DIEGO DOS REIS
MEDIDAS – A partir deste sábado, 16, os estabelecimentos comerciais de Piraju que funcionam no período noturno poderão atender seus clientes sem restrição de horário. Até então, bares, lanchonetes e similares tinham que encerrar o expediente às 2h. De acordo com a prefeitura, a flexibilização se deve ao controle da pandemia da Covid-19. Contudo, as empresas devem manter os protocolos sanitários, como uso de máscara e distanciamento mínimo de um metro entre as pessoas, além de garantir que o espaço esteja sempre higienizado e arejado. A administração orienta ainda que os estabelecimentos adotem, se possível, um espaço distinto de entrada e saída dos clientes.
VOTAÇÃO – A Câmara de Piraju decidiu adiar a votação do projeto de lei que dispõe sobre abertura de crédito de até R$ 200 mil para aquisição de imóveis visando a ampliação do acesso à ponte Eng. Nelson de Godoy. Na semana passada, a Comissão de Finanças e Orçamento, formada pelos vereadores Erico José Tavares (SD), Paulo Rogerio Cardoso (DEM), Fernanda Carrara (PTB), Genival Borges (PP) e Léia Jacob (DEM), emitiu parecer contrário ao projeto. Por unanimidade, a comissão justificou o parecer alegando que, no momento, a preocupação da Câmara é com a construção do centro de hemodiálise, e que a abertura do crédito é “desproporcional”. Os membros também entenderam que a prefeitura não apresentou o valor total da obra, muito menos capacidade de execução do serviço. Durante a discussão do parecer, o plenário da Casa deliberou pelo adiamento da tramitação da matéria, fato que desagradou sobremaneira Fernanda Carrara. A parlamentar foi a única que votou contra. Na tribuna, a vereadora disse que o projeto não tem relevância, já que há inúmeras situações que precisam ser resolvidas no município. Ao todo, nove problemas foram elencados por ela: instalação do centro de hemodiálise, melhorias no pronto-socorro, contratação de médicos, melhorias na pavimentação asfáltica, atendimento a animais abandonados, instalação de câmeras de segurança, manutenção das estradas rurais, limpeza do Ribeirão Boa Vista e conserto de equipamento odontológico do ESF São José. Fernanda também citou a necessidade de melhorias no terminal rodoviário.
CAMPANHA – Os postos de saúde de Piraju ficarão abertos até às 16h deste sábado, 16, para realização da Campanha Nacional de Multivacinação. O atendimento começou às 8h. As unidades estão atualizando a carteira de vacinação de crianças e adolescentes de 0 a 15 anos. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, a campanha está oferecendo 16 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças. Segundo o Departamento Municipal de Saúde, os postos estão aplicando a segunda dose da Coronavac (28 dias após a primeira dose), Pfizer (oito semanas após a primeira dose) e AstraZeneca (12 semanas após a primeira dose). As pessoas com mais de 12 anos que não receberam a primeira dose e os idosos e profissionais de saúde que não tomaram a terceira dose também podem procurar as unidades, desde que tenham sido imunizadas com a segunda dose há mais de seis meses. O público-alvo deve levar os documentos pessoais e a carteira de vacinação.
AUDIÊNCIA – No dia 18 desse mês, a Câmara Municipal de Piraju irá realizar audiência pública para apresentação do projeto de lei que trata do orçamento de 2022. De acordo com o presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Serviços Públicos, Érico José Tavares (SD), a reunião irá ocorrer às 19h30 no plenário da Casa de Leis.
CONTRATA – A Sociedade de Beneficência de Piraju está contratando médico para atuar no Programa Estratégia Saúde da Família (ESF). Segundo a entidade, o interessado precisa ter ensino superior completo e estar ativo com o registro no Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo. Ainda de acordo com a SBP, a contratação será feita e regime CLT. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais. Os candidatos devem entrar em contato no (14) 3351-1333 ou pelo e-mail gerenciaos@hospitaldepiraju.com.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário