domingo, 16 de julho de 2017

Câmara avança na extinção do cargo de assessor jurídico

Medida irá atender orientação expedida pelo Ministério Público

Na última terça-feira, 11, o prefeito José Maria Costa (PPS) assinou a lei nº 3.980/17, que cria o cargo de procurador jurídico no quadro de servidores da Câmara Municipal.

Carga horária do procurador jurídico é de 20 horas semanais
(FOTO: Diego dos Reis/Arquivo Expresso Piraju)

Conforme divulgado pelo Expresso Piraju (leia mais), a criação do cargo segue orientação do Ministério Público. Para a Justiça, a função não deve ser desempenhada por assessor, mas sim por pessoa classificada em concurso público e, por consequência, efetivada no cargo.

Até então, a ocupação do posto compete única e exclusivamente à presidência da Casa. Os critérios se limitam à relação de confiança do presidente com o nome escolhido para atuar como assessor.

A criação do cargo é o passo que faltava para a Casa elaborar o concurso público e, com isso, atender a recomendação do MP. Segundo a lei, assim que o aprovado por investido no posto, a assessoria jurídica deixará de existir no quadro do Legislativo.

Agora, a Câmara deve preparar o edital do concurso, que estabelecerá as condições para a ocupação do cargo. Uma delas é que o candidato tenha formação em Direito e registro na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). 

Nenhum comentário: