terça-feira, 9 de abril de 2019

Denúncia: auditório da ACIP é usado para aulas com animais


Fotos e vídeos mostram cachorros em cima da mesa pertencente ao mobiliário da entidade

Diego dos Reis

Uma cidadã procurou a página para denunciar o curso de auxiliar veterinário que está sendo realizado pela empresa Evolução e Treinamentos nas dependências da ACIP (Associação Comercial e Industrial de Piraju).

No detalhe, cachorro de uma das alunas do curso aparece desacordo em cima da mesa

Segundo ela, as aulas práticas do curso ocorreram no auditório da associação sem nenhum tipo de adequação do espaço para atender os animais. A denunciante enviou fotos e vídeos à reportagem que mostram pelo menos três cachorros no local.

De acordo com a cidadã, no dia 26 de janeiro, um dos cachorros foi sedado em cima de uma mesa de madeira pertencente ao auditório da ACIP. O móvel sequer foi coberto pela profissional que estava ministrando o curso.

A denunciante alega que o cachorro passou por procedimento para retirada de tártaro. Ainda segundo ela, o animal foi levado por uma das alunas a pedido da responsável pelo curso.

Denunciante registrou outros animais que foram levados para o auditório da ACIP

A cidadã resolveu fazer a denúncia por entender que o local não oferece as mínimas condições para a realização de aulas práticas, e que os animais correram riscos ficando expostos a uma situação que depõe contra as boas práticas veterinárias.

Procurada para comentar o assunto, a Evolução e Treinamentos, sediada em Sorocaba, informou que “foram tomadas medidas administrativas para que não ocorram mais aulas práticas com animais em sala de aula”.

A empresa também relatou que “não houve sofrimento e maus tratos no animal”, e que “não tem conhecimento dos métodos e técnicas veterinárias utilizadas, mas fornece material didático com todo conteúdo programático, e que para isso conta médicos veterinários devidamente habilitados no Conselho de Medicina Veterinária”.

O presidente da ACIP, Thiago Interlichia, informou que a associação alugou o auditório para a empresa realizar apenas aulas teóricas no local. Ele disse que irá cobrar explicações da empresa antes de tomar qualquer providência.

Mesa da ACIP usada pelo curso de auxiliar veterinário

Nenhum comentário: