sábado, 31 de outubro de 2015

Rio Paranapanema continua sendo poluído por esgoto

Emissão atinge local frequentado por canoístas; ambientalistas exigem providências

O movimento Panema Vivo denunciou novamente o descarte de esgoto no Rio Paranapanema, em Piraju. Segundo os ambientalistas, a poluição está ocorrendo na área usada pelos alunos da escola de canoagem slalom.


Imagens divulgadas pelo movimento não deixam dúvida quanto à poluição

A denúncia foi registrada em vídeo e publicada na página do movimento no Facebook (veja abaixo). As imagens mostram uma tubulação lançando esgoto no Paranapanema. “Enquanto levantam obeliscos bizarros, se omitem em relação ao rio.”, escreve o grupo. A menção aos obeliscos diz respeito à instalação de painéis publicitários em duas áreas da cidade.

Em dezembro do ano passado, o Expresso Piraju publicou a denúncia de um internauta que também flagrou descarte de esgoto no mesmo trecho (leia mais). Na oportunidade, o gerente da Sabesp, Edson de Almeida, informou que a poluição era oriunda de 800 residências cujo esgoto não estava sendo mandado para a estação de tratamento por conta da ausência de uma estação elevatória no Centro de Exposições Pref. Cláudio Dardes (FECAPI).

Almeida disse ainda que a obra estava dependendo do acerto de alguns “entraves burocráticos”. À época, o gerente preferiu não falar em prazo para a solução do problema.

A denúncia do Panema Vivo vem ao encontro de uma petição online que está coletando assinaturas para que o prefeito Jair César Damato (PMDB) e a Câmara Municipal, bem como a Sabesp, acabem definitivamente com a poluição (clique aqui).




Nenhum comentário: