sábado, 31 de março de 2018

Lavrador será julgado na próxima quarta-feira

Em 2014, ele desferiu mais de 10 golpes de facão num homem de 56 anos

A juíza de direito Danielle Camara Takahashi Consentino Grandinetti designou, para às 10h da próxima quarta-feira, 4, o julgamento do lavrador José de Jesus Saboia, 50. Ele é acusado de matar o também lavrador José Roberto Moreira, 56, mais conhecido como Golé.

José de Jesus Saboia (FOTO: Polícia Civil)

O crime ocorreu no dia 24 de novembro de 2014, por volta das 20h30, no sítio Bica de Pedra, Bairro Neblina. De acordo com o Ministério Público, Saboia desferiu 13 golpes de facão na vítima, que morreu na hora. O homicídio ocorreu na residência do réu.

Segundo a Justiça, o crime foi precedido por uma discussão entre os dois. Ambos estavam sob efeito de álcool. A vítima empurrou o acusado, que, ao se levantar, apoderou-se de um facão e golpeou José Roberto.

Na denúncia oferecida pelo Ministério Público, o réu é acusado de homicídio qualificado, praticado por motivo fútil e recurso que dificultou a defesa da vítima.

Saboia está preso desde o dia 1º de dezembro de 2014. Ele aguarda o julgamento no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Cerqueira César.

O réu será submetido a júri popular. Se condenado, o lavrador pode pegar de 12 a 30 anos de prisão em regime fechado.

sexta-feira, 30 de março de 2018

Cover do Iron Maiden abre encontro de motociclistas

Evento conta ainda com show de outras três bandas; entrada gratuita

A banda Children of the Beast, considerada um dos melhores tributos do Iron Maiden do mundo, abrirá o 1º Festival de Esportes Radicais e Moto Rock Festival. O show está programado para começar à 1h deste sábado, 31, no Centro de Exposições Pref. Cláudio Dardes (FECAPI).


Children of the Beast (FOTO: Children Of the Beast/Arquivo pessoal)

Realizado pelos Departamentos de Turismo e de Esportes e Lazer, o evento tem entrada gratuita. Segundo os organizadores, 20 motoclubes de São Paulo e de outros estados são esperados para o festival.

Outra atração é o Circuito Regional de Skate do Sudoeste Paulista 2018 (1ª etapa). A competição começou hoje, na pista da FECAPI, e se estenderá até domingo, sempre no período da tarde. O circuito é uma realização da Jow’s Underground.

PROGRAMAÇÃO

31 de março
1h – Children of the Beast (cover do Iron Maiden)
14h – Manobras radicais e Circuito Regional de Skate
20h – Elvyra, Lendários Urbanos e Destroyer (cover do Kiss)

1º de abril

14h – Manobras radicais e Circuito Regional de Skate


FOTO: Diego dos Reis/Expresso Piraju

quinta-feira, 29 de março de 2018

Secretário de Turismo participa de reunião na prefeitura

Pauta do encontrou versou sobre projetos, obras e recursos do DADE

O responsável pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, Fabrício Cobra Arbex, esteve ontem, 28, no gabinete do prefeito de Piraju, José Maria Costa (PPS). A visita ocorreu no período da tarde, após o secretário cumprir agenda em Timburi.


Na foto, Fabiano Amorim (vice-prefeito), José Maria Costa (prefeito) e Fabrício Arbex (secretário)
FOTO: Diego dos Reis de Oliveira/Expresso Piraju

Arbex foi recepcionado por diretores, assessores e atletas da canoagem slalom, que, no último final de semana, conquistaram 10 medalhas na Copa Brasil de Canoagem Slalom, ocorrida no Rio de Janeiro.


Autoridades locais e canoístas posam para foto com o secretário de Turismo
(FOTO: Diego dos Reis de Oliveira/Expresso Piraju)

Na oportunidade, o secretário foi questionado pela presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Malu Freitas, a respeito de assuntos pontuais. Um deles diz respeito à liberação, por parte do DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), de verba para custeio.

Segundo a conselheira, a ausência de recursos para objetos que não tenham relação com obras impede que o município, por exemplo, possa investir em publicidade. Malu destacou que a divulgação dos atrativos da estância é um dos gargalos do turismo local.

Sobre isso, Arbex informou que, no momento, a pasta não tem condições de autorizar esse tipo de investimento. “A lei estadual permite que até 15% [das verbas do DADE] sejam usados em serviços. Hoje, a secretaria não tem estrutura para atender convênios de serviços. Desde que eu assumi, em setembro, eu tenho trabalhado pra deixar isso pronto. Eu entendo que os serviços são importantes para divulgar o turismo da cidade”, relata.

O secretário disse que o governo estuda uma lista de serviços que poderão ser financiados com recursos estaduais. O trabalho está sendo planejado com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. “Isso é uma prioridade que nós colocamos desde a nossa chegada [na secretaria].”

RANKING

Outro ponto tratado por Arbex refere-se à lei estadual sancionada em abril de 2015 pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB). A medida estabelece um ranking dos municípios que detêm o título de estância. De acordo com a lei, as cidades podem perder o status caso não promovam ações que justifiquem a permanência do título.

O secretário disse que a lei não será aplicada tão cedo, a começar pelo fato de a medida não ter sido regulamentada. Arbex garantiu que, assim que isso for feito, os municípios terão pelo menos dois anos para se adequar aos critérios do governo paulista.

CICLOFAIXA

Recentemente, a prefeitura recebeu determinação do DADE para que a ciclovia, implantada na gestão do ex-prefeito Jair César Damato (PMDB), seja apagada pela administração, uma vez que o projeto, referente à verba de 2015, não foi executado de acordo com a legislação.

José Maria espera que o secretário convença o DADE a não levar adiante essa exigência. Segundo o diretor do Departamento de Engenharia, Samuel Maria, a maior parte da ciclovia será apagada de forma natural, apenas com a ação do tempo. Já o restante, de acordo com ele, será suprimido com obras de recapeamento asfáltico.

O secretário prometeu apresentar as alegações da prefeitura ao corpo técnico do DADE.

CETESB

A presidente do COMTUR expôs ao secretário uma situação que, até hoje, impede que o município invista no trecho de corredeiras do Rio Paranapanema. Trata-se da implantação de um trapiche na região da Garganta do Diabo, de forma a garantir acesso da população local e dos turistas ao trecho não represado do rio.

Segundo Malu, a obra só não foi apresentada ao DADE porque o departamento exige licença ambiental da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). A conselheira disse que o pedido foi protocolado no primeiro semestre de 2017, e até hoje não recebeu qualquer manifestação por parte do órgão.

Arbex orientou o COMTUR a apresentar o projeto ao DADE para que, num segundo momento, a secretaria possa fazer “uma força-tarefa para entender o que está faltando”, de forma a fazer com a licença seja expedida “dentro dos conformes da lei”.

ELEIÇÕES

Em abril, Arbex deve deixar a secretaria para lançar sua pré-candidatura a deputado federal pelo PSDB. “Isso é um pedido que o partido tem feito pra mim. Vamos analisar no momento oportuno”, diz. 


Fabrício Cobra Arbex durante entrevista à imprensa
(FOTO: Diego dos Reis de Oliveira/Expresso Piraju)

quarta-feira, 28 de março de 2018

A ferida de hoje e a ferida de amanhã

Diego dos Reis de Oliveira

Por volta das 17h45 desta quarta-feira, 28, uma moradora foi até minha casa. Ela tinha acabado de flagrar um gato com um enorme ferimento na cabeça. O animal estava numa árvore localizada na Rua Major Diogo Goulart, altura do número 98, no Jardim Jurumirim.

FOTO: Diego dos Reis de Oliveira

A cidadã entrou em contato comigo por saber que atuo como voluntário na Associação Protetora dos Animais de Piraju (APRAPI). Preocupada, a cidadã perguntou se eu poderia acionar o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), uma vez que ela estava sem celular.

Ao ser informado que o gato estava a alguns metros da minha casa, lancei-me imediatamente em direção ao local. Assim que constatei a veracidade do caso, telefonei para o chefe do CCZ, Marcelo Vieira.

Ele estava na Vila Tibiriçá – praticamente do outro lado da cidade –, socorrendo um cachorro que fora vítima de atropelamento. Vieira foi enfático ao dizer que as veterinárias do CCZ suspenderam o atendimento médico fora do horário de expediente porque a prefeitura não está pagando hora-extra.

O chefe da repartição questionou-me se havia alguém disponível para resgatar o animal e levá-lo para uma determinada clínica veterinária da cidade. Detalhe: ele não ofereceu nenhuma garantia de que o médico fosse prestar o serviço. A impressão que ficou foi a de que teríamos que contar com a sorte.

Em resposta, eu disse que, naquele momento, estava sozinho no local e que não poderia fazer nada, a começar pela impossibilidade de subir na árvore. E mesmo que eu subisse, onde eu iria colocar o animal? E se o gato estivesse fraturado? Penso que qualquer manejo inadequado poderia agravar ainda mais a saúde do felino.

Na sequência, telefonei para o diretor do Departamento Administrativo, Paulo Sara. O responsável tomou conhecimento do caso e, de imediato, assumiu o compromisso de falar com o chefe do CCZ a fim de definir a logística em torno do resgate e encaminhamento do animal.

Minutos depois, Sara enviou mensagem no meu whatsApp, informando que acabara de ligar no Corpo de Bombeiros, e que a “ideia” era a de levar o animal para a mesma clínica citada por Vieira.
O diretor chegou a perguntar seu eu poderia transportar o gato até a clínica. Por conta da correria da situação, nem cheguei a respondê-lo. Dois minutos depois, Sara escreveu: “Se você estiver sem veículo, creio que os bombeiros levam o animal na clínica”.

Ao se valer da palavra “creio”, Sara caiu na mesma imprecisão do chefe do CCZ, na medida em que apresentou uma informação sem garantia nenhuma, proferida na esteira do mero achismo.

Nesse ínterim, eu publiquei o caso nas redes sociais na esperança de que alguém me ajudasse. A resposta ficou aquém do esperado. As manifestações ficaram circunscritas a críticas endereçadas à prefeitura. Uma delas, assinada pelo meu amigo Vitor Machado, merece ser reproduzida aqui: “Precisa criar uma norma que proíba os animais de se ferirem após o horário de expediente pra não prejudicar a máquina pública”.

Meu próximo passo foi ligar para o Corpo de Bombeiros. Os militares, vale dizer, já tinham sido acionados por Paulo Sara. A corporação, porém, não recebeu qualquer informação quanto à clínica veterinária para a qual o gato seria encaminhado. E mais: os bombeiros sequer sabiam quem iria assumir o transporte.
Em conversa com o atendente do 193, dispus-me a ir até o local para indicar a localização exata do animal. Até então, eu estava em casa, recarregando o meu celular.

Ao voltar na Goulart, deparei-me com uma completa escuridão. Não dava pra ver nada. A situação só foi resolvida com a chegada dos bombeiros, os quais se valeram de farta iluminação para clarear o ambiente. Apesar dos esforços da corporação, porém, o animal já tinha evadido do local.

O relógio acaba de bater 21h30. Eu estou aqui, no conforto do meu lar. E o gato? Como se não bastasse o fato de estar solto, correndo inúmeros perigos, o animal carrega uma ferida que, se for não curada a tempo, pode gerar miíase, a popular bicheira.

O insucesso do resgate de hoje significa que o caso está encerrado? Amanhã, por ventura, a prefeitura irá se mobilizar para encontrar esse gato? A julgar pelas experiências anteriores, creio que não, infelizmente.

Vejamos a situação da prefeitura. A administração alega que não tem condições de recolher cães e gatos em situação de abandono por falta de espaço. Eu concordo com isso. Agora, não oferecer atendimento imediato a um animal ferido?

A prefeitura não deveria dispor de um canal eficiente e ininterrupto entre a população e o CCZ, de forma a evitar que casos como esse precisassem passar pela APRAPI?

O fato de a entidade continuar sendo procurada para resolver casos envolvendo animais mostra, entre outras coisas, que o CCZ não se esforça para deixar claro que animais em situação de rua são de sua inteira responsabilidade.

Você, amigo leitor, sabia que o órgão é obrigado a recolher todo e qualquer animal encontrado solto nas vias públicas de Piraju? Isso está previsto na lei municipal nº 3.057/2007. Eu sei que isso, no momento, é utópico. Contudo, o recolhimento deve ocorrer nos casos em que o cachorro ou gato demandar atendimento médico. É o mínimo!

Se a prefeitura não atua no sentido de estancar o abandono de animais, é imprescindível que, pelo menos, as vidas que estão perambulando a esmo pela cidade sejam assistidas pelo CCZ, sobretudo em situações como a que ocorreu na data hoje.

Não quero acreditar que a prefeitura negligencie o assunto por saber que, mais cedo ou mais tarde, sempre alguma pessoa compassiva vai aparecer para assumir o caso sem que isso gere despesas aos cofres públicos. 

O que mais me revolta é que, a qualquer momento, outras vítimas podem vir à tona sem que haja, na sequência, a resposta imediata e eficiente da prefeitura. O cenário para que isso aconteça está posto: animais soltos já fazem parte da paisagem urbana de Piraju. E isso, vale dizer, não escandaliza a maioria dos cidadãos. Logo, tal realidade não sensibiliza a classe política, uma vez que nossos representantes só são cobrados por ações que envolvam apenas os seres humanos.

Espero que você, amigo leitor, tenha se comovido com minhas palavras. Espero que, na medida do possível, sua (possível) indignação seja somada à minha, de forma a mudarmos as prioridades que impedem que os animais sejam tratados com a mesma atenção conferida às pessoas.

Prefeitura quer aumentar coleta de óleo vegetal

Administração estuda campanha junto com a Sabesp para levar proposta adiante

O vereador Leonardo Tonon (PSB) recebeu ontem, 27, resposta do diretor do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, João Antonio Galvão Junior, sobre a coleta de óleo vegetal no município. As informações foram lidas na sessão ordinária da Câmara Municipal.

Imagem ilustrativa

Segundo o responsável pela pasta, o recolhimento do produto ocorre simultaneamente à coleta dos materiais recicláveis. No comércio, informa Galvão, o serviço é feito pela Associação dos Catadores de Lixo Urbano (ACLU) e Associação Planeta Vivo. Uma vez recolhido, o óleo passa por triagem antes de ser comercializado.

Ainda de acordo com o diretor, a prefeitura pretende promover uma “campanha especial” para aumentar a arrecadação de óleo, uma vez que, até o momento, é “pouca a adesão dos munícipes”.

Para isso, a administração espera fechar parceria com a Sabesp (Companhia de Água e Esgoto do Estado de São Paulo). 

terça-feira, 27 de março de 2018

Apesar do bronze, Pepe sai da Rio Open com o melhor tempo

Ocorrida no Rio, competição reuniu mais de 80 atletas nacionais e estrangeiros

O atleta pirajuense Pedro Henrique Gonçalves, o Pepe, faturou bronze no Rio Open de Slalom, ocorrido no último domingo, 25, em Deodoro, no Rio de Janeiro. O evento foi uma prévia do Campeonato Mundial de Canoagem Slalom, agendado para ocorrer em setembro.

FOTO: Fabio Canhete 

Pepe competiu no K1 masculino. Ele fez o melhor tempo da prova: 78s90. Por ter sofrido uma penalidade no final do percurso, o atleta saiu com 80s90, ficando em segundo lugar na categoria.

“Para a gente é a primeira prova. Os europeus já vêm competindo. Então foi bom para comparar com eles. Foi uma descida fantástica, uma das minhas melhores até hoje. Infelizmente teve esse toquinho na baliza, e aí acrescentou dois segundos ao meu tempo final. Mesmo assim saí com o bronze. Saio muito feliz, com o melhor tempo da prova”, disse Pepe à imprensa.

O Rio Open de Slalom contou com a participação de 81 atletas, sendo 59 brasileiros e 22 estrangeiros.

segunda-feira, 26 de março de 2018

Polícia apreende cigarros contrabandeados no Conjunto Sergio Garcia

Caso veio à tona após investigadores receberem denúncia anônima

Na manhã de ontem, 26, a Polícia Civil apreendeu 139 pacotes de cigarros de diversas marcas numa residência localizada no Conjunto Sergio Garcia.

FOTO: Polícia Civil

Segundo a Polícia Civil, investigadores fizeram campana no local após denúncia anônima de que a casa estava servindo como ponto de venda de cigarros contrabandeados. Os produtos foram encontrados dentro de um guarda-roupa.

A responsável pela mercadoria responderá em liberdade por contrabando. Os cigarros serão apresentados à Polícia Federal.

Colisão deixa três feridos leves na Raposo Tavares

Todos os envolvidos no acidente estavam usando cinto de segurança

Dois automóveis se chocaram frontalmente próximo à Floresta Municipal das Corredeiras de Piraju, antigo Parque Municipal do Dourado, localizado no km 4 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270). O acidente ocorreu no início da tarde desta segunda-feira, 26.

FOTOS: WhatsApp

Segundo o Corpo de Bombeiros, um dos veículos enfrentou aquaplanagem, vindo a bater no segundo carro, que estava na direção oposta.

Ao todo, três pessoas, sendo dois homens e uma mulher, se envolveram no acidente. De acordo com os bombeiros, as vítimas, que estavam usando cinto de segurança no momento da colisão, apresentaram ferimentos leves. Os envolvidos foram levados para o pronto-socorro.

A Polícia Rodoviária precisou interditar o trecho por alguns minutos. 

Candidatos têm até hoje para participar do concurso da Sabesp

Inscrições devem ser feitas apenas no site da Fundação Carlos Chagas

Terminam às 14h desta segunda-feira, 26, as inscrições do concurso público da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). Ao todo, 661 vagas de nível fundamental, médio e superior estão sendo oferecidas.


Imagem ilustrativa

Na Região de Avaré e Região do Alto Paranapanema, que contam com 21 e 48 municípios, respectivamente, 12 vagas estão sendo oferecidas. Os salários variam de R$ 1.854,54 a R$ 3.650,07.

As inscrições devem ser feitas por meio do site da Fundação Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br). As taxas variam de R$ 50,00 (nível fundamental), R$ 60,00 (médio) e R$ 70,00 (superior).

A prova está agendada para o dia 6 de meio. Segundo o edital, a avaliação contará com questões de múltipla escolha, sendo 40 perguntas para as funções de nível fundamental e 50 para as demais vagas.

NÍVEL FUNDAMENTAL

Agente de saneamento; motorista de operador de equipamentos automotivos; oficial de manutenção nas áreas de caldeiraria, civil, elétrica, mecânica e soldador.

NÍVEL MÉDIO/TÉCNICO

Atendente a clientes; técnico em gestão; controlador de sistemas de saneamento; técnico de segurança do trabalho; técnico em sistemas de saneamento nas áreas de agrimensura, automação, edificações, eletromecânica, eletrônica, eletrotécnica, mecânica, química, química/meio ambiente/saneamento, saneamento e telecomunicações.

NÍVEL SUPERIOR

Advogado; biólogo; engenheiro nas áreas ambiental, civil e elétrica, mecânica, sanitarista e segurança do trabalho; médico do trabalho; químico; tecnólogo nas áreas de construção civil e obras hidráulicas; e analista de gestão nas áreas de administração, contabilidade, economia; psicologia publicidade e propaganda relações públicas e sistemas. 

domingo, 25 de março de 2018

TOR apreende anabolizantes em rodovia de Piraju

Ocorrência foi apresentada à Polícia Federal de Marília

Em patrulhamento pela Rodovia Raposo Tavares (SP-270), em Piraju, o TOR (Tático Ostensivo Rodoviário) abordou um automóvel com placas de São José dos Campos. O caso ocorreu por volta das 15h deste domingo, 25.

FOTO: Tático Ostensivo Rodoviário
Segundo a polícia, 66 ampolas de anabolizantes foram encontradas no veículo, além de mais de 13 mil comprimidos de remédio, 550 maços de cigarros, utensílios domésticos e diversos produtos eletrônicos oriundos do Paraguai.

Os ocupantes do carro, sendo um homem de 47 e outro de 43 anos, e a mercadoria foram apresentados à Polícia Federal de Marília. A dupla responderá em liberdade por contrabando, descaminho e crime contra a saúde pública.

FOTO: Tático Ostensivo Rodoviário

Proprietários de animais podem solicitar castração gratuita

Cirurgias serão realizadas durante o mês de abril; vagas limitadas para fêmeas

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realiza nesta segunda-feira, 26, agendamento de castração de cães e gatos para o mês de abril. Os animais devem ter no mínimo cinco meses de idade.

FOTO: Diego dos Reis/Arquivo Expresso Piraju

Segundo o CCZ, a esterilização de fêmeas foi limitada a pedido da população. Agora, cada proprietário poderá solicitar a cirurgia para até três cadelas e quatro gatas. A castração de machos não sofreu alteração.

As vagas destinam-se a proprietários com perfil socioeconômico baixo. O interessado devem apresentar RG, CPF, comprovante de residência e cartão do Programa Bolsa Família ou laudo de avaliação social emitido pelo Departamento de Saúde. Não é preciso levar o animal no dia do agendamento.

O agendamento ocorrerá na sede do CCZ, das 7h30 às 17h. O órgão está localizado na Av. Luiz Martignoni, 810, próximo ao Cemitério Municipal Pe. Roberto Beduschi. Contatos: (14) 99868-6160.

sábado, 24 de março de 2018

Moradores cobram intervenção em trecho do Boa Vista

Casas ficaram alagadas após ribeirão transbordar; prefeitura aguarda máquina do DAEE

As fortes chuvas que atingiram o município de Piraju no dia 9 desse mês geraram transtornos aos moradores da Rua Lourenço Benetti, Vila Nova América.

sexta-feira, 23 de março de 2018

Rapidinhas do Expresso

O Partido Solidariedade irá se reunir hoje à tarde para discutir, entre outros assuntos, a postagem do presidente do PSB e filho do prefeito de Piraju, Renato Costa. De acordo com a publicação, o vice-prefeito Fabiano Amorim (Solidariedade) participou de uma reunião cujo tema versou a cassação do prefeito José Maria Costa (PPS). 

Segundo Renato, o encontro também tratou da instalação de uma usina hidrelétrica no município. O presidente do PSD escreveu que a reunião foi feita “às escuras” e na “residência de um fulano que suspeito seja de índole duvidosa”. 

Renato termina a postagem dizendo “Abram os olhos! Estão querendo destruir a cidade”. Na sequência, o filho do prefeito publicou o seguinte comentário: “Estou esperando a confirmação dos nomes dos seis vereadores que participaram da mesma! Prestem bem atenção como votarão esses nomes para jamais serem eleitos a nenhum cargo representativo no município, pois os que votarem contra o prefeito são calhordas e canalhas que somente pensam em benefícios próprios e no próprio rabo”. 

O vice-prefeito foi procurado para comentar o assunto. Ele não atendeu as ligações do Expresso Piraju. Já o presidente do Solidaridade, Paulo Sara, só irá se manifestar após a reunião do partido. Até o momento, Renato Costa não divulgou o nome dos seis vereadores que estariam se mobilizando para cassar o prefeito e, ao mesmo tempo, permitir a instalação de uma usina no município.

Enfermeira explica utilização dos novos medidores de glicemia

Pacientes devem entregar aparelho antigo e assinar termo de responsabilidade

O Departamento Municipal de Saúde (DESAU) adquiriu 500 novos aparelhos para controle do diabetes. A entrega dos equipamentos está sendo feita nas unidades do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF).

quinta-feira, 22 de março de 2018

Adversário de lutador pirajuense morre em acidente de trânsito

Vítima estava conduzindo uma moto quando foi atingida por um automóvel

O lutador italiano Stefano Ferreira, 23, mais conhecido como Gringo Loko, morreu na manhã da última segunda-feira, 19, em Peruíbe, município da baixada santista.

Stefano Ferreira tinha dois confrontos no Brasil

No dia anterior, a vítima se envolveu num grave acidente de trânsito. De acordo com a Polícia Militar, o lutador estava conduzindo uma moto quando foi atingido por um automóvel.

Stefano estava no Brasil para participar de dois confrontos de muay thai. Um deles estava marcado para ocorrer em Ipaussu, onde o estrangeiro iria lutar contra o pirajuense Luciano Lopes, 45, o Boinha, no Fatality Combat.

Apesar do falecimento, o evento continua mantido. Agora, Boinha enfrentará o japonês Jorge Ioshihara, 19.

Inicialmente, o pirajuense não estava disposto a lutar, porém, depois de conversar com seus familiares, ele tomou a decisão de continuar no card do evento.

Na edição de ontem do Jornal Regional, transmitido pela rádio Eduvale FM, Boinha ainda não tinha decidido se iria participar do combate. O pirajuense, que coleciona 72 lutas, demonstrou muita tristeza com o falecimento de Stefano Ferreira.

No cartaz do evento conta com o atual adversário de Boinha

quarta-feira, 21 de março de 2018

ESF Eldorado será assumido por médica do Paraná

Profissional deve começar a trabalhar no dia 2 de abril

A diretora do Departamento Municipal de Saúde, Luciana Bragança, anunciou a contratação da médica Amanda Sayuri Nakamura para atuar no ESF Eldorado a partir do dia 2 de abril.


FOTO: Diego dos Reis/Arquivo Expresso Piraju

Residente em Maringá (PR), Amanda substituirá o médico Marcos Scker de Souza, que pediu exoneração do cargo por motivos pessoais. No momento, o profissional está cumprindo aviso prévio. O prazo vence no dia 29 desse mês.

A futura médica é formada pelo Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR). Ela concluiu o curso no ano passado e possui amplo conhecimento nas áreas de promoção de saúde e cardiologia.

ESF TETO

Outro pedido de demissão partiu da médica Giovana Marchetti, contratada para trabalhar no ESF Teto. Segundo a prefeitura, a substituição da profissional ainda não está definida. Ainda de acordo com a pasta, a organização social que faz a gestão do ESF está concluindo duas entrevistas.

Caso a contratação não se efetive até a saída de Giovana, médicos de outras unidades darão cobertura ao posto de saúde do Teto.

segunda-feira, 19 de março de 2018

Lavrador será julgado em abril por homicídio qualificado

Em 2014, ele desferiu mais de 10 golpes de facão num homem de 56 anos

A juíza de direito Danielle Camara Takahashi Consentino Grandinetti designou, para às 10h do dia 4 de abril, o julgamento do lavrador José de Jesus Saboia, 50. Ele é acusado de matar o também lavrador José Roberto Moreira, 56, mais conhecido como Golé.

Local onde o crime ocorreu fica na zona rural do município de Piraju
(FOTO: Instituto de Criminalística)

Clique no player e confira a notícia completa

domingo, 18 de março de 2018

Gestante critica transporte do Departamento de Saúde

Chefe do setor admite que funcionário falhou ao não ter sido preciso na informação

A dona de casa Marcia Aparecida Luiz Schio, moradora da Vila Cantizani, é diabética e enfrenta uma gravidez de risco. Nos últimos dias, ela e o marido Ricardo já viajaram três vezes para o Hospital das Clínicas de Botucatu. A gestante alega que enfrentou problemas em todas as viagens.

sábado, 17 de março de 2018

Morador do Conjunto Sergio Garcia desenvolve aplicativo

Lançamento da ferramenta está previsto para o final desse mês

Em breve, os moradores e turistas que visitam Piraju contarão com o aplicativo Guia Fácil. A ferramenta está sendo desenvolvida por David Pereira Gomes, 23, residente no Conjunto Sergio Garcia.

David desenvolveu sozinho o aplicativo Guia Fácil
(FOTO: Diego dos Reis/Expresso Piraju)

Formado em análise de segurança em informação, com especialização em desenvolvimento mobile pela Microsoft, David deu início à plataforma há três meses.

Segundo ele, o aplicativo tem como objetivo facilitar o contato das pessoas com as empresas do município, como restaurantes, farmácias e cinema. Além disso, a ferramenta contará com notícias da estância.

Outro recurso do aplicativo consiste na oferta de desconto aos usuários nas empresas que anunciam no Guia Fácil.

Programada para ser lançada no final desse mês, a ferramenta poderá ser baixada sem custo algum. De acordo com David, ela estará disponível para Android e IOS.

As empresas interessadas em fazer parte do projeto podem entrar em contato no (14) 99737-4286.


Ferramenta oferece informações de diversos segmentos comerciais
(FOTO: Diego dos Reis/Expresso Piraju)

quarta-feira, 14 de março de 2018

Rapidinhas do Expresso

EVENTO – Começa hoje, 14, o Brechó das Pulgas no escritório da Associação de Voluntários no Combate ao Câncer de Piraju. O bazar, que se estenderá até sexta-feira, sempre a partir das 18h, contará com roupas, móveis e vários objetos a preços acessíveis. De acordo com a presidente da entidade, Maria Cristina Paladino, o brechó se difere do bazar tradicional da associação pelo fato de os produtos terem uma qualidade superior. As vendas serão realizadas na Rua 13 de Maio, 1010, Centro. Contatos: (14) 3351-4949.

OFICINA – O posto do Sebrae está com inscrições abertas para a oficina “Atendimento ao cliente”. Para participar, o interessado deve desembolsar R$ 80,00. A oficina será realizada das 19h às 23h do dia 5 de abril, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Piraju (ACIP). Na oportunidade, os participantes serão orientados sobre como fidelizar o cliente e fortalecer a marca da empresa no mercado. Mais informações na Rua 13 de Maio, 500, Centro.

ADOÇÃO – Um gato adulto (foto) está disponível para adoção responsável. Por ter problemas de saúde, o animal exige cuidados especiais. Contatos: (14) 99846-2420.

FOTO: Associação Protetora dos Animais de Piraju

ADOÇÃO – Um cachorro de porte médio (foto) está disponível para adoção responsável. O animal, que está em situação de rua no Centro, é muito dócil. Mais informações podem ser obtidas no (14) 99846-2420. 

FOTO: Juliet Piacenza

Moradora cobra infraestrutura em praça pública

Prefeitura informa que não tem condições financeiras de intervir no local

Uma praça que só existe no papel. Essa é a situação da Praça Felipe Sanches, localizada no Bairro Eldorado, em Piraju.

terça-feira, 13 de março de 2018

Corpo de idosa é encontrado em piscina na zona rural

Familiares relataram que a mulher estava enfrentando problemas psicológicos

O corpo de uma mulher de 64 anos foi encontrado na manhã desta terça-feira, 14, na piscina de uma chácara localizada a cerca de dois quilômetros do Conjunto José Maria Arbex.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e, ao chegar na propriedade, constatou que a idosa estava sem vida. Nesse momento, a Polícia Militar está na chácara aguardando a chegada da perícia de Avaré.

O caso está sendo tratado como suicídio, uma vez que, segundo familiares, a idosa estava enfrentando problemas psicológicos. Além disso, os chinelos dela foram encontrados do lado de fora da piscina.

segunda-feira, 12 de março de 2018

Rapidinha do Expresso

VIAGEM – O prefeito José Maria Costa (PPS) cumpre hoje, 12, agenda em Brasília (DF). Diferentemente das viagens anteriores, o chefe do Executivo embarcou sozinho no voo com destino à capital federal. Segundo a administração, José Maria ficará em Brasília até quarta-feira. Até lá, ele pretende agilizar a liberação de emendas parlamentares ao município. Na quinta-feira, o prefeito assinará convênios no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. José Maria retorna para Piraju na sexta-feira.

Bombeiros atualizam conhecimento sobre produtos químicos

Informações foram oferecidas pela base de Bauru, que também cedeu equipamentos aos militares

O Corpo de Bombeiros de Bauru está desenvolvendo um projeto piloto em todos os municípios pertencentes à sua circunscrição. Na semana passada, o trabalho ocorreu na base dos bombeiros de Piraju.

domingo, 11 de março de 2018

Investigações apontam que Elton não foi vítima de homicídio

Laudo do IML é uma das provas que sustenta tese de acidente

Mais de 30 dias já se passaram desde que o corpo do estudante de radiologia Elton Moreira Amaral da Silva, de 22 anos, foi encontrado pelos bombeiros no Rio Paranapanema, em Piraju. Conforme divulgado à época pelo Expresso Piraju, o corpo estava sem as duas orelhas. O caso repercutiu na cidade. Familiares do jovem disseram à imprensa que Elton foi vítima de homicídio. 

sábado, 10 de março de 2018

Padre cria polêmica ao publicar nota de ‘repúdio’

Manifestação do sacerdote critica realização de evento durante a Semana Santa

Na última quinta-feira, 8, o padre Rivanildo Pereira, responsável pela Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, Vila Cantizani, publicou uma nota de repúdio ao 1º Festival de Esportes Radicais e Moto Rock Festival, evento que será realizado entre os dias 30 desse mês e 1º de abril pelo Departamento Municipal de Turismo.

Rapaz confessa violência sexual contra menor de 17 anos

Crime ocorreu na residência da vítima, localizada no Jardim das Figueiras

A Polícia Militar prendeu ontem, 9, um rapaz de 19 anos. Ele é acusado de estuprar uma adolescente de 17 anos. De acordo com a Polícia Civil, o crime ocorreu no Jardim das Figueiras.

Rapaz aguarda decisão judicial na Penitenciária de Iaras (FOTO: Polícia Militar)

Segundo a Polícia Militar, a vítima foi rendida pelo rapaz assim que chegou do trabalho. O indivíduo, que até então estava sentado do lado de fora da residência da menor, obrigou a adolescente a entrar na casa. Mediante ameaça, o acusado obrigou a menor a manter relações sexuais com ele.

Após praticar o crime, o rapaz fugiu. Ele foi preso em sua residência, localizada no pátio da antiga Estação Sorocabana, Vila Tibiriçá. O acusado, que já tem passagens pela polícia, foi encaminhado para a Penitenciária de Iaras. De acordo com a PM, ele confessou o estupro.

A adolescente passou por exame de corpo de delito no pronto-socorro de Piraju, que comprovou a violência sexual.

quarta-feira, 7 de março de 2018

Prefeitura quer criar primeiro parque urbanizado do município

Administração espera que governo paulista possa financiar a ideia

A prefeitura de Piraju pretende implantar um parque na área verde que corta os Bairros Doreto, Ana Cecília, Ana Cristina e Europa. A proposta está sendo elaborada pelo Departamento de Engenharia.


terça-feira, 6 de março de 2018

Sindicâncias apuram conduta de conselheiros tutelares

Num dos casos, denúncia aponta ‘utilização do cargo para obtenção de vantagens pessoais’

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) decidiu afastar os conselheiros tutelares Wendel Suelio Couto e Cláudia Regina Borella Miranda. Segundo o órgão, duas sindicâncias foram instauradas para apurar a conduta dos dois.

Cláudia e Wendel ficarão afastados até o término das sindicâncias
(FOTOS: Diego dos Reis/Arquivo Expresso Piraju e CMDCA)

No caso de Wendel, três denúncias chegaram ao conhecimento do CMDCA. A primeira diz respeito a uma foto publicada no Instagram do conselheiro. As demais denúncias partiram de uma cidadã e da Secretaria de Direitos Humanos. O conteúdo das queixas não é mencionado na portaria que dispõe sobre a abertura da sindicância.

A situação de Cláudia, por sua vez, aparece com mais detalhes na portaria do CMDCA.  Duas denúncias pesam contra ela. A primeira foi apresentada por uma cidadã, que acusa a conselheira de “conduta irregular no exercício do cargo”. Já a segunda, assinada pelos colegas de trabalho da denunciada, afirma que Cláudia “está prejudicando o andamento dos casos em atendimentos e o relacionamento profissional do colegiado”.

Na portaria, o CMDCA menciona ainda que a conselheira, que também trabalha como advogada, “teria faltado com a ética profissional, bem como praticado captação de clientes, o que caracteriza, em tese, a utilização do cargo para obtenção de vantagens pessoais”.

O CMDCA tem 30 dias para apurar o caso. Os denunciados foram afastados de suas funções até o desfecho das investigações. Para não deixar o conselho desfalcado, o órgão convocou os suplentes Ivan Carlos Costa Moreira e Neila Cristina Schmidt Garofalo Wolf.

A conselheira Cláudia foi procurada para comentar o caso. Ela preferiu não se manifestar no momento. Wendel não respondeu as mensagens da página.

domingo, 4 de março de 2018

Rapidinhas do Expresso

TRÁFICO – Em patrulhamento pelo Jardim Jurumirim, a Polícia Militar observou um menor de 17 anos, residente no bairro, entregando um objeto a um homem de 30 anos, morador do Bairro Doreto. O caso aconteceu na tarde de ontem, 3. Ao ver a viatura, o maior empreendeu fuga, sendo abordado logo em seguida. Com ele, a PM encontrou R$ 70,00. A polícia também localizou três pedras de crack que ele dispensou durante a fuga. Segundo o homem, as pedras foram fornecidas pelo adolescente. O menor foi localizado em sua residência. Na casa, os policiais encontraram maconha e sementes da mesma droga. De acordo com a polícia, o adolescente e o irmão, que tem 25 anos, ofereceram resistência durante a abordagem, motivo pelo qual os militares precisaram usar força física para imobilizá-los. Os três foram apresentados no plantão policial, onde o delegado elaborou boletim de ocorrência de porte de entorpecente para o homem de 30 anos. O irmão do menor responderá por desacato, resistência e desobediência. Já o adolescente foi enquadrado por tráfico de drogas. Todos foram liberados.


FOTO: Polícia Militar do Estado de São Paulo

EVENTO – Cerca de 200 pessoas compareceram hoje, 4, na ação entre amigos realizada em prol da canoagem slalom de Piraju. O evento ocorreu no Centro de Lazer Dr. Luiz Ferreira de Oliveira, Vila Cantizani. O público concorreu a R$ 1,5 mil em dinheiro. De acordo com os organizadores, a renda da ação será usada para custear as despesas da modalidade, que hoje conta com 45 atletas. A iniciativa é uma forma de complementar a ajuda da prefeitura, que, por si só, não é suficiente para garantir, por exemplo, a participação da equipe em provas fora do município. Confira o vídeo.

Prefeito recupera benefício extinto há 21 anos

Direito voltará a fazer parte das garantias trabalhistas do funcionalismo municipal

Sensível ao apelo do funcionalismo público, o prefeito José Maria Costa (PPS) resgatou a sexta parte aos servidores municipais. O benefício tinha sido extinto em 1997, na gestão do ex-prefeito Maurício de Oliveira Pinterich (PSDB).

Prefeito José Maria Costa (FOTO: Diego dos Reis/Arquivo Expresso Piraju)

Em entrevista concedida à rádio Eduvale FM, o diretor do Departamento Administrativo, Paulo Sara, explica que a medida está inclusa no projeto de lei que dispõe sobre a consolidação do Estatuto dos Funcionários Públicos.

Segundo ele, a matéria já foi encaminhada à Câmara Municipal. O projeto deve ser lido na próxima sessão ordinária, marcada para ocorrer no dia 6.

Confira a entrevista