sexta-feira, 6 de março de 2020

Por mais um ano consecutivo, Piraju não conquista certificação

Atualizado às 10h24/ 7 de março

Reconhecimento é dado aos municípios que apresentam nota superior a 80

Piraju continua longe de obter a certificação do Programa Município Verde Azul, desenvolvido pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

No âmbito dos resíduos sólidos, o município de Piraju continua desprovido de
aterro sanitário; a área que recebia o lixo orgânico do município está saturada;
atual administração terceirizou o encaminhamento dos resíduos
para um aterro particular em Piratininga
FOTO: Diego dos Reis/Arquivo Expresso Piraju

Segundo o governo, o município ficou na 290ª posição, com nota 24.89. Os dados correspondem ao ano de 2019. Em relação ao ano anterior, Piraju subiu duas posições e obteve nota 17.71.

De acordo com as regras do programa, a certificação é dada aos municípios que conquistam nota superior a 80. Nessa última edição, pouco mais de 90 cidades paulistas receberam o selo.

A entrega da certificação ocorreu ontem, 5, no auditório Ulysses Guimarães, no Palácio dos Bandeirantes. São José do Rio Preto ficou na primeira posição, com 97 pontos. 

Da região sudoeste, apenas Santa Cruz do Rio Pardo e Coronel Macedo obtiveram nota acima do limite para certificação (clique aqui e confira a lista completa).

Procurada para comentar o assunto, a assessoria de imprensa da prefeitura de Piraju não retornou o contato da página até o fechamento da matéria.

Criado em 2007, o programa avalia os municípios a partir de 10 diretivas: esgoto, Conselho de Meio Ambiente, qualidade do ar, uso do solo, município sustentável, resíduos sólidos, biodiversidade, gestão das águas, educação ambiental e arborização urbana.

Com o selo, o município é beneficiado com apoio do governo paulista para ações na área do meio ambiente.

Nenhum comentário: