ano, a cidade já recebeu um evento musical, um espetáculo circense e duas peças de teatro.

No dia 29 de agosto, o Centro de Lazer Dr. Luiz Ferreira de Oliveira, localizado na Av. São Sebastião, Vila Cantizani, sediará o trabalho “Mitos Brasileiros em Cordel”, do grupo Parampará. Segundo informações, os artistas valorizam os personagens da literatura brasileira, como Saci, Iara e Curupira. O horário da apresentação não está disponível no site do governo. A classificação indicativa é livre.

Grupo Parampará durante apresentação do "Mitos Brasileiros em Cordel"

No mês seguinte, o Centro de Convenções Prof. Richardson Louzada, situado ao lado do Centro de Lazer Dr. Luiz Ferreira de Oliveira, receberá o espetáculo de dança “Percurso-Me”, da Oficina Flamenkera. Prevista para começar às 20h30 do dia 19, a atração tem classificação indicativa a partir dos 10 anos.

Oficina Flamenkera apresentará o espetáculo de dança "Percurso-Me"

De acordo com a prefeitura, o Centro de Convenções será inaugurado no final do mês que vem. A obra está sendo custeada pelo Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (DADE), órgão vinculado à Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo.

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Moradora diz que não encontrou medicamentos no dispensário municipal

Ela espera que a prefeitura regularize a situação; responsável pela farmácia é procura para comentar o caso

A falta de remédios no dispensário municipal de Piraju tem gerado transtornos aos pacientes que recorrem ao local todos os dias. Segundo informações, até mesmo medicamentos simples não estão disponíveis no estoque.

Elisa Rodrigues, 68, mostra a receita expedida pelo PSF Tibiriçá (FOTO: Expresso Piraju)

Ontem, 29, a aposentada Elisa Benedita Rodrigues, 68, moradora da Rua Firmino Alves Negrão, Vila Tibiriçá, procurou o dispensário após passar por consulta no Programa Saúde da Família (PSF). Ao todo, quatro medicamentos foram receitados: AAS, Furosemida, Succinato Metropolol e Sinvastatina.

Em entrevista concedida à rádio Eduvale FM, Elisa diz que voltou pra casa sem nenhum medicamento. “É a primeira vez que estou fazendo essa reclamação. Eu acho que o prefeito tem que tomar providências. Eu tenho problemas sérios e dependo dos remédios”, relata. Além do peso da idade, Elisa tem doença de Chagas e arritmia cardíaca.

Procurada para comentar o caso, a farmacêutica Célia José de Moura, responsável pelo dispensário, explicou a situação de cada um dos remédios. Segundo ela, o AAS está disponível na farmácia. O Furosemida foi entregue nesta quinta-feira. Já o Succinato Metropolol deve ser entregue nos próximos dias (provavelmente a partir do dia 10).

Com relação ao Sinvastatina, a funcionária disse que o medicamento não é distribuído no dispensário, mas sim na Farmácia Popular. A compra do remédio é de competência do Estado.

Populares evitam suicídio na Ponte Eng. Nelson de Godoy

Morador foi contido e levado para o pronto-socorro

Um homem de 41 anos, morador do Conjunto Augusto Morini, tentou se jogar da Ponte Eng. Nelson de Godoy. Segundo informações, ele foi contido por populares até a chegada da Polícia Militar.

Como estava muito nervoso, o homem foi levado para o pronto-socorro. Ele foi medicado e liberado. O caso aconteceu no início da tarde de terça-feira, 28.

FURTO

Um supermercado localizado no Centro foi furtado no início da semana. Segundo informações, o criminoso entrou na empresa pelo telhado. Toda a ação foi registrada pelo circuito interno de monitoramento. As imagens já estão em poder da Polícia Civil. De acordo com informações, o criminoso fugiu com aproximadamente R$ 1 mil em moedas. A polícia não descarta a participação de uma segunda pessoa nesse crime.

PORTE DE DROGA

A Polícia Militar apreendeu cinco porções de crack com um menor de 15 anos. O caso aconteceu na Rua Hermes Correa de carvalho, Jardim Ana Cristiana. Os militares chegaram até o adolescente após denúncias de que ele estaria traficando entorpecente no bairro. Ele admitiu ser usuário. O Conselho Tutelar acompanhou a ocorrência até a liberação do menor.

ACIDENTE DE TRÂNSITO

Uma motorista de 67 anos teve um mal súbito na Av. Humberto Martignoni, Centro. Ela perdeu o controle do automóvel e atingiu dois veículos que estavam devidamente estacionados na via pública. A colisão não deixou vítimas. Os veículos envolvidos ficaram avariados. A condutora passa bem.

terça-feira, 28 de julho de 2015

Pré-candidato a prefeito, Elói estuda convites após sair do PT

Segundo ele, prováveis alianças com outras legendas já estão em andamento

Pela terceira vez consecutiva, José Elói Soares Caputo pretende disputar as eleições municipais em Piraju. Em entrevista concedida à imprensa, o presidente do Iate Clube Piraju confirmou sua pré-candidatura a prefeito e anunciou que já está costurando eventuais alianças partidárias.

Aposentado da Sabesp, José Elói Soares Caputo preside o Iate Clube Piraju (FOTO: Facebook)

Ao citar que, nos últimos pleitos, conquistou “aprendizado, amizades e conhecimento”, o pré-candidato declarou que “quero estar no cenário eleitoral pirajuense no ano que vem”.

Dissidente do PT (Partidos dos Trabalhadores) por divergir das atitudes da sigla do município, a começar pela decisão “unilateral” que resultou na nomeação do presidente do partido, Augusto Porto, como diretor do Departamento de Indústria e Comércio (DEICO), Caputo está analisando alguns convites de outras legendas. “Estou estudando o melhor caminho”, diz.

Questionado sobre os concorrentes – até o momento, sete pré-candidaturas circulam nos bastidores –, Caputo lançou a seguinte resposta: “Isso é balela e um pouco de firula. As pessoas aproveitam esse momento pra se projetar. Eu acho que isso [o processo eleitoral] vai se consolidar em duas ou três candidaturas”, afirma.

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Damato apresenta ‘alternativas’ ao Poder Judiciário para transferir animais

Entidade quer que terreno localizado em frente ao CCZ seja usado para abrigar cães e gatos

O prefeito Jair César Damato (PMDB) foi novamente questionado sobre a situação do abrigo de cães e gatos situado na Avenida Dr. Simão, Vila Tibiriçá. O imóvel continua gerando transtornos aos vizinhos, a começar pela falta de uma estrutura adequada para coletar os detritos dos cerca de 150 animais que vivem no local.

Logo que assumiu a prefeitura, Damato iniciou a construção do muro do canil. O início das
obras renovou as esperanças da APRAPI, que há anos luta para proporcionar um espaço
adequado aos animais abandonados. Três anos depois, contudo, o terreno - já murado -
foi transformado em ponto de triagem de lixo (FOTO: Arquivo Expresso Piraju)

Objeto de denúncia no Ministério Público, o caso é acompanhado de perto pela Associação Protetora dos Animais de Piraju (APRAPI), que também já recorreu ao Poder Judiciário para solicitar, entre outras coisas, a desativação imediata do abrigo e a transferência dos animais para um espaço apropriado.

Segundo informações, a associação chegou a solicitar a utilização temporária do Parque do Dourado para abrigar os cães e gatos. A opção, porém, foi descartada pelos voluntários, que passaram a brigar para que o terreno situado em frente ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) seja transformado em canil, conforme acordado na gestão do ex-prefeito Francisco Rodrigues (PP).

De acordo com os voluntários da APRAPI, a proximidade do canil com o CCZ é estratégica, principalmente sob o aspecto médico. Qualquer problema poderia ser resolvido de forma rápida – comodidade que dificilmente existiria caso a associação ainda estivesse mantendo a proposta do parque.

Em entrevista a uma emissora de rádio, Damato disse que iria enviar ao Poder Judiciário algumas “alternativas” de abrigo. Segundo ele, as opções foram encontradas para resolver de uma vez por todas o problema. “É bom lembrar que isso não é uma mexida simples de peça ou uma canetada. Qualquer tipo de ação por parte da prefeitura deve respeitar as leis”, relata.

O prefeito prometeu anunciar as propostas ainda essa semana.

domingo, 26 de julho de 2015

Avaliação psicológica indefere 15 candidaturas; aprovados entram na fase eleitoral

Regras da campanha serão apresentadas na semana que vem

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) divulgou a lista dos candidatos aprovados na avaliação psicológica do processo seletivo destinado à contratação de conselheiro tutelar. Dos 27 avaliados, 15 foram reprovados.

Segundo informações, os candidatos que não passaram nessa fase podem ingressar com recurso a partir desta segunda-feira, 27, das 8h30 às 14h30, na sede do Departamento de Ação Social (DEASO), localizado na Avenida das Acácias, 100. O prazo expira amanhã.

Já os 12 aprovados (lista abaixo) têm compromisso marcado no dia 4 de agosto, às 13h. Na oportunidade, a comissão responsável pelo processo seletivo apresentará as regras da campanha eleitoral. A reunião ocorrerá no DEASO. Depois dessa etapa, os inscritos terão dois meses para fazer campanha. A eleição acontecerá no dia 4 de outubro.

CANDIDATOS APROVADOS

- Ariane Conceição Rodrigues
- Bárbara Ribeiro Carrasco
- Camilla Marques
- Claudia Regina Borella Miranda
- Elaine Christina Pereira Alves
- Eliezer Augusto de Souza
- Ivan Carlos Moreira Fogaça de Almeida
- Luiz Américo Soares
- Marisa Aparecida Sanches
- Neila Christina Schimdt Garofalo Wolf
- Rosemary Martins Trajano
- Wendel Suélio Couto

Polícia registra várias ocorrências de trânsito no final de semana

Quatro pessoas precisaram de atendimento no pronto-socorro

Ao todo, seis ocorrências de trânsito foram registradas pela Polícia Militar nesse final de semana. O primeiro caso aconteceu na madrugada de sexta-feira, 24, na Av. Dr. Simão, Vila Tibiriçá. Um motociclista de 26 anos, residente no Conjunto Augusto Morini, ficou com várias lesões pelo corpo após cair do veículo. Ele foi socorrido por populares e encaminhado ao hospital.  O condutor ficou em observação.

A segunda ocorrência foi registrada horas depois no cruzamento da Praça Ataliba Leonel com a Rua Joaquim Teotônio de Araújo, Centro. Segundo informações, uma moto atingiu a traseira de uma moto. Uma mulher de 22 anos, que estava conduzindo um dos veículos, precisou de atendimento no pronto-socorro.

No dia seguinte, por volta das 17h, a PM registrou uma ocorrência semelhante no mesmo endereço. Ao contrário do caso anterior, porém, o acidente envolveu dois automóveis. Segundo a polícia, a ocorrência não deixou vítimas, apenas danos materiais de pequena monta.

Um menor de 17 anos foi flagrado pela polícia dirigindo um automóvel na Rua Sebastião do Val, Vila São Pedro. O caso aconteceu na madrugada deste domingo, 26, o responsável pelo veículo, que estava no banco do passageiro, disse que estava ensinando o menor a dirigir. O carro foi apreendido e levado ao pátio permissionário do DETRAN (Depto. Nacional de Trânsito).

Mais tarde, dois ocupantes de um carro ficaram levemente feridos após se acidentarem na Rua Rita Jesuína de Arruda, Vila Maria. O condutor disse que foi surpreendido por um veículo que apareceu na contramão de direção. Para evitar a colisão, ele jogou o carro em direção ao acostamento. Durante a ocorrência, a polícia descobriu que o motorista era desabilitado. O veículo foi apreendido.

Por volta das 19h, a PM flagrou dois motociclistas cometendo infrações de trânsito na Rua 13 de Maio, Centro. Os condutores foram abordados e revistados. Um deles reside em Bernardino de Campos e estava com a carteira de habilitação suspensa, motivo pelo qual a moto foi apreendida. Já o segundo motociclista foi liberado pela Polícia Civil.

Um automóvel atingiu um carro que estava devidamente estacionado na Rua Major Mariano, Centro. A ocorrência foi registrada aproximadamente às 23h. O acidente não deixou vítimas.

ORDEM JUDICIAL

Na última sexta-feira, um menor de 15 anos, morador do Conjunto Ovídio Rodrigues Tucunduva Júnior, foi levado para a Fundação Casa a pedido do Poder Judiciário. Segundo informações, ele foi apreendido por furto qualificado.

sexta-feira, 24 de julho de 2015

População do Centro passará a ser atendida em outros PSFs

Redistribuição promovida pela prefeitura desagradou inúmeras famílias

A partir do dia 3 de agosto, os moradores do Centro serão atendidos em outras unidades do Programa Saúde da Família (PSF). Segundo o Departamento de Saúde (DESAU), as famílias foram redistribuídas em três postos: PSF São José, PSF Jurumirim e PSF São Pedro.

Tonini concedeu entrevista à TV Tem para explicar a mudança (FOTO: Reprodução Expresso Piraju)

Aprovada pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS), a medida fará com que a unidade do Centro passe a atender apenas os moradores da zona rural. A população residente em chácaras, sítios e fazendas é superior a duas mil pessoas, conforme dados apresentados pela prefeitura a pedido do Expresso Piraju.

Até então, o atendimento é prestado num imóvel alugado pela prefeitura. A sede oficial do PSF está sendo construída na Rua 13 de Maio. De acordo com informações, a obra está paralisada por falta de repasse do governo federal. O prazo contratual para entrega da unidade expira em março do ano que vem.

Com a redistribuição, a prefeitura espera oferecer um atendimento mais eficiente às pessoas que residem na zona rural, seja na própria unidade como também nas visitas domiciliares que fazem parte da cartilha do programa. Segundo informações, são inúmeros os casos de pacientes que não conseguiram vaga no PSF pelo fato de a população da cidade estar mais próxima do posto.

Insatisfeito com a medida, um grupo de moradores do Centro colheu assinaturas para suspender a determinação. Segundo informações, o abaixo-assinado já foi apresentado à prefeitura. Por ora, a decisão da prefeitura continua valendo.

Em entrevista à imprensa, a diretora do DESAU, Cristiana Tonini, afirmou que o planejamento em torno da redistribuição levou em conta o bem-estar do usuário, e que uma comissão foi constituída para avaliar os impactos da medida.

Por conta da mudança, parte da população atendida pelo PSF Jurumirim, que abrange a região do Jardim Ana Cristina, foi transferida para o PSF Cantizani.

quinta-feira, 23 de julho de 2015

CEO 3 oferecerá o dobro de procedimentos, garante coordenadora

Município passará a receber mais pelos serviços prestados na área de saúde bucal

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) aprovou o credenciamento de Piraju no tipo 3 do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Segundo informações, a medida permitirá o aumento do número de consultas, bem como a qualificação dos atendimentos.

Sarah Rondina, coordenadora de saúde bucal
(FOTO: Expresso Piraju)
De acordo com a coordenadora de saúde bucal do Departamento de Saúde (DESAU), Sarah Rondina, a adesão trará vários benefícios ao município. “Praticamente está quase dobrando cada atendimento. Com isso, vai facilitar o atendimento de especialidades. Isso significa que o tempo de espera vai ser curto”, diz.

Segundo dados da prefeitura, os 350 procedimentos realizados atualmente no município via CEO 2 serão elevados a mais de 600 tão logo o Ministério da Saúde autorize a mudança. Atualmente, a prefeitura recebe R$ 11 mil por mês para executar os serviços. Assim que o CEO 3 for implantado, o valor passará a ser de R$ 19.250,00.

O DESAU espera que, até o final desse mês, o novo formato do programa já esteja em funcionamento. Até lá, o departamento continuará focado na reforma e ampliação do espaço utilizado pelo CEO, que fica no Centro de Especialidades Médicas (Postão). A obra também contempla o laboratório de próteses dentárias.

Nos seis primeiros meses desse ano, o número de consultas agendadas quase atingiu a quantidade de atendimentos oferecidos durante todo o ano passado. 

A previsão é de que o CEO 3 passe a funcionar no final desse mês (FOTO: EP)

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Prefeitura espera que, até o final do ano, empresa recupere atraso

Diretora diz que administração está tecnicamente afinada com os responsáveis pela execução da obra

Até o final desse ano, a prefeitura de Piraju espera que a empresa H. Aidar conclua os três primeiros quarteirões do projeto de revitalização do centro comercial. Iniciada em fevereiro desse ano, a obra está sendo custeada com recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (DADE), pasta do governo paulista.

Depois das intervenções nas redes de água e esgoto, a empresa iniciou a colocação do
piso intertravado na Rua Carlos de Campos  (FOTO: Expresso Piraju)


Clique no link abaixo e confira a matéria completa

terça-feira, 21 de julho de 2015

Lixo orgânico deixará de ser coletado na região central, avisa prefeitura

Funcionários que trabalham no setor fizeram o pedido à administração

A partir do dia 26 desse mês, a coleta do lixo orgânico deixará de ser feita aos domingos na região central da cidade de Piraju. Anunciada pelo Departamento de Agricultura e Meio Ambiente (DEAMA), a medida será implantada em caráter experimental.

Clique no link abaixo e confira a matéria completa.

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Scarcella faz apelo para melhorar espaço utilizado por crianças e jovens

Músico diz que está recendo doações de tintas; objetivo é renovar o ambiente dos ensaios

O regente da Banda Infanto-Juvenil Valêncio Ferreira de Campos, Luis Fernando Scarcella, publicou um apelo nas redes sociais. Segundo ele, o espaço utilizado pelos músicos, localizado no Centro de Exposições Pref. Cláudio Dardes (FECAPI), precisa de melhorias.

Clique no link abaixo e confira a matéria completa

Candidatos à eleição do Conselho Tutelar serão conhecidos no sábado

No momento, os aspirantes ao cargo estão na fase de avaliação psicológica

A lista dos candidatos que estarão aptos a participar da eleição do Conselho Tutelar de Piraju será divulgada no próximo sábado, 25. A informação foi divulgada pelo presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Leonardo Tonon.

Clique no link abaixo e confira a matéria completa

domingo, 19 de julho de 2015

Canoístas de Piraju conquistam medalha de prata no Canadá

Apenas a mato-grossense Ana Sátila conquistou o primeiro lugar no pódio

A delegação brasileira de canoagem slalom conquistou cinco medalhas nos Jogos Pan-Americanos que estão ocorrendo em Toronto, no Canadá. Conforme divulgado pelo Expresso Piraju, as semifinais e finais ocorreram neste domingo, 19.

Anderson Oliveira e Charles Correa seguram as medalhas de prata (FOTO: Bruno Miani)

Ana Sátila, 19, uma das grandes revelações da modalidade, subiu no pódio duas vezes. A mato-grossense conquistou ouro e prata nas modalidades canoa e caiaque, respectivamente. Pedro Henrique Gonçalves da Silva, o Pepê, 22, ficou com a prata no K1 masculino (caiaque).  A dupla Charles Fernando Correa, 22, e Anderson Oliveira, 23, que competiu no C2 (canoa para duas pessoas) também ficou em segundo lugar.

Em Piraju, terra natal de Pepê, Charles e Anderson, muitas pessoas acompanharam as provas. Nas redes sociais, os atletas receberam mensagens de apoio antes, durante e depois da competição.

Até o momento, o Brasil obteve 99 medalhas nos Jogos Pan-Americanos. A delegação conta com 600 atletas divididos em 46 modalidades. O evento está programado para terminar no dia 26 desse mês.

Charles Correa também ficou em segundo lugar (FOTO: Bruno Miani)

Canoístas estão classificados para as semifinais do Pan em Toronto

Pepê tem grandes chance de ficar no lugar mais alto do pódio

A equipe brasileira de canoagem slalom conseguiu avançar nas semifinais dos Jogos Pan-Americanos de Toronto. Ontem, 18, os atletas fizeram o melhor tempo na maioria das provas da modalidade. Neste domingo, os canoístas Pedro Gonçalves, o Pepê (foto) e a dupla Charles Correa e Anderson Oliveira participarão das semifinais e finais da categoria. Pepê tem grande chance de trazer o ouro para o Brasil, já que ontem fez o melhor tempo no K1 Masculino. Boa sorte a todos! É sempre bom destacar que esses canoístas iniciaram suas carreiras na escolinha de canoagem de Piraju.

Natural de Piraju, Pepê é uma das promessas do Brasil em Toronto (FOTO: CBCA)

sábado, 18 de julho de 2015

Iluminação pública: prefeitura prepara nova concorrência

Prefeito explica por que o município não aderiu à licitação da AMVAPA

Em breve, a prefeitura de Piraju deve colocar novamente em licitação os serviços de manutenção da iluminação pública. Desde março, a empresa Proerge Engenharia vem realizando os trabalhos que passaram a ser de responsabilidade dos municípios, conforme resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).  

Cerca de 150 mil lâmpadas são substituídas por mês
na cidade (FOTO: Expresso Piraju)
De acordo com o prefeito Jair César Damato (PMDB), a administração não possui recursos materiais e técnicos para fazer jus à determinação, motivo pelo qual não há outra saída senão transferir a execução dos serviços à iniciativa privada. Segundo ele, cerca de 150 lâmpadas são substituídas por mês na cidade.

Questionado sobre a ausência de Piraju na licitação coletiva encampada pelo Consórcio Intermunicipal do Alto Vale do Paranapanema (AMVAPA), o prefeito disse que o município antecipou-se à concorrência do grupo. “A nossa [licitação] deve ocorrer nos próximos dias. Não temos nada contra a AMVAPA. Vamos torcer para que, quem vença, faça um trabalho a contento”, diz.

A licitação do consórcio abrange pouco menos da metade dos municípios que integram o bloco. As prefeituras que não aderiram ao rateio já assumiram o serviço por conta própria ou conquistaram liminar na Justiça para escapar da determinação da ANEEL.

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Internautas querem que vereadores de Piraju reduzam o próprio salário

Mobilização está marcada para ocorrer em setembro na Câmara Municipal

Batizado de “Redução do salário dos políticos de Piraju”, o grupo criado no Facebook pretende, no dia 7 de setembro, pressionar os vereadores municipais no sentido de que reduzam o próprio vencimento. A mobilização já conta com a confirmação de 142 pessoas.

No detalhe, trecho da última resolução que majorou
o vencimento dos parlamentares
Motivados pela pressão popular que conseguiu diminuir o subsídio dos parlamentares de Santo Antonio da Platina (PR), os internautas dizem que “não é justo a população sofrida de Piraju trabalhar duro para conquistar as coisas, enquanto os políticos trabalham uma vez por semana e recebem salários milionários”. No grupo, até o filho de um vereador se manifestou favorável à redução.

A exemplo do que ocorreu no Paraná, o grupo pretende brigar pelo nivelamento do subsídio dos parlamentares em R$ 970,00. Atualmente, os vereadores recebem R$ 3 mil por mês. Já o presidente e os dois secretários ganham R$ 4 mil e R$ 3.300,00, respectivamente, conforme resolução aprovada em dezembro de 2011 e válida até o ano que vem (imagem).

Embora tenha sido criado com o propósito de pressionar apenas a Câmara, o grupo poderá exigir o mesmo tipo de atitude do Executivo.

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Bairro de Piraju registra alto número de gatos mortos por envenenamento

Polícia Civil será acionada para investigar o caso; protetores de animais estão reunindo provas

Mais de dez gatos foram mortos, a maioria por envenenamento, no Bairro Codespaulo. Um dos animais estava com sinais de espancamento. A autoria do crime ainda é desconhecida. O caso veio à tona na manhã desta quinta-feira, 16.

Foto mostra um dos gatos que foram mortos no bairro
(FOTO: APRAPI)
A Associação Protetora dos Animais de Piraju (APRAPI) está reunindo informações para registrar o caso na Polícia Civil. De acordo com a entidade, qualquer informação que possa levar ao responsável pelas mortes deve ser repassada às autoridades competentes.

“A gente pede que as denúncias sejam feitas no (14) 99846-2420 ou diretamente na Polícia Militar, no telefone 190. No último final de semana, duas gatas saudáveis e castradas foram envenenadas no Jardim São Lourenço. Segundo informações, os animais provavelmente ingeririam chumbinho”, diz um dos voluntários da associação.

A entidade e os proprietários dos animais que foram mortos esperam que a polícia investigue o caso e, se possível, puna o responsável pelos envenenamentos. Vale destacar que, se além do animal, o veneno afetar alguma pessoa, o crime pode ser tipificado como tentativa de homicídio.

Prefeitura espera economizar R$ 300 mil com regime de contenção

Medida adotada no início desse mês pode superar as expectativas da administração

No início desse mês, o prefeito de Piraju, Jair César Damato (PMDB), publicou dois decretos que dispõem sobre medidas de contenção de despesas no âmbito da administração municipal. Uma das principais alternativas afetou o horário de funcionamento das repartições públicas.

Jair César Damato (FOTO: Expresso Piraju)
Em entrevista concedida à imprensa, Damato disse que o regime de contenção, programado para durar 90 dias, poderá gerar uma economia de R$ 300 mil aos cofres públicos. “Esse valor não é suficiente, mas, nesse momento onde você tem uma queda vertiginosa dos repasses federal e estadual, isso vem nos auxiliar”, afirma.

Segundo o prefeito, o momento é de “resistência”, a começar pela impossibilidade de o orçamento municipal ser executado em função da falta de verbas. Em meio a tudo isso, a administração vem lidando com outra despesa: os mandados judiciais para entrega de medicamentos. De acordo com informações, os gastos mensais têm sido de aproximadamente R$ 50 mil.

Ainda segundo Damato, nos primeiros cinco meses desse ano, o município recebeu R$ 2,5 milhões a menos em comparação com o mesmo período do ano passado. A falta de repasses também atingiu em cheio o ritmo de algumas obras financiadas com recursos externos. 

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Damato diz que críticos devem apresentar ‘alternativa’

Internautas alegam que comércio em rua da Vila Tibiriçá gerará transtornos

O prefeito Jair César Damato (PMDB) foi entrevistado pela rádio Eduvale FM para comentar as manifestações contrárias à implantação da Feira da Lua na Rua Henrique Arthidoro Nardini, Vila Tibiriçá. As críticas foram divulgadas nas redes sociais.

Jair César Damato (FOTO: Expresso Piraju)
Conforme divulgado pelo Expresso Piraju, a feira será realizada todas às sextas-feiras, sempre das 16h às 22h. Segundo a prefeitura, o comércio ocorrerá a título experimental a partir da próxima sexta-feira, 17.

Desde que a notícia veio à tona, vários internautas publicaram mensagens a respeito do assunto. No entendimento de alguns moradores do bairro, a feira colocará em risco a tranquilidade da rua. Outro argumento diz respeito ao trânsito de veículos, que precisará ser alterado nos dias feira, a exemplo do que acontece todas as quartas-feiras na Praça Ataliba Leonel, Centro.

De acordo com Damato, a implantação da feira no local foi solicitada por moradores da Vila Tibiriçá e bairros adjacentes. “Quem pediu a feira foi a população, e nós levamos isso em consideração. Pedimos que as pessoas que têm uma visão contrária que apontem os motivos e que tragam uma outra alternativa”, diz.

Ainda segundo ele, “as pessoas precisam entender que é preciso experimentar”.

terça-feira, 14 de julho de 2015

Menor é surpreendido pela Polícia Militar no Jardim Jurumirim

Ele tentou dispensar uma porção de maconha assim que a viatura apareceu no bairro

Um menor de 17 anos foi flagrado comercializando porções de maconha no Jardim Jurumirim. A ocorrência foi registrada pela Polícia Militar na noite de ontem, 13. Segundo informações, a polícia chegou até o infrator após receber denúncias anônimas.

Quando a viatura chegou ao local indicado, o menor foi visto entregando um objeto suspeito a um motociclista. O condutor da moto conseguiu fugir. Já o menor foi abordado pelos policiais. Ele chegou a dispensar algumas porções de maconha para não ser flagrado com a droga. Com o infrator, a PM encontrou aproximadamente R$ 500,00 em notas trocadas.

A polícia conduziu o menor até o plantão policial. O Conselho Tutelar acompanhou a ocorrência a liberação do menor.

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Diretores da prefeitura respondem ouvinte da Eduvale FM

Moradora procurou a emissora para expor dois problemas no Conjunto José Maria Arbex

Na última sexta-feira, 10, uma moradora entrou em contato com a rádio Eduvale FM para reclamar da falta de garis na Praça Maria Buchler, localizada no Conjunto José Maria Arbex.

De acordo com ela, a limpeza não é realizada há cerca de um mês. “É uma praça bonita, mas está muito suja. Já faz tempo que está assim”, diz. Ainda segundo a moradora, a prefeitura apenas tem feito a manutenção da iluminação do local.

Outra queixa de Zilda diz respeito ao trânsito. De acordo com a ouvinte, os alunos que frequentam a Escola Estadual Mônica Bernabé Garrote correm o risco de ser atropelados no horário de entrada e saída das aulas. A moradora acredita que uma lombada na Rua Prof. Camilo Golfieri resolveria o problema.

O diretor do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente (DEAMA) foi procurado para comentar a reclamação. Mariano Ribeiro informou que a limpeza não estava sendo feita porque o jardineiro responsável pela praça encontrava-se em férias. Segundo ele, o serviço será normalizado até amanhã, no máximo.

Com relação à lombada, o diretor do Departamento de Trânsito e Fiscalização (DETRAF), Reynaldo Caramaschi, disse que a implantação do obstáculo depende de recursos. De acordo com o responsável pela pasta, a colocação de lombada na Rua Prof. Camilo Golfieri já foi aprovada pelo Conselho Municipal de Trânsito.

domingo, 12 de julho de 2015

Lavrador usa faca e picareta para ameaçar morador da Vila Santo Antônio

Os objetos foram apreendidos pela polícia; acusado responderá pelo crime em liberdade

Um lavrador de 26 anos é acusado de ameaçar um autônomo da Vila Santo Antônio. O caso aconteceu no final da noite de sábado, 11. Segundo a vítima, as ameaças foram feitas sem nenhum motivo.

De acordo com a Polícia Militar, o lavrador foi até a casa do autônomo munido de uma faca. Os dois discutiram e trocaram agressões físicas. Segundo a polícia, os vizinhos interviram e retiraram a faca do homem. O lavrador fugiu antes da chegada da PM.

Logo que os policiais saíram do local, o lavrador retornou à casa do autônomo. Com uma picareta, ele efetuou alguns golpes no portão da residência. A polícia foi novamente acionada. Os militares conseguiram abordar o lavrador, que foi levado ao plantão policial para prestar esclarecimentos.

Ele responderá em liberdade pelo crime de ameaça. A Polícia Civil apreendeu a faca e a picareta.

OUTROS REGISTROS

Além dessa ocorrência, a Polícia Militar registrou duas infrações de trânsito. A primeira ocorreu na Praça Ataliba Leonel, Centro. Um automóvel foi apreendido por estar com o licenciamento vencido. Já a segunda ocorrência aconteceu na Av. Dr. Simão, Vila Tibiriçá. Três motos foram recolhidas por problemas de documentação. Num dos casos, o condutor não tinha habilitação para dirigir. Outra irregularidade verificada pelos policiais diz respeito ao lacre do emplacamento, que estava violado. 

sábado, 11 de julho de 2015

Decreto assinado pelo prefeito cria Feira da Lua no Distrito de Tibiriçá

Produtos serão comercializados todas às sextas-feiras na Rua Arthidoro Nardini

O prefeito Jair César Damato (PMDB) publicou decreto que institui a Feira da Lua no Distrito de Tibiriçá do Paranapanema. Prevista para ocorrer a título experimental, a feira será realizada na Rua Arthidoro Nardini, sempre às sextas-feiras, das 16h às 22h.

O decreto dispõe que as barracas poderão comercializar produtos hortifrutigranjeiros e alimentícios, como pastel, churros, sorvete, caldo de cana, etc. De acordo com a prefeitura, somente bebidas destiladas produzidas de forma artesanal poderão ser vendidas. Não será permitida a comercialização de doses. Já as bebidas fermentadas, como cerveja e chope, poderão ser vendidas em copos plásticos.

Segundo Damato, a feira estará aberta à participação de vendedores da comarca de Piraju. “Os interessados em participar da Feira da Lua deverão requerer a devida autorização do Departamento de Trânsito e Fiscalização, a quem competirá a delimitação e acompanhamento da feira, desde o seu início até o término, adotando as providências necessárias ao seu bom funcionamento”, diz o artigo 3º do decreto.

A data de inauguração da Feira da Lua será divulgada pela prefeitura.

BEM SUCEDIDA

Desde que saiu do papel, em outubro de 2009, a Feira da Lua realizada na Praça Ataliba Leonel, Centro, tem atraído a atenção de inúmeros consumidores. A proposta caiu definitivamente no gosto popular. A julgar pela boa aceitação dos moradores que frequentam a região central da cidade todas as quartas-feiras, a Feira da Lua no Distrito de Tibiriçá tem tudo para deslanchar.

Se a nova proposta vingar, a cidade passará a ter três feiras distribuídas ao longo da semana: às quartas, na Praça Ataliba Leonel; às sextas, na Tibiriçá; e aos domingos, no Jardim Jurumirim. 

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Corrida 9 de Julho e Caminhada da Estância atraem dezenas de pessoas no feriado estadual

Diretor da área esportiva do município diz que eventos incentivam a promoção à saúde

Cerca de 80 pessoas participaram da 1ª Corrida 9 de Julho e da segunda edição da Caminhada da Estância. Promovido pelo Departamento de Esportes e Lazer (DEEL) em parceria com a iniciativa privada, o evento contou com um percurso de aproximadamente 6 km.

Apesar do número de participantes ter sido menor em relação ao evento passado, realizado em maio, a prefeitura ficou satisfeita com o resultado das atividades. Segundo o diretor do DEEL, Luciano Crespo, “Foi um público bom. A gente ficar feliz por ver o resultado. Se possível, a gente vai continuar colocando a corrida no nosso calendário. Isso só incentiva a população a cuidar da própria saúde”, diz.

Conforme divulgado, todos os corredores ganharam uma medalha de participação. Já os três primeiros colocados das setes categorias receberam um troféu.

CONFIRA O RESULTADO DA CORRIDA

Vencedor da categoria veterano (FOTO: Expresso Piraju)

Categoria veterano (acima de 56 anos)

1. Pedro Nunes Ferreira – 24’17’’

Vencedores da categoria de 45 a 55 anos (FOTO: Expresso Piraju)

Categoria de 45 a 55 anos

1. Ismael Ferreira – 23’08’’
2. Waldeizo Caputo – 25’37’’
3. Sebastião Lopes – 26’32’’

Vencedores da categoria de 36 a 45 anos (FOTO: Expresso Piraju)

 Categoria de 36 a 45 anos

1. Rodrigo Motta Cassanho – 25’09’’
2. Leandro Nicolau Ferreira – 27’37’’
3. Carlos Eduardo Belotti – 28’53’’

Vencedoras da categoria feminino (FOTO: Expresso Piraju)

Categoria feminino (15 a 35 anos)

1. Emanuelle caramaschi Silva – 30’27’’
2. Simone Ladeira – 32’23’’
3. Aniele Costa Maruchi – 34’25’’

Vencedores da categoria masculino (FOTO: Expresso Piraju)

 Categoria masculino (15 a 35 anos)

1. Mateus Henrique Móia – 22’07’’
2. Paulo Edson Germano – 22’58’’
3. Diego da Silva Brandão – 23’00’’

Vencedoras da categoria geral feminina (FOTO: Expresso Piraju)

Categoria geral feminina

1. Maria Hortência – 26’32’’
2. Andréia Brassero – 28’53’’
3. Natália Nunes Garcia – 29’36’’

Vencedores da categoria geral masculina (FOTO: Expresso Piraju)


Categoria geral masculina

1. Murillo Zampieri – 20’40’’
2. João Otávio Correa – 21’07’’
3. Ricardo Teixeira – 21’27’’

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Vereador diz que rua sem saída está sendo usada como motel a céu aberto

Serginho da Rádio espera que a Polícia Militar realize patrulhamento no local

O vereador Serginho da Rádio (PMDB) denunciou uma situação que está gerando transtornos aos moradores do Residencial Maria Gonçalves da Motta. Segundo ele, a Rua Benedito Hugler Neto está sendo usada como motel a céu aberto. O parlamentar falou sobre o assunto na sessão dessa semana da Câmara Municipal.

Serginho da Rádio (FOTO: Expresso Piraju)
De acordo com o vereador, os frequentadores do local chegaram a danificar os postes de iluminação. Na tribuna, Serginho fez uma cobrança à Polícia Militar. “A coisa mais fácil do mundo é pegar quem está lá. A rua não tem saída. É só chegar sem o giroflex ligado, às três horas da manhã”, diz. Segundo ele, é comum encontrar peças íntimas espalhadas pelo local.

O discurso do vereador provocou riso entre seus colegas de Casa. A reação veio à tona após Serginho declarar que esteve no local em mais de uma oportunidade. Na última visita, ocorrida por volta das 5h, ele flagrou cinco automóveis.

Ex-diretor do Departamento de Saúde morre aos 74 anos

Médico faleceu na própria residência; há cerca de dois meses, ele passou por uma cirurgia

O médico Wandercy Bérgamo, 74, foi enterrado nesta quarta-feira, 8, no Cemitério Municipal Pe. Luiz Menezes Bueno. Segundo informações, o profissional morreu em casa, na Vila Cantizani, após sofrer um infarto. Ele deixa quatro filhos e a esposa Zenaide Stolses Bérgamo.

Wandercy Bérgamo passou os últimos anos da sua
vida trabalhando como professor universitário
Nascido em Paraguaçu Paulista, Wandercy graduou-se em Medicina pela UNIFESP. Nas administrações dos ex-prefeitos Chico Pipoca (PP) e Maurício Pinterich (PSDB), ele atuou como diretor do Departamento Municipal de Saúde. Ainda em Piraju, o médico atuou como diretor clínico da Sociedade de Beneficência.

Nos últimos anos, Bérgamo estava atuando como professor na Universidade de Marília (UNIMAR). Ele lecionava medicina legal. Por conta de uma cirurgia no coração, realizada há cerca de dois meses, o profissional estava afastado da academia. Mesmo longe da docência, porém, o médico nunca deixou de lado o apreço pelos estudos.

Além de ter sido agraciado com o título de cidadão pirajuense e com a recém instituída Medalha Ataliba Leonel, Wandercy era membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

O velório do médico ocorreu no salão da Câmara Municipal de Piraju logo após a sessão ordinária de ontem, 7. Antes da reunião, os vereadores fizeram um minuto de silêncio em homenagem ao profissional. Um dos parlamentares definiu a morte de Bérgamo como uma “perda irreparável”.

terça-feira, 7 de julho de 2015

Sindicato dos Servidores Públicos cobra redução dos comissionados

Entidade afirma que administração gasta mais de R$ 120 mil com cargos de confiança

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Piraju publicou nesta terça-feira, 7, o conteúdo completo de um ofício protocolado na prefeitura. No documento, a entidade solicita a redução dos ocupantes de cargos de confiança em 50%.

No detalhe, trecho da postagem feita no perfil do
sindicato no Facebook
(REPRODUÇÃO: Expresso Piraju)
Atualmente, a administração conta com 36 comissionados. Pelos cálculos do sindicato, a folha de pagamento desses funcionários é superior a R$ 120 mil por mês. “Como se vê, os gastos com a remuneração dos cargos comissionados vêm prejudicando o andamento da máquina administrativa e comprometendo o erário público, seja no redirecionamento de verbas essenciais como saúde e educação, e no atraso de pagamento dos servidores concursados e sindicalizados”, informa o presidente do sindicato, Silvano de Matos Pereira.

No final do pedido, a entidade diz que encaminhará a situação ao Poder Judiciário caso a prefeitura não realize os cortes. O sindicato ainda publicou que “existe uma lista de 18 comissionados que serão demitidos para o bem das finanças da prefeitura”.

Prefeitura oferece atividades no período de férias escolares

Oportunidade estará disponível três vezes por semana; não é preciso fazer inscrição

O Departamento de Esportes e Lazer de Piraju inaugura na próxima segunda-feira, 13, o projeto Tô de Férias. A iniciativa consiste na oferta de atividades recreativas e esportivas a crianças e adolescentes durante o período de recesso escolar.

Centro de Lazer Dr. Luiz Ferreira de Oliveira
(FOTO: Expresso Piraju)
Segundo a monitora de esportes Juliane Ramos Garcia, a ação ocorrerá no Centro de Lazer Dr. Luiz Ferreira de Oliveira, Vila Cantizani, e é aberta a moradores de todos os bairros da cidade. “O projeto vai ser realizado na segunda, quarta e sexta, das 14h às 17h”, diz. Os interessados não precisam fazer inscrição.

Como o número de monitores é limitado, Garcia solicita que as famílias não deixem de acompanhar as crianças. No dia do evento, os responsáveis devem procurar os funcionários da prefeitura. Segundo ela, os participantes serão divididos por faixa etária.