sábado, 28 de janeiro de 2017

Mesmo após denúncia, animais continuam abandonados

Prefeito promete ‘atitude definitiva’ para resolver o caso

O chefe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Marcelo Vieira, visitou neste sábado, 28, a chácara onde dezenas de cães e gatos estão sofrendo maus tratos. O local fica no Bairro do Funil, zona rural de Piraju.

Na quarta-feira, a APRAPI encontrou o local repleto de fezes e urina (FOTO: Diego dos Reis)

O caso veio à tona na última quarta-feira, 25, após a Associação Protetora dos Animais de Piraju (APRAPI) receber uma denúncia anônima. Conforme divulgado, a entidade constatou diversas situações que configuram o crime. A denúncia já foi protocolada no CCZ e na Polícia Civil.

A pedido da APRAPI, Vieira esteve no local para acompanhar uma cidadã que se dispôs a levar doações de ração aos animais. O responsável encontrou o mesmo cenário de quarta-feira: animais entregues à própria sorte. Assim como no dia anterior, ninguém foi encontrado na propriedade.

Marcelo Vieira observa os animais
abandonados na chácara
(FOTO: APRAPI)
O chefe do CCZ garantiu que providenciará a castração dos animais. Ele também assumiu o compromisso de direcionar os cães e gatos para adoção. Nas redes sociais, Marcelo publicou que “dará toda atenção necessária” ao caso.

A resposta oferecida ao caso, porém, está longe de ser a ideal. No entendimento da APRAPI, a prefeitura deve retirar os animais da chácara, já que ninguém assumiu a responsabilidade pelo caso. Além disso, existe a possibilidade de os animais se dispersarem para procurar comida, o que pode gerar transtornos aos vizinhos e ainda colocar em risco a vida dos cachorros e gatos.

Outro ponto preocupante é o estado de saúde dos animais. Um filhote de cachorro foi resgatado pelos voluntários da APRAPI após apresentar quadro de desnutrição e verminose. Também preocupa os voluntários a reprodução dos animais. Recentemente, duas gatas deram criam no local.

O prefeito José Maria Costa (PPS) enviou mensagem à APRAPI a respeito da situação: “Já estou a par do caso. A informação é que a pessoa trabalha e deixou os animais aos cuidados de uma outra pessoa, mas o trato não está sendo cumprido. De imediato, nós vamos providenciar alimentos e água para os animais para na próxima semana tomarmos uma atitude definitiva”.

Nenhum comentário: