terça-feira, 25 de outubro de 2016

Abandono de cachorro motiva denúncia na Polícia Civil

Por estar debilitado, animal foi levado para uma clínica veterinária

A Associação Protetora dos Animais de Piraju (APRAPI) registrou nesta terça-feira, 25, denúncia de maus tratos contra uma moradora que abandonou um cachorro na Praça José Ataliba Leonel, Bairro Codespaulo. A denúncia foi protocolada na Polícia Civil, bem como no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Diante da indisponibilidade de vagas no CCZ, os voluntários decidiram levar o animal para
uma clínica particular (FOTO: Associação Protetora dos Animais de Piraju)

De acordo com o que foi apurado pela entidade, a denunciada desocupou a casa no último final de semana, deixando o animal sem água, alimentação e em condições insalubres. O caso veio à tona após a proprietária do cachorro ter se mudado sem avisar a dona do imóvel.

O chefe do CCZ, Marcelo Vieira, visitou a casa e constatou os maus tratos. Ele procurou resolver a situação no local, uma vez que o órgão não tem baias para receber novos animais. Como o cachorro estava bastante debilitado, a APRAPI resolveu levá-lo para uma clínica veterinária particular.

O artigo 32 da lei federal nº 9.605/98 diz que é crime praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. A pena para esse tipo de crime varia de três meses a um ano de detenção, além de multa.

Nenhum comentário: