terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Prefeitura alerta população sobre risco de enchente

Rio Paranapanema pode atingir o nível da ponte Eng. Nelson de Godoy

Na tarde desta terça-feira, 12, o diretor do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente (DEAMA) e coordenador da Defesa Civil, Mariano Ribeiro Filho, enviou ofício à imprensa para alertar a população de Piraju sobre o risco de enchente.

Parte da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) já está sofrendo com o
nível do Rio Paranapanema

Segundo ele, “[...] a vazão defluente da UHE Jurumirim (Duke Energy) deve variar hoje nessa tarde entre 800 a 1.200 m³/s, dependendo das condições meteorológicas. Sendo assim, as vazões defluentes da UHE Piraju (Votorantim) e UHE Paranapanema (ENEL) também sofrerão alterações acompanhando as vazões da UHE Jurumirim, podendo ser alterado ainda de acordo com as condições hidrometeorológicas e/ou elétricas do sistema de vazões”.

No ofício, Ribeiro afirma que os dados a respeito da situação dos reservatórios foram enviados pelas concessionárias de energia. O responsável ainda diz que “é importante que nesse momento os visitantes, pescadores e a população em geral atentem-se sobre os perigos de enchentes, pois os níveis das águas poderão sofrer variações repentinas a todo momento”.

Em entrevista concedida à rádio Eduvale FM, o diretor disse que não está descartada a inundação da ponte Eng. Nelson de Godoy, a exemplo do que aconteceu em 1983. Se isso acontecer, a passagem de pedestres e veículos ficará interditada.

Por conta dessa situação, a Defesa Civil está orientando as populações ribeirinhas para que já comecem a evacuar as propriedades. Segundo ele, os empreendimentos comerciais instalados no trecho urbano do Paranapanema também estão ameaçados. 

Nenhum comentário: