terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Assessoria diz que certidão falsa embasou notícia

Documento corresponde a um processo do ex-presidente Michel Temer

A pedido do Expresso Piraju, a assessoria de imprensa da prefeitura emitiu nota sobre a suposta inelegibilidade do prefeito José Maria Costa (DEM). A notícia foi publicada pelo jornal Debate, de Santa Cruz do Rio Pardo.

Recurso que teria servido de base para a notícia do Debate é anterior às eleições de 2016
IMAGEM: Reprodução

De acordo com a nota, “é verdade que o prefeito recebeu uma multa, mas que pode ser paga parceladamente e isso não o impede de se candidatar para reeleição. Qualquer outro problema que haja quanto ao fato que gerou a multa é perfeitamente sanável juridicamente”.

Quanto à afirmação de que Costa está inelegível, a assessoria informa que “a matéria tem como base uma certidão falsa onde consta o recurso eleitoral nº 1901-88.2011.6.26.0000, que foi expedido pelo TSE no processo do ex-presidente Michel temer, e não tem nada a ver com o prefeito José Maria Costa”.

“Portanto, a matéria não retrata com fidelidade a verdade sobre o caso e trata-se de uma forma de confundir o eleitorado para tumultuar as eleições deste ano. Tudo isso é fruto do desespero da oposição ao prefeito José Maria Costa que quer, a todo custo, vê-lo fora do páreo”, diz.

Por fim, a assessoria afirma que, mesmo antes de assumir a prefeitura, Costa foi vítima de ataques e manobras para impedi-lo de ser empossado. As ações, de acordo com a nota, foram qualificadas pela Justiça Eleitoral como “atos de má-fé”.

NOTÍCIA


O jornal Debate publicou, na sua última edição, que o prefeito de Piraju, José Maria Costa (DEM), está inelegível. De acordo com o semanário, o chefe do Executivo foi condenado por abuso de poder econômico nas eleições de 2016.

Segundo o jornal, Costa efetuou doação a si mesmo – na condição de pessoa física – acima do limite estipulado pela legislação eleitoral. A matéria afirma que, embora a decisão seja passível de recurso, “o caso é considerado praticamente encerrado”.

Ainda de acordo com o Debate, o prefeito foi condenado pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) e, na sequência, apresentou recurso ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O jornal informa que a defesa de Costa não conseguiu reverter a decisão.

Jornal afirma que José Maria Costa está impedido de participar do processo eleitoral
IMAGEM: Debate/Reprodução

“A Justiça Eleitoral já expediu certidões sobre a inelegibilidade de José Maria Costa. Sem o prefeito na sucessão, o quadro eleitoral terá mudanças significativas”, finaliza a matéria.

Nas redes sociais, o prefeito classificou a notícia como “facke news” (sic). O chefe do Executivo afirma que “forjaram um processo eleitoral de 2011 que não é de Piraju e não tem nada a ver com Piraju, nem comigo e colocaram meu nome”.

“Toda notícia vem do mesmo lugar de sempre que não tem credibilidade nem com uma criança de escola. Já disse e repito: vão pedir votos, pois desse jeito estão se afundando cada dia mais no descrédito do povo, utilizando suas próprias armas”, diz. 

Um comentário:

Sérgio Fleury Moraes disse...

Não é verdade que o DEBATE se baseou no despacho acima para veicular a matéria sobre a condenação do prefeito José Maria Costa. Como já dito, existem os recursos Especial e Extraordinário foram negados pelos ministros do TSE. O jornal publicou trechos da sentença dos ministros Rosa Weber e Luís Roberto Barroso sobre o mérito da questão. A reportagem desconhece o despacho acima publicado por este blog.