quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Eventos marcam o Dia 7 de Setembro em Piraju

Em todos os casos não foi necessária a intervenção da Polícia Militar

DIEGO DOS REIS

A celebração dos 199 anos da Independência do Brasil não passou em branco em Piraju. Ao todo, três eventos foram realizados na cidade.

Desfile da Fanfarra Hélio Magdalena
FOTO: Diego dos Reis/EP

Às 8h30 de ontem, o Colégio Objetivo saiu às ruas sob o ritmo da Fanfarra Hélio Magdalena. A apresentação ocorreu na Praça Ataliba Leonel, em frente à Paróquia de São Sebastião.

A gerente da escola, Doroceli Magdalena, diz que a celebração teve como objetivo mostrar que o ideal de nação se faz com o protagonismo de cada habitante do país. “A defesa dos nossos direitos e a nossa união como brasileiros somos nós que fazemos. E é a partir desse sentimento que nós, num evento como esse, incutimos essa consciência e esse sentimento”, diz.

Das 10h ao meio-dia, o Movimento Povo na Rua realizou um protesto contra o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). O ato ocorreu na Praça dos Expedicionários, Conjunto Augusto Morini.

O evento estava programado para ocorrer no período da tarde, porém teve seu horário antecipado a pedido do Ministério Público.

Os integrantes do grupo teceram duras críticas contra o governo federal. A exemplo das manifestações anteriores, o movimento voltou a pedir o impeachment de Bolsonaro e o engajamento dos brasileiros para mudar o cenário político do país. “Povo, acorda! Sai do WhatsApp, sai do Facebook! Vem pra vida”, gritou um dos membros.

Segundo os organizadores, o protesto contou a presença de aproximadamente 70 pessoas.

Manifestação do Movimento Povo na Rua na Praça dos Expedicionários
FOTO: Diego dos Reis/EP

No período da tarde, o diretório municipal do Patriota promoveu um ato a favor do presidente Bolsonaro, bem como ao voto impresso auditável. O evento ocorreu no centro da Praça Ataliba Leonel.

De acordo com o partido, 200 pessoas aderiram à manifestação, que também foi pautada por discursos favoráveis à liberdade de expressão. “Sabemos que o comunismo tem impedido o nosso direito de expressão, o nosso direito de expressar nossa liberdade de crença. Infelizmente, esse mal está atingindo todo mundo”, afirma um dos participantes.

Em ambas as manifestações, os grupos arrecadaram alimentos para atender famílias carentes do município. A Polícia Militar acompanhou as manifestações e não registrou nenhuma situação que comprometesse o caráter pacífico dos eventos.

Ato favorável ao governo Bolsonaro na Praça Ataliba Leonel
FOTO: Diego dos Reis/EP

Nenhum comentário: